FOTOS: Secretaria de Saúde de Elesbão Veloso promove dia de ação e combate a hipertensão e diabetes.

Dia de ação contra a hipertensão e diabetes em Elesbão Veloso
Foi realizado nesta sexta-feira(13/11), na Praça da Independência, centro de Elesbão Veloso, um dia de ação voltado o combate a hipertensão e o diabetes. Centenas de pessoas compareceram para usufruir de serviços oferecidos com destaques para teste de glicemia, aferição da pressão arterial, atividades físicas com profissionais da área e palestras.

A secretária de saúde Maria Augusta Soares Macêdo, a Tindu demonstrou satisfação com o acontecimento, na medida em que a população se mostrou receptiva à proposta, participando ativamente das atividades. Tindu destacou que a Secretaria de Saúde procura por meio de iniciativas com estas reunir pessoas das mais distintas faixas etárias. Para Tindu, a aproximação entre pacientes e profissionais de saúde é bastante válida.

No caso da diabetes, informações sobre a doença foram bem enfatizadas, sobretudo por Elesbão Veloso ter um certo número de portadores e pelo fato de neste sábado(14 de novembro) ser o Dia Mundial de combate a doença. Na concepção do enfermeiro Getúlio Portela, que atua na Secretaria de Saúde junto ao Programa de Saúde da Família- PSF, é possível a pessoa viver bem, mesmo tendo diabetes, para tanto, é preciso ser um tanto cauteloso.

- Há casos em que a alimentação controla(a diabetes), sem que ele precise usar a medicação; se ele reduzir o consumo de substância com açúcar ou que contenha açúcar, implementar na rotina exercício físico, controle periódico com uma equipe de saúde responsável pelo seu bairro, ele viverá normal, como se a doença não tivesse lhe afetando.

GETÚLIO PORTELA FALA SOBRE NOVEMBRO AZUL
O enfermeiro Getúlio Portela Leal também conversou com a reportagem do Painel Popular/Fm Eldorado quanto as ações que a Secretaria de Saúde está desenvolvendo em torno da Campanha Novembro Azul, que em suma tem como alvo principal o público masculino, na busca por uma qualidade de vida saudável, pondo como foco principal a prevenção ao câncer de próstata.

Para Getúlio, infelizmente ainda há, principalmente no Nordeste um certo machismo, por isso, o homem é mais suscetível a dor do que a mulher. O enfermeiro ressaltou que dentre um conjunto de males o que é mais temido pela sociedade é o câncer e relativo ao homem, o câncer que mais mata é o de próstata.

- Mesmo assim ainda hoje temos aquele velho preconceito, tabu de não procurar o médico, a gente tem que procurar o médico; eu sou profissional de saúde, tenho 39 anos de idade, ano que vem faço 40, e tenho que ir ao urologista para fazer os exames necessários, se for preciso fazer toque, eu faço; o PSA, porque tenho meu pai que teve câncer de próstata, meu avô morreu de câncer de próstata, então eu preciso me cuidar.

Getúlio encerrou convidando a todos os homens elesbonenses a se dirigirem aos postos de saúde para o devido atendimento e se for o caso, tratamento. (Por: José Loiola Neto). MAIS FOTOS

 
 
 
 
 
 
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu