PLANTÃO PERMANENTE: Notícias de Elesbão Veloso nesse fim de semana. Sábado(8) e domingo, 9/10/2016

Por: José Loiola Neto, da redação Eldorado FM

FELIZ PELO RESULTADO
Neste sábado, ouvido pela Eldorado Fm, Cícero do Cabana se mostrou satisfeito pelo resultado que lhe outorgou o quinto mandato consecutivo como vereador de Elesbão Veloso, após ter obtido 861 votos na eleição do domingo passado. Cícero disse que a votação alcançada foi dentro da expectativa traçada. "Estava esperando isso aí mesmo. Nunca disse a nenhum companheiro em que posição iria chegar, queria sim, ser eleito para continuar representando os trabalhadores rurais e todos os elesbonenses", falou Cícero.


BUROCRACIA PREVIDENCIÁRIA
Para o assessor de políticas sociais da Federação dos Trabalhadores(as) na Agricultura do Estado do Piauí- Fetag-PI, o governo pode até não retirar direitos dos trabalhadores, na reforma da previdência a que se propõe. Mas, segundo Simão Oliveira, deve haver uma burocratização aos direitos da classe trabalhadora. "Eles não vão acabar com aposentadorias, mas pode haver aumento da idade, podem propor o pagamento de alguma contribuição para Previdência e desvincular o valor dos benefícios assistenciais da LOA do valor do salário mínimo, dentre outras coisas", disse Simão.

DEBATE SOBRE AGROTÓXICOS
Quase que ao final da reunião deste sábado no Sindicato Rural, o lavrador Raimundo Nonato Oliveira, o "Bigodudo", 55 anos, membro da atual diretoria do STTR-EV, sendo ele morador da localidade Barra do Mocambo propôs um debate em torno do uso desregrado de agrotóxicos em Elesbão Veloso. Nonato se disse preocupado com a situação, na medida em que as pessoas que fazem uso de herbicida e inseticida não tem equipamentos apropriado para utilização dos produtos.

Raimundo Nonato Oliveira defende discussão sobre uso de agrotóxicos
PRESENÇA
Eleito para 3º mandato como vereador de Elesbão Veloso, tendo obtido 544 votos na eleição do último domingo(2/10), Paulo Ferreira de França marcou presença na reunião deste sábado no Sindicato Rural. Convém lembrar que o líder da oposição na Câmara Municipal já pleiteou a presidência do órgão sindical por duas vezes, não logrando êxito.

26 ANOS SEM NORBERTO MOURA
Neste sábado(8/10) completam-se 26 anos da morte de Norberto Portela Moura. Prefeito e vereador do município é tido como uma das mais emblemáticas lideranças políticas para sua época, tendo sido importante para vitórias de seus sucessores. Norberto, pai dos ex-prefeito Chico Norberto e Rosa Moura foi homenageado com nome do hospital local, onde defronte ao mesmo encontra-se uma estátua ilustrando sua pessoa.

BODAS DE OURO
No último dia 4 de outubro, terça passada, o casal Chico Miguel(72 anos) e Suli(66 anos), moradores da Avenida Padre Luis Brasileiro, na Piçarra completaram 50 anos de casados, e neste sábado(8/10) junto a filhos, noras, genros, netos e bisnetos vão comemorar o feito histórico. No roteiro, missa em ação de graças na Matriz de Santa Teresinha seguida de churrasco com música ao vivo no Centro de Lazer Carlos Portela Leal- Maçonaria, na Piçarra.

FORMAÇÃO
Previsto para segunda e terça-feira em dois turnos- manhã e noite, no Ceep Benedito Leal, a retomada do curso de formação de professores de ensino médio, interrompido desde agosto passado. Encontro pela manhã ocorre das 8 às 11h e à noite das 18h30 às 21h30.

GINCANA
Deve começar esta semana, por alunos de ensino médio do Ceep Benedito Leal a preparação da Gincana Cultural, que enfocará um histórico da escola que completará 50 anos em 2017. Posterior a Gincana virá a Semana Cultural.

CRECHE
Bastante avançada a obra de construção de nova creche no município, localizada nas imediações do SAMU, no bairro Piçarra. Pelo andar, o prédio poderá ser entregue até a primeira metade do mês de novembro.
Nova creche em Elesbão Veloso, na Piçarra
LOTAÇÃO
Com o fim da greve dos bancários, sexta passada, foi grande a movimentação no Banco do Brasil de Elesbão Veloso, que recebeu enorme fluxo de pessoas na parte interna. A greve dos bancários durou 31 dias, a mais longa desde 2004.

NÃO, AOS ATRAVESSADORES
Durante reunião no Sindicato Rural de Elesbão Veloso neste sábado pela manhã, o secretário de políticas agrárias alertou para o risco que estão sujeitos trabalhadores se optarem por 'atravessadores' na eventualidade de convocação pela previdência para revisão de benefícios(aposentadorias por invalidez) no chamado 'pente-fino', feito pelo governo federal. Devaldo Nunes lembra que não precisa procurar terceiros nem advogados. "Aquele que for aposentado por invalidez, que tenha menos de 60 anos, no caso de trabalhador rural, vá ao Sindicato Rural", ressaltou Devaldo.
Devaldo Nunes da Fetag-PI fala ao Painel Popular
SEGURO SAFRA
Devaldo Nunes, secretário de políticas agrárias junto a Fetag-PI disse durante reunião no Sindicato Rural de Elesbão Veloso neste sábado que este ano o Ministério do Desenvolvimento Agrário- MDA não terá o que alegar se o assunto for ter que pagar agricultores por conta dos efeitos da estiagem. "O Emater-PI dos municípios e o próprio IBGE comprovaram as perdas, o que falta agora, é apenas o governo do estado pagar duas de cinco parcelas exigidas pelo programa".

SESSÃO NA CMEV
Câmara Municipal realizou sexta passada sessão ordinária, o primeiro encontro pós-eleições. Uma nova sessão está prevista para sexta, dia 14/10.


ACIDENTE COM VÍTIMA FATAL
Caminhoneiro identificado como Severino Ramos Araújo, 64 anos, morreu em sinistro de colisão com um Golf, em acidente ocorrido por volta das 6h da manhã deste sábado, na altura do KM-144 da BR-316 a 12 km de Elesbão Veloso, conforme relato da polícia. Corpo da vítima se encontra no Hospital Estadual Norberto Moura, nesta cidade, aguardando liberação para familiares.

ACHADO SEM VIDA
Foi encontrado sem vida em um matagal na área da Torre zona rural de Elesbão Veloso, durante a manhã deste sábado, o corpo de um homem identificado como "Silvino". Corpo que estava em estado avançado de decomposição, sendo devorado por bichos foi encaminhado ao IML em Teresina. Silvino, conforme apurado pelo Painel Popular é sobrinho de Seu Lisboa, morador da Torre.

DESAPARECIDO
Segue desaparecido desde a quarta-feira(21/9), o lavrador Erivaldo Rodrigues da Silva, 35 anos, irmão da dona Izelda Rodrigues, a "Dédi" que está a sua procura. Morador do Santa Clara, "Lourão" como é conhecido saiu de casa dizendo apenas que iria ali. Dona Dédi já foi até Oeiras e Tanque do Piauí a procura do irmão que sofre com problemas cardíacos. Informações para 86 9-9448-9599.

ASSEMBLEIA
Realizou-se durante a manhã deste sábado(8), após mais de dois meses reunião no Sindicato Rural de Elesbão Veloso, a qual contou com o retorno do presidente Cícero Marcos de Oliveira, o Cícero do Cabana, licenciado desde maio passado por conta do pleito eleitoral, encerrado domingo passado e que culminou com vitória que lhe credenciou ao quinto mandato seguido como vereador do município. Cícero obteve 861 votos.
`Público presente à reunião no STTR-EV neste sábado pela manhã
VAZAMENTO
Do bairro de Fátima vem denúncia de moradores da Rua Coronel Edmundo Soares, dando conta que a mais pelo menos três dias um cano de rompeu nas proximidades da residência do senhor Zé Gazoza, o que vem provocando grande desperdício de água. Moradores cobram a intervenção da Agespisa, no sentido de retirar o vazamento.

PEGAS NA PEDRO II
No Santa Clara, mais precisamente na Rua Dom Pedro II, moradores estão aflitos mediante o descaso em que estão submetidos, visto que, diariamente menores estão empinando pneus de motos e promovendo rachas em plena via pública.

VESTIBULAR UAB 2016-2017
Polo de apoio presencial território Vale do Sambito da UAB/Elesbão Veloso, o qual atende a alguns município da microrregião valenciana foi contemplado pelo Centro de Apoio a Distância da Universidade Federal do Piauí-Cead/UFPI, ofertando cinco cursos, sendo quatro licenciaturas e um bacharelado. De acordo com a professora Elisângela Leal, coordenadora da polo local, em entrevista ao Painel Popular, cada curso oferecerá 50 vagas. As inscrições estão abertas até 3 de novembro, devendo ser confirmadas no endereço www.ufpi.br/copese. A prova será aplicada em 11 de dezembro.
Vestibular na UAB de Elesbão Veloso
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu