Gestão de Recursos Hídricos é tema do 2º dia de Fórum sobre Bacia do Rio Parnaíba

Especialistas, autoridades públicas e acadêmicos participaram de debate durante Fórum sobre Recursos Hídricos da Bacia do Rio Parnaíba.
 

A preservação dos rios brasileiros tem sido um tema bastante debatido nos últimos dias, principalmente com a crise da gestão hídrica vivida em São Paulo. Mesmo o tema sendo bastante debatido na região Sudeste, outras regiões do país também estão preocupadas com o assunto. Na região Nordeste, os estados do Piauí, Maranhão, Bahia, Ceará e Tocantins estão mobilizados para a questão da preservação da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba, considerado um dos maiores rios brasileiros. Diante disso, autoridades, acadêmicos, especialistas e cientistas estão reunidos para debater possíveis soluções e ações de preservação durante o Fórum sobre Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba que acontece Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O Fórum que iniciou dia 25, apresentou no segundo dia consecutivo, palestras sobre “Desafios da Gestão de Recursos Hídricos e do Saneamento Ambiental”; “Soluções para Recuperação do Rio Poty”; “Recuperação de Nascentes”; “Soluções em energias renováveis”; “Mudando o paradigma de gestão de secas: a experiência do Monitor de Secas do Nordeste do Brasil” e “O curso da água na história”. Os temas foram expostos por representantes da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf); Fundação Nacional de Saúde (FUNASA); Águas e Esgotos do Piauí S.A. (Agespisa) e Caixa Econômica Federal (CEF), além de especialistas de outros estados.
Gestão de Recursos Hídricos é tema do 2º dia de Fórum sobre Bacia do Rio Parnaíba


O superintendente de recursos hídricos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Semar), Romildo Mafra, que foi uma das autoridades presentes no evento, afirmou que o Fórum é oportuno para a discussão da riqueza hídrica do Estado. “O ponto mais importante aqui é a discussão da disponibilidade hídrica que nós temos. E é também o nosso foco principal, que é de implementar ações para a preservação do Rio Parnaíba”, afirmou o superintendente.

Thiago Miranda, representante da Sterlix Ambiental, uma das patrocinadoras do evento, ressaltou o debate sobre a gestão de recursos sólidos para a preservação da Bacia Hidrográfica. “A iniciativa do Fórum é muito válida, principalmente por evidenciar a importância do tratamento, da coleta e do destino de resíduos sólidos, que são trabalhos desenvolvidos por nossa empresa, com a missão de cuidar dos lençóis freáticos e de contribuir para a preservação de um dos maiores rios do Nordeste, o Rio Paranaíba”, enfatizou.
Reactions
Close Menu