Problemas renais atinge mais de 1 milhão de pessoas no Brasil.

 Doenças renais atinge a mais de 1 milhão de brasileiros
As doenças renais crônica atinge atualmente cerca de 10% da população mundial. O problema é caracterizado pela perda progressiva e definitiva do funcionamento dos rins. No Brasil, conforme dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia- SBN, a enfermidade atinge a mais de um milhão de pessoas.

Importante lembrar que existem formas de detecção precoce e prevenção do problema que pode acometer pacientes de qualquer idade. Dois exames são importantes para detectar a doença: o exame da creatinina, que é a dosagem de creatinina no sangue. A creatinina é produzida no organismo, filtrada e eliminada pelos rins, quando o rim não funciona de maneira satisfatória ela se eleva no sangue.
Ao ser submetido ao exame e a creatinina está aumentada significa que o paciente tem um problema renal. O outro exame é o teste de urina, onde é possível detectar a presença de proteína na urina, que é um sinal de lesão renal.  Esses exames devem ser feitos todos os anos pela população em geral. Contudo, pessoas com diabetes e hipertensão arterial, obesos e idosos e que tem histórico de doenças renais na família devem redobrar os cuidados.

A adoção de hábitos saudáveis como beber água, fazer atividades físicas, ter uma alimentação saudável além da realização de exames para saber como está os rins contam positivamente para uma melhor qualidade de vida. Existem três formas de tratamento para as doenças renais crônicas: hemodiálise, diálise peritoneal e transplante renal.

No Brasil existem atualmente algo em torno de 700 unidades de diálise cadastradas, destas, duas estão no Piauí: uma funciona na capital Teresina e outra em Parnaíba. A taxa de mortalidade para quem enfrenta terapia é de 15%. O dia mundial do rim é comemorada em 12 de março. Por: José Loiola Neto
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu