Promotora Francisca Sílvia lança o projeto "Conte Até 10 nas Escolas" em Elesbão Veloso

Conte até 10 nas escolas em Elesbão Veloso

Por: José Loiola Neto

O Projeto Conte Até 10 nas Escolas foi lançada sexta passada(24/4) no auditório da Prefeitura de Elesbão Veloso pela promotora da Comarca local. Francisca Sílvia da Silva Reis disse que a campanha que é uma iniciativa do Conselho Nacional do Ministério Público tem como finalidade trabalhar no combate e prevenção a violência escolar, sendo que a intenção é desenvolver na escola ações voltadas principalmente para jovens com idade entre 12 e 18 anos matriculados na rede municipal de ensino.

Ouvida por nossa reportagem, a promotora Francisca Sílvia lembrou que o Conte Até 10 nas Escolas está sendo implantado apenas nas escolas municipais, já que durante o ano passado, a rede estadual fez uma capacitação a parte, através da Seduc-PI. Ela destacou que passada a etapa da capacitação, que aconteceu no mesmo dia de lançamento do projeto, cada escola vai decidir as estratégias de como trabalhar a campanha.

- A escola vai decidir se vai ser através de uma semana pedagógica, de uma gincana, queremos deixar os professores a vontade para dentro da sua pedagogia trabalhar essa temática.
Promotora Francisca Sílvia no dia do lançamento do Conte Até 10.
A promotora disse que o projeto atende a uma necessidade e a implantação dele surge principalmente se for levado em consideração o que constantemente chega a promotoria- problemas no ambiente escolar

- Temos adolescentes praticando atos infracionais, atos de indisciplina grave, ameaçando, levando faca para escola, tendo na escola muitas vezes um comportamento que trouxe de casa, de uma família que o agride, de um pai que agride a mãe, daí ele reproduz na escola um comportamento violento.

Para a Secretária de Educação de Elesbão Veloso, professora Maria Inêz do Vale Leal o projeto Conte Até 10 nas Escolas é importante porque vai sistematizar ações de como professores deverão agir mediante a violência que ultimamente ganha dimensão no ambiente escolar.

- É uma atitude plausível do Ministério Público onde nós da Educação estamos dando toda a cobertura, nos empenhando para que a gente possa minimizar pelo menos essa violência que aí está.

Quanto às observações a serem feitas nas escolas municipais no que tange a comportamento do alunado em relação a prática de bullying e violência, a secretária destaca que há algumas situações a serem contornadas, pois, quase toda semana se faz necessário recorrer ao Ministério Público-MP, Conselho Tutelar, em alguns casos até a Delegacia de Polícia-DP. Ela aponta o principal fator que tem contribuído para problemática.
Secretária de educação Maria Inêz Leal
- A falta da família. Mas este ano estamos desenvolvendo um projeto para vê se a gente traz a família para escola, porque somente através da família será possível adquirir bons resultados.

A professora Ivone Santos classificou como brilhante a iniciativa do Ministério Público em introduzir o projeto Conte até 10 nas escolas. Ouvida pelo Painel, ela destacou que a violência nas escolas é decorrente da indisciplina que já vem estendida do lar. A experiente professora disse não vê cenas de bullying nas escolas em Elesbão Veloso. O que tem atrapalhado são as mídias eletrônicas, em especial o celular.
Professora Ivone Santos
- O que tem atrapalhado é o celular, a indisciplina do aluno não saber se portar, o celular é uma grande preocupação, pois se eles usassem para pesquisar uma pauta escolar, mas não é assim, eles querem saber só das redes sociais e acaba atrapalhando, fica difícil conseguir êxito durante as avaliações.
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu