Cadastro Ambiental Rural terá que ser feito até 5 de maio, informa Dedé do Emater.

 Cadastro Ambiental Rural terá que ser feito até 5 de maio, informa Dedé do Emater.
Por: José Loiola Neto

Segundo Valdeci Alves de Araújo, supervisor territorial rural do EMATER em Elesbão Veloso desde 2012 o Cadastro Ambiental Rural-CAR é uma exigência do Ministério do Meio Ambiente, que estipulou prazo de cinco anos para que houvesse o cumprimento por parte dos donos de imóveis rurais. No entanto, ressalta Dedé, a partir do próximo dia 5 maio será exigido que todos os proprietários tenham o cadastro. As instituições financeiras passarão a cobrar o documento a partir de 2017. Até 5 de maio ficará inadimplente.

- Todo agricultor familiar que possua terra ou produtor rural que queira fazer um empréstimo junto a uma instituição financeira ou para comprar animais, beneficiamento de cerca ou formação de pastagem vai precisar desse cadastro. Se não tiver, ele não faz, pois trata-se de uma exigência do Meio Ambiente atrelado ao Ministério da Agricultura, lembrou Dedé

O supervisor disse que o trabalho de cadastramento será feito por etapa, lembrou que o Ministério do Meio Ambiente, nem tampouco a Secretaria Estadual de Meio Ambiente tem o pessoal habilitado para realização do serviço em todo o Piauí, o que possivelmente fará com que o Emater tenha uma participação. O supervisor disse que o trabalho de cadastramento das propriedades é feito por GPS(sistema de navegação por satélite).

- É um trabalho diferenciado com técnico treinado. Hoje em Elesbão Veloso temos um técnico habilitado, o Dr Evaldo(Dantas, agrônomo) que faz esse serviço, o serviço é totalmente particular, não é gratuito., ressaltou.

Certo de que o Emater estará incluso no processo de recadastramento de propriedades rurais, Dedé disse estar disposto a participar juntamente com o também técnico agrícola professor Paulo Norberto de um treinamento oferecido pelo Emater, o qual deverá acontecer até a metade do mês de julho no Centro de Treinamento do órgão estadual em Teresina.
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu