Rio de Janeiro registra 14 casos de malária em fevereiro e já supera diagnósticos em 2014.

Rio de Janeiro registra 14 casos de malária em fevereiro e já supera diagnósticos em 2014.
Dados da Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro apontam que até a última quarta-feira, dia 25 de fevereiro, 14 casos de malária foram registrados no Estado. O número chama a atenção porque durante o ano passado apenas 8 pessoas foram infectadas pela doença. Em nota, a Secretaria de Saúde do Rio informa que todos os pacientes não desenvolveram sintomas mais graves e passam bem.

Oito pacientes se infectaram na região serrana do Estado, enquanto outros seis casos estão sob investigação. De acordo com a Agência Epidemiológica do Rio não há evidência de surto, apesar do alto índice da doença. Importante lembrar que a malária pode causar a morte mesmo que o tipo da doença existente no Brasil não seja o mais grave, conforme Rawson Teixeira, infectologista, coordenador do Pronto Socorro do Hospital Emlio Ribas disse em entrevista que a malária pode causar a morte mesmo que o tipo de doença existente no Brasil não seja do mais grave.

No verão, o desenvolvimento do inseto é maior. O agente transmissor não habita as áreas urbanas. O sudeste em regiões de mata atlântica e o Norte na região amazônia são os locais de maior incidência no Brasil. O fígado é o órgão mais afetado pelos parasitas. Os sintomas princioais da doença são febre alta, calafrios, dor de cabeça e corpo com pele amarelada.  (Por José Loiola.)
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu