Samu de Elesbão Veloso recebe chamadas de pacientes para tomar aerosol e fazer curativos. Coordenador explica quando serviço deve ser acionado. Veja

O coordenador municipal do Serviço de Atendimento Movél de Urgência-SAMU foi um dos entrevistados do programa Painel Popular deste domingo(27 de julho 2014) na oportunidade, Laerte Manoel Mesquita Leal esclareceu a respeito das dúvida mais frequentes da população quanto a utilização do serviço 192.

Base do Samu em Elesbão Veloso
Ele lembra que único e exclusivamente o Samu só pode ser acionado através do telefone 192, nesse caso, quem precisar do serviço vai ligar, será atendido por um(a) telefonista, que apanha os dados da ocorrência, repassa para o médico regulador da central e este em seguida, depois de ver a complexidade do caso repassa o recado via telefone para a base local.
Laerte Manoel: coordenador municipal do Samu
"É importante salientar que quem atende a ligação não somos nós aqui em Elesbão, ela (ligação) é atendida pelo Samu estadual em Teresina que monitora todas as bases do Samu no interior do estado. Nós apenas recebemos autorização, depois que a população repassa os dados da ocorrência médica para a Central em Teresina", lembrou Laerte.

 O coordenador ressalta sobre em que casos o Samu deve ser acionado. "Mediante uma urgência e emergência médica, uma urgência clínica que pode ser uma crise hipertensiva, uma diabetes descompensada, um início de AVC, que é o popular derrame, um início de quadro de infarto ou então problemas respiratórios graves, estes quadros clínicos citados, dentre outros; temos também os casos psiquiátricos, obstétricos, quando a mulher está prestes a ganhar bebê, casos de acidentes de trânsito, mediante vítimas, enfim casos de agravos ou que a saúde está em risco de vida.", frisou Laerte para ressaltar em seguida sobre vezes em que o Samu é chamada para atender casos que não são condizentes com o que preconiza as ações de atendimentos básico da unidade.
Laerte Manoel é coordenador do Samu local desde janeiro 2013
"Já teve casos em que fomos atender ocorrências que a pessoa tinha que fazer um simples aerosol no hospital e não tinha como se deslocar e ele acionou o Samu, é bom salientar e que a população entenda que o Samu é específico para casos de urgência e emergência; também ocorreu recentemente um caso de uma pessoa que queria fazer um curativo e acionou o Samu para poder ir até o hospital, além disso, a pessoa as vezes quer que retornemos com ele até a sua residência, isso não pode.", lembrou Laerte Manoel. O coordenador observa que Elesbão Veloso ainda é uma cidade relativamente calma, se comparado a grandes centros.

A média de chamadas, conforme o coordenador gira em torno de 60 a 70 ocorrências mensais. O Samu 192, não atende apenas a zona urbana, mas também a zona rural do município. Esses números sofrem alteração em determinadas épocas do ano, como período de férias, principalmente em finais de ano, quando aumenta a demanda da população, a partir da visita de filhos ausentes.
Laerte Manoel explica casos em que Samu pode ser acionado.
Ocupando o cargo  de coordenador municipal do Samu, a partir de janeiro do ano passado, Laerte Manoel avalia sua atuação."Eu costumo dizer que quem trabalha com urgência e emergência tem de gostar da área, até porque saúde você trabalha diretamente com a população, com paciente, você faz atendimento no meio da rua com curiosos ao redor, então não é fácil, mas quando você faz o que gosta, procura fazer bem feito, então eu avalio como positivo este tempo que nós estamos aqui a frente da coordenação do Samu local, temos uma boa parceria com a Secretaria de Saúde, então considero positivo, até aqui.", finalizou Laerte Manoel.
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu