DE OLHO NA LÍNGUA - Prof. Antônio da Costa- Sobral-CE

Professor Antônio da Costa, de Sobral-CE

DEFLORAR (ETIMOLOGIA)
Frei Hermínio Bezerra de Oliveira, em “Palavras que mudaram de significado”, à pág. 76, dá a seguinte etimologia: Deflorar - vb do Latim: defloro, defloras, defloravi, defloratum, deforare = deflorar, colher a flor, que, em Latim, é flos, floris. O primeiro - e por muitos séculos - único sentido da palavra latina é “colher a flor”.

No Latim antigo, o verbo “deflorare” tem um segundo sentido, que era extrair, compilar as melhores passagens de um autor. O termo latino “deflorati, deflorationes” (defloração ou defloramento) teve como primeiro sentido tirar o essencial de algo – como, por exemplo, as cerejas do bolo -. Um título comum na Hagiografia (tratado sobre as coisas santas, sagradas) da idade média era “flos santorum” (flores dos santos). Posteriormente, do final do século XII para o século XIII, o termo de chorar passou a significar “tirar a virgindade de uma mulher” (cf. Alaine Rey, T. I, p. 1018). Hoje, o significado mais usado para o termo é o de “desvirginar”.

Um professor de Português, de um cursinho em Salvador (BA), nos anos 70, levou uma rosa para a sala de aula e perguntou: “Vocês já viram um defloramento”? E as garotas: “Não, professor”. Então, vejam! O professor retira as pétalas uma por uma. Além da gracinha, ele queria chamar a atenção dos alunos sobre o significado primeiro e original do termo defloramento. Essa palavra adquiriu um segundo significado.

CUSTAR (REGÊNCIA VERBAL)
Este verbo, seguido de outro no infinitivo, admite as seguintes construções: “custa-me crer” e “custa-me a crer”. A expressão “custo a crer” é considerada errada pelos gramáticos.

COZER / COSER
Não se deve confundir “coser’ (com s) com “cozer” (com z). COSER significa unir com pontos de agulha. Ex.: Esta costureira cose bem. COZER significa preparar alimentos pela ação do fogo. Ex.: Almocei, hoje, um magnífico cozido.

NÃO CONFUNDA FLAGRANTE COM FRAGRANTE
Flagrante significa evidente, claro, patente: Tornou-se flagrante a autoria do crime, sendo flagrante o desânimo do advogado do indiciado. “Em flagrante” significa no ato de cometer o delito. Ex.: O ladrão foi pegado em flagrante.
Fragrante é perfumado, aromático: flores fragrantes, lenço fragrante. Assim, um rapaz pode ser apanhado em flagrante no carnaval cheirando fragrante lenço.

NÃO CONFUNDA FLUIR OU FRUIR
FLUIR é correr. Por isso, o rio flui, assim como o sangue flui nas veias. FRUIR é gozar, desfrutar. O caro leitor, naturalmente, frui o sol de todas as manhãs, frui as delícias de um dia quente, próprio para banhos fora de casa. O salvadorense é feliz: frui o sol diariamente e, depois, frui a noite soteropolitana, cheia de opções para todos os gostos. Note, enfim, que o verbo é usufruir, e não usufluir, desfazendo-se, assim, qualquer possibilidade de troca entre um verbo e o outro.

(*) Professor Antônio da Costa é graduado em Letras Plenas, com Especialização em Língua Portuguesa e Literatura, na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). É, também, servidor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Sobral. Escreve esta Coluna toda terça-feira. Contatos: (088) 9409-9922 e (088) 9762-2542.
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu