PERFIL: Seu Chico Sales, motorista desde os 15 anos, foi ao Paraguai 104 vezes.

O Perfil do Painel Popular/Fm Eldorado entrevistou Francisco Sousa Sales, nascido em Barro Durro(08 de julho 1947) porém tendo vivido grande parte da sua infância em Elesbão Veloso para onde veio com os pais ainda durante a década de 1960. Dono de residência fixa na cidade, há algum tempo seu Chico Sales junto coma esposa e filhos mudou-se para Teresina.

Filho de José Antonio Sales(Zé Tóim Sapateiro, um dos que difundiu a arte na cidade de Elesbão) e Maria Cristina de Sousa Carmo, naturais de Novo Oriente-CE, Chico Sales nasceu para ser motorista. Ele conta que tudo começou no período em que trabalhava com o senhor Zé Lima Verde, um dos fazendeiros à época em Elesbão Veloso.

- Cheguei a morar com ele(Zé Lima Verde). Fazia de um tudo. Botava água, tirava leite, lavava os carros dele e aprendi a dirigir em um Jeep que ele tinha na beira do riacho(Coroatá), aprendi só, um dia lavei o carro, como eu já sabia dirigir peguei o carro e fui até uma loja que eles tinham na praça, quando cheguei lá ele ficou abismado.
Seu Chico Sales com a esposa, dona Isabel: quase 45 anos de casados: 6 filhos, 16 netos e 2 bisnetos.
A carteira de motorista foi retirada durante o ano de 1969 em Teresina e contou com o singelo apoio do então prefeito Enéas Martins de Casto Nogueira. Seu Chico Sales conta que conseguir uma carteira de motorista era bem mais fácil se comparado aos dias atuais.

- A gente tinha que saber quantas partes tinha o motor, tinha também o teste de volante, não tinha essa coisa de escrever como hoje, que certamente eu não ia conseguir tirar, pois sou analfabeto, pois não sei ler.

Em matéria de estudo, os pais bem que tentaram, porém o então menino não demonstrava tamanha aptidão para os livros como ele mesmo descreve.

- Estudei no José Martins. Tive como professoras dona Maria Bezerra e dona Judite. Estava estudando a cartilha me passaram para o 1º ano B, ai foi minha perdição porque não sabia ler, nem escrever, ai passei sete anos no 1º ano B, nunca sai, fiquei atolado, então larguei de mão.

Como motoristas Seu Chico Sales ensinou muitas pessoas a dirigir. Os carros em Elesbão Veloso eram poucos, contados nos dedos. Segundo ele possuiam carros apenas Seu Zé Lima Verde, Seu Beni, Major Everton, Seu Zezi da Várzea Alegre(Jeep Bacabal), Seu Tarcísio Lopes e João Soares(dono de sete Mercedes). Conhecedor de grande parte do Brasil, foi também caminhoneiro e como motorista de empresas de ônibus.
Seu Chico Sales: entrevista ao Painel: contos da sua vida
- Minha primeira empresa de ônibus foi a Zé Pilício, depois fui para Líder, onde fiquei 11 anos, da Líder fui para Itapemirim, fiquei 5 anos e 8 meses, de lá sai fui para Expresso de Luxo, trabalhei também na Gontijo, Princesa do Agreste e TransPiauí, meu último emprego, fiquei lá 12 anos.

Para quem não sabe, Chico Sales, enquanto motorista cravou a incrível marca de 104 idas ao Paraguai, foi durante as décadas de 80 e 90, quando muitos elesbonenses atravessaram a fronteira para adquirir produtos bem mais em conta.

- A gente saia daqui, passava em Goiânia, passava por BH, depois íamos ao Rio de janeiro, mais tarde seguia para Foz do Iguaçu e atravessa a ponte rumo ao Paraguai. O pessoal trazia muita mercadoria, depois o pessoal deixou de trazer mercadoria como bebida e eletrônicos para trazer só cigarros.

Fora de atividade desde 2000 após se submeter a operação para colocação de pontes safena, o experiente motorista utilizou licenças trabalhista e não voltou mais a dirigir ônibus. Em se tratando de saúde no último dia 20 de junho foi surpreendido com um infarto no momento em que se encontrava em casa descansando.

- Estava bom, dois dias antes fiz exames com do Dr Carlos(Carlos Henrique Veloso, cardiologista), deu tudo direitinho, fiz o eco, deu normal, estava em casa sentado, senti uma dor forte no peito, a dor passou para o braço e costas. Fui levado às pressas para o HTI num sábado à noite, gritei de dor, tomei cinco injeções uma atrás da outra, em momento algum sai do sentido, mas minha situação era grave

Aparentemente recuperado, Seu Chico Sales tem procurado incluir em sua rotina diária caminhadas, repouso e alimentação saudável. É fato que desde que deixou o hospital, diariamente toma 14 comprimidos como parte do tratamento indicado pelos médicos.

- Espero viver para alcançar os tataranetos(tetranetos). Não penso em morrer agora não! estou numa nova vida. Não quero mais aquela vida.

O motorista reconhece que se excedeu durante a juventude, aliava sempre álcool e bebida, uma mistura que trouxe consequências. E agora, afirma que nem que fosse autorizado pelos médicos não faria mais uso dos produtos.

- Daqui pra frente é dá sequência a minha vida.. Tomar o medicamento na hora certa. Fui pêgo de surpresa, passei um sufoco danado e não estava mais bebendo.

Casado com dona Isabel Oliveira Sales, juntos tiveram seis filhos, o casal já tem 16 netos e dois bisnetos. Fumante durante 44 anos, ele sente

- O fumo foi quem me lascou, acabou comigo, estou com 15 anos sem , tive começo de enfisema. Chegava a fumar duas carteira por dia, quando estava bebendo eram quatro carteiras.

Ele reconhece que o cigarro é como crack ou maconha, o vício é terrível, tanto que sem sucesso tentou parar várias vezes.

- Nas estradas cansei de passar mal, ficava tonto, parava o carro, pegava o cigarro jogava fora, mas depois comprava na primeira bodega.

Torcedor fanático do Vasco, assegura que o coração está bem para suportar toda pressão durante o atual campeonato brasileiro, onde, momentaneamente a equipe luta para evitar o terceiro rebaixamento em sete anos.
Seu Chico Sales: experiência ao volante
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu