PAPO COM IDOSOS: Aos 76 anos, Zé da Maria da Joana relembra acidente de trabalho em serraria e relata que vive feliz

Zé da Maria da Joana em entrevista ao Painel
Entrevistado do quadro Papo com Idosos no Painel Popular, o aposentado José Gomes da Silva, o "Zé da Maria da Joana" ou "Zé do Helvídio", morador da Rua Costa Alvarenga, na Piçarra em Elesbão Veloso revelou um pouco sobre sua vida, especialmente um drama vivido na década de 1980, um acidente de trabalho sofrido em uma serraria de madeira localizada no bairro Vermelha nesta cidade.

- Sofri esse acidente no dia 5 de março de 1980, cinco minutos depois de eu ter ligado o motor da serraria, foi depois que eu passei cerol nas correias do engenho, eu desci rápido demais, então uma das correias me jogou para o alto, eu cai em cima de uma das rodas da máquina, falou Seu Zé do Helvídio, acrescentando que teve exposição óssea, sendo que ele foi submetido a sete cirurgias na perna atingida.

À época com 41 anos, ele ficou quatro meses internado nos hospitais Getúlio Vargas, Casamater e São Lucas, todos na capital piauiense. O processo de recuperação incluiu a utilização de muletas por quatro meses. A serraria a qual se envolveu em acidente pertencia ao senhor José Lima Verde com quem ele trabalhou por exatos 40 anos. Mesmo depois do ocorrido, ele voltou a trabalhar.
Seu Zé com a esposa Maria da Joana.
Além dessa cirurgia na perna, seu Zé do Helvídio conta que já teve outras alterações de saúde, precisando ser operado em outras oportunidades.

- Já fui submetido a 18 cirurgias. Nas costas foram duas cirurgias, já fiz também cirurgias nos olhos, entre outras.

Nascido na localidade Baixão, a 19 de março de 1939, filho de Conceição Maria da Rosa e José Helvídio(ambos in memória), seu José  já percorreu parte do Brasil, tendo morado por algum tempo em São Paulo, Maranhão e Pará. No Maranhão, durante o ano de 1971, trabalhou para o Exército, chegando a ser chefe de rancharia. Amante de bebidas e cigarros, o vício ficou para trás. Porém nos dias atuais se considera um dependente de remédios.
Seu Zé da Maria da Joana: 76 anos de idade; idas a SP, MA e PA.
- Apesar de tudo sou superfeliz, vivo bem com minha mulher graças a Deus.

No aspecto de saúde disse que apesar de estar com 76 anos se sente jovem ainda, tem como hobby jogar baralho com amigos, na televisão gosta de assistir aos telejornais, amante do lar. Casado com dona Maria da Joana, juntos tiveram seis filhos, todos residindo em São Paulo. Por: José Loiola Neto
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu