Toxocaríase: doença dos olhos que pode provocar cegueira

Olho com toxocaríase
Existem alguns tipos de toxacaríase, uma doença causada por vermes. Uma delas, a toxocaríase visceral é causada pela larva toxocara, que adentra o organismo humano principalmente através de terra contaminada ou por meio de fezes de hospedeiros, incluindo cães e gatos.

Uma vez chegando ao organismo, a larva atinge a várias partes importantes do corpo, comprometendo órgãos vitais como fígado e pulmão deixando lesões por onde passa. Os sintomas principais da toxocaríase visceral: febre, tosse persistente, dor abdominal e dificuldade para respirar.

Um outro tipo de toxocaríase, a ocular ao atingir os olhos provoca sintomas diversos que vão desde estrabismo podendo levar a perda total da visão.

Importante ressaltar que ao sentir sintomas de qualquer um dos tipo de toxocaríase é recomendada a procura pela ajuda de um profissional de saúde, pois o diagnóstico precoce favorece o tratamento. A doença tem tratamento, quer seja para hospedeiros como cães e gatos, quer seja para humanos que foram atingidos pela larva. Por: José Loiola Neto

Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu