DENTES: Gengivite não tratada pode evoluir para periodontite.

DENTES: Gengivite não tratada pode evoluir para periodontite.


O Dia da Saúde Bucal foi celebrado sexta passada, dia 20 de março com objetivo de conscientizar sobre a importância da higiene oral de crianças, jovens e idosos. Dados da Federação Dentária Internacional apontam que 90% da população do planeta vão sofrer de algum tipo de doença bucal ao longo da vida que pode ter reflexo em outras partes do organismo. No entanto, o cirurgião dentista Luís Marcelo Sêneda afirma que a maioria das pessoas se preocupa mais com a parte estética do que com a saúde bucal.
- O clareamento, troca de restaurações metálicas que eram amálgamas utilizadas até alguns anos atrás e querem trocar por resinas, embora este não seja o maior problema que acomete a boca de um paciente., explicou Dr Marcelo Sêneda.

Cerca de 80% a 90% da população sofre de alguma doença periodontal que envolve a estrutura da gengiva, tecido ósseo, ligamento periodontal. A mais comum é a gengivite, que se não for tratada pode evoluir para uma periodontite, quando há perda óssea ou até comprometimento da estrutura dentária. No entanto o Dr Luís Marcelo Sêneda explica porque esse tipo de problema não mobiliza tantas pessoas para o consultório.

- Ela não é uma doença que cause tanta dor ao paciente. Ele procura quando ela altera a questão de hálito do paciente, quando ele percebe que tem halitose ou quando ele é comunicado por alguém que ele está com halitose, aí sim, a doença periodontal passa a ser um fator capaz de fazê-lo procurar o dentista., lembrou.

Apesar dos problemas bucais estarem diminuindo nos países desenvolvidos, as complicações periodontais tem se tornado mais comuns, principalmente em pessoas mais velhas. Os principais fatores de risco são: o consumo de álcool, cigarro e uma dieta rica em gordura, sal e açúcar. A prevenção é muito importante. Por isso, é necessário escovar os dentes pelo menos três vezes por dia, usar o fio dental e ir ao dentista regularmente.

Edição: José Loiola Neto
Reportagem: Carolina Cassola/Rádio Web  
Reactions
Close Menu