PERFIL: Seu Manelão, de lavrador a oficial de justiça, 37 anos de atuação no fórum de Elesbão Veloso e trabalho com 22 juízes. Luta árdua contra o fumo e leucemia. Confira


Manelão do Fórum: 77 anos, 37 como oficial de justiça
Manoel Martins Ribeiro ou simplesmente "Manelão do Fórum", foi entrevistado do quadro Perfil/Fm Eldorado do último domingo, dia 25/1, oportunidade em que pudemos saber um pouco sobre sua vida, por sinal, cheia de afazeres, experiência e convivência.

Nascido em Cachoeira, zona rural de Pimenteiras-PI, tendo chegado a Elesbão Veloso, quando tinha apenas 9 anos de idade, Manelão hoje com 77 anos, casado há mais de 50 com dona acumula vivências no campo, como lavrador e tirador de leite.

Mas foi no fórum local como oficial de justiça que conheceu e se tornou conhecido por pessoas da cidade e por nada menos do que 22 magistrados em 37 anos de atuação. O lavrador também precisou lutar contra o fumo e álcool e enfrentou dois problemas de saúde, num deles, precisou ser submetido a dois anos de tratamento contra leucemia. Veja os principais tópicos da entrevista:
 

PERDA DOS PAIS AINDA MENINO
_ Lembro muito pouco dos meus pais, quando eles morreram era muito criança, quando milha mãe morreu eu tinha apenas seis anos; fui criado pelo seu Lauro Martins.
 
APELIDO
_ Eu por causa de outro companheiro, morávamos juntos na casa do Seu Lauro; eu era Manelin e ele Manelão, depois ele foi embora e acabei sendo chamado por Manelão.
 
LABUTA NO CAMPO
_ Fui lavrador, roceiro mesmo, tirador de leite, sempre gostei da roça, tanto que após trabalhar no fórum ia para a roça. Só não fiz uma coisa na vida: roubar.
 
OFICIAL DE JUSTIÇA
_ O velho que me criou, o Seu Lauro me ofereceu o serviço, perguntou se eu queria, disse que sim, só que com cinco anos que estava trabalhando tive que fazer um concurso, mas deu tudo certo.
 
ESTUDOS
_ Naquele tempo, quando você terminava o quarto ano estava completo e eu morava nas casas fazendo tudo: botando água, carregando lenha, mas o estudo naquela época era bem feito mesmo, apesar de ser apenas quatro anos, mas a gente terminava e sabia de tudo.
 
CASAMENTO
_ Estamos bem graças a Deus. Fiz um bom casamento, vivemos bem graças a Deus.
 
TEMPO DE SERVIÇO NO FÓRUM
_ Foram 37 anos batidos. Trabalhei com 22 juizes. Deles passavam cinco anos, outros quatro, outros apenas um ano...

FUMANTE NATO
_ Foram 40 anos. Achava bom, mas o resultado foi ingrato, comecei a fumar com apenas 12 anos, os pulmões ficaram estragados, fumava em média 20 cigarros por dia, bebia bastante.

LUTA CONTRA LEUCEMIA
_ Passei maus bocados, fiquei 38 dias internado em Teresina, depois encarei mais de dois anos de tratamento, mas estou bem graças a Deus

Dados do entrevistado
Nome: Manoel Martins Ribeiro
Nascimento: 14 de março de 1937 em Cachoeira, zona rural de Pimenteiras-PI
Pais: Antonio Martins Ribeiro e Josefa Xavier da Silva, ambos in memória.
Irmãos: 6
Esposa: Isabel
Filhos: 7
Música: brega. 
Time do coração: Flamengo
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu