SONO: Enfermeiro Getúlio Portela dá dicas para ter uma boa noite de sono e recomenda a quem tem insônia procurar um especialista.

No ciclo de entrevistas sobre comportamento associado a hábitos de acordar cedo, o Painel Popular também ouviu um profissional da área de saúde, tendo em vista dirimir dúvidas ligadas ao tema. Colaborador do Painel Popular, o enfermeiro Getúlio Portela, 37 anos(18/10/1976) falou a respeito de distúrbios que podem causar a insônia e até recomendou a procura de um especialista da área.
Utilizando uma linguagem bem acessível, Getúlio, que atua junto a Secretaria de Saúde em Elesbão Veloso, explica inicialmente sobre o hábito das pessoas acordarem cedo.

- Temos um ciclo biológico que vai se adaptando a situações em que você acostuma; ele e você se acostuma a seguir uma rotina diária, assim, aquelas pessoas que acordam cedo tem o que a gente chama de relógio biológico, quando chega naquele horário ele acaba acordando, mesmo que a atividade não esteja programada para aquele dia. Ele não precisa nem de despertador.

O enfermeiro comenta a respeito do comportamento do aposentado Manoel Rocha, morador do Bairro de Fátima. Aos 78 anos, o aposentado, um dos nossos entrevistados nessa série de reportagem sobre sono tem por hábito desde 2007 acordar às 2h da manhã para fazer caminhada até o bairro Várzea Alegre. Para Getúlio, a prática vai depender da rotina do idoso.

- Tem pessoas que dorme cedo. O ideal é que você tenha pelo menos, dependendo de cada organismo em média entre 7 e 8 horas de sono por dia, mas nem todo mundo dorme esse tanto, tem gente que dorme 6 horas por dia e se sente muito bem, não tem nenhuma interferência na saúde, mas o ideal é que seja as oito horas por dia.
Getúlio Portela dá dicas para boa noite de sono: 'bons hábitos alimentares é o principal'
O enfermeiro acrescenta que uma noite mal dormida provoca distrações, sobretudo para quem trabalha em atividades perigosas, podendo acarretar no cometimento de erros e falhas durante a execução de tarefas. Com vistas a atenuar a problemática, Getúlio Portela dá dicas de como praticar hábitos saudáveis que irão melhorar a qualidade de sono.
Getúlio Portela durante evento no CEEP Benedito Leal. Fevereiro/2014. Foto: José Neto
- O que a gente pode recomendar é uma boa alimentação, bons hábitos alimentares é o principal para tudo. Às vezes encontramos dificuldades para dormir porque comeu demais durante a noite e, isso não é correto, o recomendado seria fazer uma ceia,comer uma fruta, tomar um suco, algo mais leve para que você possa dormir melhor,- recomenda.

O enfermeiro observa que os distúrbios do sono acontecem cada vez mais no mundo e um dos principais fatores para esse mal é o estresse, haja vista que na vida moderna em que vivemos nos dias atuais ela lhe acarreta com múltiplas responsabilidades, e isso pode interferir de modo direto e decisivo no ciclo biológico. Para driblar a falta de sono, ele recomenda a pessoa relaxar mais durante a noite e tendo um distúrbio do sono que seja mais grave recomenda-se a procura de um profissional da área, podendo ser um psicólogo, psiquiatra ou um médico especialista em medicina do sono.

- Se um indivíduo tem insônia que está lhe incomodando, o ideal é procurar um profissional especialista na área- encerrou o enfermeiro Getúlio Portela.
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu