Enfermeira Amparo Castro fala sobre câncer de mama e afirma que doença afeta mulheres e homens.

A Secretaria de Saúde de Elesbão Veloso lembrou o "Outubro Rosa" e promoveu na última sexta, dia 24/10, caminhada e palestras para destacar sobre a importância de prevenir doenças como câncer de mama e de útero. Na oportunidade, a enfermeira Maria do Amparo Castro, coordenadora do Departamento Fiscal do Coren-PI ministrou interessante palestras sobre os temas no auditório da Prefeitura de Elesbão Veloso que estava lotado.

No caso particular do câncer de mama Amparo Castro ressaltou que ao contrário do muitos acham, o problema também não afeta apenas as mulheres. "Os homens também já devem começar a se prevenir e prestar a atenção ao corpo, a alguma coisa que sinta diferente, deve procurar o seu médico, afim de que seja feito um exame para que se houver algo seja diagnosticado precocemente.", ressaltou Amparo, ao tempo em que informou quando as medidas de prevenção podiam ser adotadas. "A partir dos 40 anos, tanto homem como mulher, sendo que já é preconizado que mesmo você sendo uma pessoa saudável a partir dos 50 precisa fazer a mamografia", lembrou Amparo.

Enfermeira Amparo Castro falou sobre câncer de mama.
Boa alimentação e hábitos saudáveis proporcionam boa qualidade de vida.

Durante a palestra, a enfermeira também propôs a introdução de hábitos saudáveis, como a caminhada diária para prevenir as doenças. "Quem leva um vida sedentária, sem uma caminhada, com o passar do tempo, ela vai acumulando tecido adiposo que vai interferir justamente na circulação, e quando não há uma boa circulação, a tendência é que haja o acúmulo de gordura.", disse.

No tocante a alimentação, Amparo Castro defendeu a redução de óleo e sal na comida, com vistas. "Muita gente entende que o sabor da comida está na quantidade de óleo, no entanto, aquilo ali, vai contribuir para que que você tenha uma doença futuramente, pode ser câncer de mama, hipertensão e diabetes", encerrou.
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu