Crítica teatral e jornalista Bárbara Heliodora, a 'dama de ferro' morre aos 91 anos

 Crítica teatral e jornalista Bárbara Helidoro, a 'dama de ferro' morre aos 91 anos
Morreu na manhã de ontem(10) aos 91 anos no Rio de Janeiro, a crítica de teatro Bárbara Heliodora. Ela estava internada desde o começo do mês passado no Hospital Samaritano em Botafogo, zona sul do Rio. Bárbara foi considerada uma das maiores especialistas da obra de William Shakespeare no Brasil, sendo ainda responsável pela tradução de mais de 30 peças para o português.

A paixão pelo escritor inglês começou na infância, quando ganhou da mãe que era poetisa o primeiro volume das obras completas do dramaturgo. Ela estudou e se formou em literatura inglesa nos anos 1940 nos Estados Unidos, mas aos 35 anos começou a carreira no jornalismo. Bárbara passou pelo jornal Tribuna da Imprensa, O Globo e Jornal do Brasil, escrevendo resenhas de teatro até 1964. Bárbara ficou conhecida como 'dama de ferro', sendo considerada uma das críticas mais temidas na dramaturgia.

Em plena ditadura militar, Bárbara dirigiu o Serviço Nacional do Teatro. Ela também foi professora no Conservatório Nacional de Teatro e no Centro de Letras de Artes na UniRio e é professora emérita e titular aposentada da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ. Foi condecorada pelo Ministério da Cultura da França com a Ordre des Arts et des Lettres e, no Brasil, pela Academia Brasileira de Letras, conquistando a medalha João Ribeiro.Bárbara Heliodoro deixa três filhas e quatro netos.

Bárbara Heliodora
Nasceu: 29 de agosto de 1923
Faleceu: 10 de abril 2015
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu