Mal de Parkinson afeta 1% da população mundial; cerca de 200 mil brasileiros.

Mal de Parkinson afeta 1% da população mundial; cerca de 200 mil brasileiros.
1% da população mundial com mais de 65 anos têm Mal de Parkinson, segundo a Organização Mundial de Saúde-OMS. No Brasil, estima-se que cerca de 200 mil pessoas sofram com o problema. Apesar de comum, a doença ainda é pouco conhecida entre os brasileiros.

Este dia 4 de abril, Dia Nacional do Parkinsoniano, médicos e especialistas alertam sobre os sintomas da doença, as formas de diagnóstico e de tratamento. O neurologista Elder Machado Sarmento da Academia Brasileira de Neurologia explica quais os principais sinais do parkinsonismo.

- Você tem certa dificuldade para andar devido uma rigidez no corpo, um tremor quando você está parado, um tremor em repouso e os movimentos são lentos.

Os sintomas variam de um paciente para o outro e costumam se apresentar de forma lenta. A maioria das pessoas afetadas pela doença é idosa, mas o parkinsonismo pode afetar também pessoas jovens. Atualmente existem vários tratamentos para esta patologia como destaca o neurologista Helder Machado Sarmento.

- O tratamento farmacológico incluem drogas que vão aliviar os sintomas; o não-farmacológico requer a participação de uma equipe: fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo que vão atuar para melhoramento do quadro de saúde do paciente numa fase multidisciplinar.

Ainda de acordo com o neurologista, o parkinsionismo não tem cura, mas se esses tratamentos existentes forem feitos de forma correta e se ainda estiverem aliado a uma boa alimentação e a prática de atividade físicas eles ajudam os pacientes a conviverem melhor com a doença.

Edição: José Loiola Neto
Reportagem: Suely Frota-Rádioweb.
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu