Consultor do Ministério da Saúde Francisco Oliveira visita Elesbão Veloso e conduz implantação do novo Sistema de Informação da Atenção Básica.

Por: José Loiola Neto

Durante dois dias- terça(19/5) e quarta-feira(20/5), Francisco Oliveira se reuniu no auditório da Prefeitura Municipal com representantes e profissionais da área de saúde e setor de informática em Elesbão Veloso, oportunidade em que foi tratado com relação a implantação do novo sistema de informação da atenção básica, proposto pelo Ministério da Saúde.

Em entrevista ao elesbaonews.com, o consultor do Ministério da Saúde destacou que o objetivo das visitas aos municípios do Piauí e parte do Maranhão visa auxiliar no processo de mudança de uma ferramenta, a qual já se encontra um pouco defasada e desatualizada no antigo Seab, um sistema que serve de referência para alimentação de informação de tudo aquilo que é produzido pelos municípios no âmbito da atenção básica.

- São os serviços realizados pelo médico da Saúde da Família, o enfermeiro, o dentista, os agentes de saúde. O sistema serve montar e consolidar o histórico de informações de tudo que é realizado no município.

Consultor do Ministério da Saúde Francisco Oliveira visita Elesbão Veloso e conduz implantação do novo Sistema de Informação da Atenção Básica.
O consultor Francisco Oliveira ressaltou que o atual sistema entrou em desuso, daí a necessidade de implantação de uma nova plataforma, sendo que o novo modelo vem sendo instalado desde 2011 e no momento encontra-se em fase final, devendo ser concluído até o próximo dia 30 de maio. A partir dessa data, só vai ser possível repassarem informações do que os profissionais estão desenvolvendo através dessa nova ferramenta, que será gerenciada pelos técnicos de informática.

- Esse novo sistema é preconizado pelo Ministério, reconhecido em lei e tem os marcos legais.

Francisco reconheceu que apesar de o Nordeste ser uma região pioneira na utilização dessa ferramenta, o Piauí de forma específica está um pouco ocioso no que diz respeito a transição, na medida em que mais de 50% dos municípios do estado estão sem a instalação e até aqui não fizeram a transmissão de informação para migração do novo sistema, que passará a funcionar em junho próximo.
Francisco Oliveira fala ao Painel Popular-Fm Eldorado
Em Elesbão Veloso, durante o evento, foram desenvolvidas oficinas com os profissionais de forma detalhada. Mas antes, o consultor se reuniu com a secretária de saúde Maria Augusta Soares Macedo-Tindu, e esta durante o encontro externou as dificuldades e a atual realidade do setor da saúde no município.

- Nós avaliamos previamente a quantidade de unidades básicas que o município possui, as equipes de PSF´s, NASF´s para fazermos uma avaliação pre´via de que cenário de instalação do sistema será utilizado aqui em Elesbão Veloso.

Ficou acertado que Elesbão Veloso trabalhará com a coleta simplificada de dados em 90% das Unidades Básicas de Saúde-UBS e também deve haver a implementação do Prontuário Eletrônico do Cidadão-PEC, um sistema de informática onde o profissional não trabalhará com fichas em papel, será tudo em tempo real em aparelho designado a ele. Essa visita do consultor do Ministério da Saúde a Elesbão já estava prevista.

Francisco Oliveira nasceu em Oeiras-PI, é técnico de enfermagem, formado pela Universidade Federal do Piauí-UFPI, sem que tenha exercido a profissão; se formou em técnico da informação em 2004, atua no setor há mais de 14 anos, tem grande experiência na gestão de saúde pública e gestão de sistema de informação, começou a trabalhar para o Ministério da Saúde no começo desse ano, ele é lotado no Departamento Nacional de Atenção Básica, que tem como foco a atenção primária.
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu