PAPO COM IDOSOS: Seu Lucas do Alegrete, 90 anos e chegado a um forrozinho

Seu Lucas 90 anos foi agraciado com bolo e parabéns surpresa cantado por familiares.
No último dia 18 de outubro, o senhor Lucas Ribeiro dos Santos, o Lucas do Alegrete completou 90 anos de idade. Morador da Rua Coronel Edmundo Soares, bairro de Fátima, viúvo desde maio do ano passado, quando a esposa Luíza faleceu, Seu Lucas, nascido na localidade Campestre, zona rural de Francinópolis, de onde saiu muito cedo, aos 12 anos, na companhia dos pais José Ribeiro dos Santos e Antônia Maria dos casal, o casal teve sete filhos, sendo Lucas o mais velho da prole.

Em seu casamento com dona Luiza, a constituição de uma família composta por 11 filhos, destes, 9 estão vivos. Morador da localidade Alegrete durante muitos anos, ali exerceu as funções de lavrador e vaqueiro. Antes, também morou nas localidades Lages do Vidoca e Beira do Rio. A família veio para cidade na metade dos anos 1980.

- A mulher e os meninos vieram para estudar e eu fiquei lá queimando a lata (cozinhando o feijão), preparava minha roça, e no final de semana vinha para cá.

Seu Lucas lembrou que se animava quando chegava a sexta, pois era dia de vir para cidade para entre outras coisas curtir um forrozinho.

- Gostava de ir ao Chico do Beija, Pau Preto. Eu não perdida, fica animado, gostava de um namoro de leve. O final de semana eu brincava pra valer, quando era domingo de tarde já ia para o Alegrete com saudade, já tinha vontade de vir morar aqui. Ficava contando os dias para voltar.

Nos dias atuais, Seu Lucas disse que não vai mais ao forró, e tem ficado em casa, aos cuidados de um neto, um jovem de 18 anos.

Num teste de memória, Seu Lucas recordou os nomes dos 9 filhos: Maria da Cruz(ex-esposa do Zé Pinheiro), a mais velha, Antônia Maria dos Santos, José Lucas; Francisco Lucas, Iracema, Maria Luiza, Sebastião, Iraci e Luisinho.

Em matéria de saúde, ele afirma se sentir bem, assume no entanto que nunca fez o exame preventivo da próstata, mas se for preciso faz numa boa. Pela passagem dos 90 anos, Seu Lucas, que nutre paixão pelo Palmeiras foi surpreendido com bolo preparado pela família.

- Eles me enganaram, me levaram a casa de um neto, depois me trouxeram para casa e cantaram parabéns, uma brincadeira boa. FOTOS DO ANIVERSÁRIO DO SEU LUCAS







 Por José Loiola Neto
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu