FOTOS: Palestra sobre meningite em Elesbão Veloso atrai bom público; coordenadora da Sesapi dá dicas de prevenção. Confira!

Amélia Costa durante palestra no auditório da PMEV
Com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre a doença, a Secretaria Municipal de Saúde de Elesbão Veloso-SMS-EV realizou na manhã da última sexta-feira (24/5) uma palestra sobre meningite, no auditório Maria Livramento Sousa(Lili) sede da Prefeitura Municipal, localizada no bairro Vermelha. A iniciativa da SMS-EV foi tomada depois que o garoto Francisco de Assís Pereira de Carvalho, de 9 anos, morreu no último dia 9 de maio, vítima de meningite.

O encontro contou a participação de profissionais da saúde, professores, alunos, secretários e representantes de conselhos, que atentamente acompanharam as explanações. Na ocasião, a coordenadora estadual de epidemiologia, enfermeira Maria Amélia de Oliveira Costa, atendendo ao chamado da SMS falou sobre as principais causas da meningite.

"Ela(meningite) não é só um tipo, são vários, a doença pode ser adquirida por meio de uma bactéria, vírus e até através de um fungo; uma simples infecção de unha pode evoluir para meningite", destacou Amélia, ao tempo em que lembrou que não há vacina que combata todos os tipos da doença. Amélia Costa recordou que há formas de prevenção básica contra a doença, como garantir uma boa alimentação, manter os locais limpos e arejados. Na palestra, Drª Amélia fez uma ampla abordagem sobre forma, sintomas e diagnóstico da doença.

Nesse particular, ela fez questão de salientar quanto ao perigo da automedicação. "Isso faz um mal danado, a automedicação é prejudicial, o paciente não deve tomar a medicação sem antes fazer o exame", ressaltou Amélia Costa, que também fez referência ao número de casos de meningite notificados no Piauí neste ano.

Segundo ela, 111 casos da doença já foram confirmados em 2013 no estado, sendo que Elesbão Veloso está inserido nessa estatística. “Na realidade, Elesbão Veloso contribuiu com seis e a gente sabe que este levantamento a Secretaria de Saúde já reconhece como um alerta e é isso o que fizemos aqui em Elesbão Veloso, nessa palestra, não estamos escondendo essa realidade, precisamos conscientizar a comunidade porque se aparecerem casos temos que descobrir e tratar”, encerrou Amélia Costa.

Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu