PAPO COM IDOSOS- Seu Luis do Lídio, morador do bairro de Fátima em Elesbão Veloso conta causos de animais. Veja

Seu Luís do Lídio- 70 anos e muita experiência acumulada no campo: "adoro mato"
Aos 70 anos de idade(06/06/1944), o aposentado Luis Jacinto Ferreira, o popular "Luís do Lídio", morador da Rua Coronel Edmundo Soares, bairro de Fátima, aqui em Elesbão Veloso, tem muitas estórias e causos para contar aos netinhos.

Nascido na localidade Mimoso, zona rural de São Félix do Piauí, mas vivendo em Elesbão Veloso a partir do começo da década de 1970, seu Luís é um sujeito dedicado que já viveu um tanto de experiência no campo, muitas delas, vendo de perto animais como raposas, onças, guaxinins, dentre outros.

Recentemente, em conversa para o quadro Papo com Idosos/Painel Popular/Fm Eldorado, ele narrou um fato que teria ocorrido durante o mês de novembro passado em Lagoa do Mulato, localidade que fica no médio parnaíba piauiense, onde um homem teria sido devorado por uma onça.

_ Fiquei sabendo que ela(onça) só não comeu uma perna dele, o mais ela comeu tudo, eu vi o retrato., garante seu Luis.

Considerando ter a língua afiada para falar, o lavrador disse que comentou o fato com algumas pessoas e a esposa vendo aquilo lhe chamou a atenção.

_ Ela me perguntou se eu não já tinha abusado de falar aquilo e eu respondi dizendo que fiquei sentido vendo aquela cena, o sujeito todo devorado, disse.
Seu Luis do Lídio nasceu em Mimoso, zona rural de São Fléix, mas vive em E.Veloso a partir da década de 1970.

TRECHOS PRINCIPAIS DA CONVERSA

PAIXÃO PELO MATO
_ Não só vivi, como gosto muito do mato, graças a Deus. Já matei um bocado de veado, não vou mentir, aquilo que eu faço tenho que assumi, agora depois da mudança nas leis, sou obediente, não mato mais, além disso, os terrenos são todos cercados, portanto, não vou invadir.

ROÇAS
_ Adoro a roça. Só que este ano não fiz!. Nosso Senhor disse: não plante!, não faça roça porque você não vai colher. Ano passado fiz uma roça e ainda peguei 55 sacos de arroz, mas este ano de 2015 não vai ser bom, infelizmente.

CONTATO COM ANIMAIS
_ Já vi um bocado de bichos. Meu pai conta que já matou uma onça de cacete como mata bode, isso foi lá pela década de 50, faz muito tempo. Ela(onça) estava trepada numa aroeira e desceu para atacar ele. Era dessas onças comedeira de bode.
Seu Luís do Lídio falou sobre guaxinim: "ali é muleque ligeiro!"
ONÇAS PRÓXIMAS DAS CIDADES, INCLUSIVE ELESBÃO
_ O desmatamento fez com que muitas onças viesse ficar próximo as cidades. Aqui mesmo depois da plantação de eucalipto é comum, a reclamação de donos de rebanhos de bodes que relatam o ataque de onças.

GUAXINIM- MULEQUE LIGEIRO
_ Ali é muleque ligeiro, menino!. Numa época em que era vaqueiro, numa madrugada, antes do dia clarear, ia descendo uma grota um bicho tomou minha frente, pensava que era uma raposa, mas um guaxinim, veio em cima e veio em baixo, larguei a bicicleta, puxei a faca jogava nele, mas o bicho é arisco, pulador demais. Mas reclamei sério com ele que saiu, foi embora.

10 FILHOS
_ São dez cabras machos, nenhuma mulher... só a minha para ter os meninos.
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu