Primeira emissora de rádio em Elesbão Veloso AM Vale do Coroatá completa 25 anos no ar.

Estúdios da Rádio Vale do Coroatá no bairro Sambaíba. 
Nesta terça, dia 20 de janeiro um dos importantes e tradicionais veículos de comunicação da região Valenciana, a Rádio Vale do Coroatá AM completa 25 anos ar. A RVC foi a primeira emissora de rádio a surgir em Elesbão Veloso, tendo sido inaugurada a 20 de janeiro de 1990 com direito a badalado show do cantor Pinduca do Pará, o famoso Rei do Carimbó. 

Naquela oportunidade, centenas de pessoas prestigiaram o evento. No Painel Edição 663 do último domingo tivemos uma conversa com o radialista Fernando Portela, um dos remanescentes da emissora que ainda se destaca pelo longo alcance em sua frequência, chegando aos estados do Maranhão, Ceará e Pernambuco. 

Foi nessa casa, em 1994 que iniciei minha trajetória no rádio. Nesse período de duas décadas e meia muitos nomes passaram pela Coroatá, um empreendimento que surgiu em princípio por meio de uma parceria entre os primos e empresários Benoni e Aguinaldo Portela. Atualmente a emissora, que inicialmente funcionou na Praça da Independência tem seus estúdios e transmissores montados nas imediações do bairro Sambaíba. Abaixo, trechos principais da entrevista com Fernando Portela:

IMPORTÂNCIA DO RÁDIO E RVC
_ Esses 25 anos da RVC pra mim representa tudo. Hoje, eu não sei o que seria da minha vida se não fosse o rádio. A Coroatá me acolheu logo de início e eu aos poucos fui me acostumando e hoje, é gratificante e hoje minha vida é praticamente ligada ao rádio.

INÍCIO DA CARREIRA NA COROATÁ, ONDE HOJE É DIRETOR.
_ Entrei na Coroatá no dia 3 de março de 1991 e estou até hoje. Assumi a direção da emissora em 2005.

NOVOS PROJETOS: COROATÁ FM
_ Conversei anteontem com o empresário Benoni Portela e ele me disse que estava saindo a migração dela do AM para o FM, sendo que isso não demoraria mais. É pretensão nossa passar a operar no FM porque a AM é muito complicada e trabalhosa. A nossa antena é energizada com 15 volts e em caso do tempo fechar (para chuva) a gente tem que desligar porque o aterramento só protege os aparelhos, o ser humano, não. Além disso, o custo para se manter uma AM no ar hoje é uma coisa fora do comum.
Radialista Fernando Portela: breve histórico sobre a RVC.

SEGMENTO ATUAL DA EMISSORA
_ A gente começa com o forrozão da Coroatá, em seguida tem o Programa Fernando Portela, que traz informação com participações de ouvintes, depois temos o noticiário dentro do Jornal Vale do Coroatá, à tarde temos o Jerrivan Cavalcante que vem com variedades, mantemos também a tradição com os violeiros, tendo a frente o Chagas Agnel. Ele já faz parte da vida da Coroatá e tem tradição na casa.

LONGO ALCANCE
_ Boa parte do Maranhão, algumas cidades do Ceará, já recebemos ligações de Ouricuri-PE, alcançamos a toda região valenciana, há pouco tempo recebi a ligação de um ouvinte que se identificou como Luís Fernando, ele disse que estava na Chapada das Contendas, que fica na região de Oeiras, ele estava ouvinte a gente lá e solicitou uma brega, outra tradição da nossa rádios aos sábados pela manhã no Sabadão Sucesso. O alcance dela é muito bom.

RESUMO PARA FUNDAÇÃO DA RVC EM ELESBÃO
_ A fundação da RVC começou com o falecido deputado estadual Xavier Neto, a concessão era dele. Ele entrou em contato com o também já falecido, ex-vereador Alcides Brito, que inclusive foi quem sugeriu o nome Rádio Vale do Coroatá. Quando saiu a concessão, o Xavier Neto não se interessou em empreender, daí então procurou o empresário Benoni Portela que comprou a concessão e vendeu 50% para o Dr Aguinaldo Portela, após 12 anos, o Benoni voltou a comprar a parte de Aguinaldo Portela. No início, trabalhávamos com 12 funcionários entre locutores, operadores de áudio e transmissor, recepcionistas, era uma equipe grande.
Transmissor Bandeirantes produzido em setembro de 1989.

NOMES QUE JÁ PASSARAM E SE DESTACARAM NA RVC; ALGUNS DE SAUDOSA MEMÓRIA.
_ O Barbosa Filho (In memória),  chegou a fazer comigo e com você o Esportes na Coroatá, o Tonga (In memória) fez o programa “Tonga e Variedades”, muita gente trabalhou na Coroatá: Carvalho, Afoncina Lima Verde, Marlene Magalhães, Chico Veras, Rodemarc, Henrique Dantas, Jurdan, num passado recente: Joelma Marques, Dedê, Neilma, a Coroatá se você for pegar do início até agora acredito que vai ter uma média entre 50 e 100 pessoas.

GARRAFINHA E CACÃO DE FOGO
_ Enéas Soares era o famoso “Cacão de Fogo”, nós apresentávamos o programa “Comando do Povo no Rádio”, a apresentação era de Cacão de Fogo e Garrafinha. Ele(Enéas) me pôs esse apelido de Garrafinha e o Moacir Borges, violeiro à época foi quem botou o apelido nele(Enéas) de Cacão de Fogo.
Jerrivan Cavalcante está na RVC desde 1993. 
LEMBRANÇAS DOS 25 ANOS: BRINCADEIRAS E ESTÓRIAS

_ O Chagas Agnel foi o seguinte: tinha uma música do cantor Alexandre Pires, ele cegou e eu perguntei- o Chagas Agnel o que é você vai fazer. Ele respondeu: vou procurar uma pinga para eu beber. Esses 25 anos de Coroatá é uma pintura, o que já teve... Tivemos aí também o Miguel Leal, que fez grande sucesso e história no rádio; você mesmo revolucionou o futebol em Elesbão Veloso, grandes transmissões esportivas, o Miguel era o técnico das transmissões, eu narrava, você comentava. Tivemos também outras pessoas que tiveram aqui: o Renato do Aderbal, Toinho do Acordeom, o Edmilson do Zé de Branca já fez programas aqui, o Domingão Sanfoneiro(in memória), o sanfoneiro Cabral, o Valdir Alves Araújo que contou 10 vezes a vida do Lampião, não podemos esquecer o Luciano "Flack Beck", foi ele que inventou o replay musical aqui na Coroatá. MAIS FOTOS

Estúdio Rádio Vale do Coroatá.
Violeiros Zé Mariquinha e Chagas Agnel programa está no ar desde 1990.

Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu