DE OLHO NA LÍNGUA: Dicas de português com o professor Antonio da Costa- domingo, 18/12/2016



CAIXA ELETRÔNICA OU CAIXA ELETRÔNICO?
É Caixa Eletrônico. O Caixa também pode ser o homem que trabalha no banco. A caixa pode ser a mulher (profissional) ou objeto (a caixa registradora, a caixa de sapato, a caixa de bombons).

EM TEMPO: No Português contemporâneo, a maioria dos gramáticos recomenda usar “o Caixa”, tanto para pessoas do sexo masculino, como para pessoas do sexo feminino. Exs.: O Caixa Pedro Paulo; O Caixa Maria do Carmo.

O SIGNIFICADO DE ‘PETRÓLEO’

Esse é o título correto do tópico publicado na edição passada. E não: O ‘sinônimo’ de petróleo.

A ATRIZ PRECISA DE “UM SÓSIA” OU DE “UMA SÓSIA”?
Devemos dizer: A atriz precisa de um sósia. Esse substantivo é sobrecomum, isto é, a forma masculina serve para homens e mulheres. Não existe a forma “a sósia”. Vejamos outros substantivos sobrecomuns: Algoz (M), alvo (M), animal (M), cônjuge (M), criança (F), ídolo (M), pessoa (F), presa (F), testemunha (F), tipo (M), vítima (F), membro (M).

O MAIS DAS VEZES OU AS MAIS DAS VEZES?
Tanto faz. As duas expressões são corretas. Ex.: São trabalhadores, o mais das vezes (ou: as mais das vezes), mal remunerados. O que não se deve usar é “a mais das vezes”, com artigo feminino, no singular.

TODA-PODEROSA OU TODO-PODEROSA?
O correto é todo-poderosa. Quando a palavra “todo” faz parte de um adjetivo composto, deve ficar invariável. Exs.: A todo-poderosa ministra; Os todo-poderosos diretores; As todo-poderosas atrizes.

UMA MULHER DIZ ‘OBRIGADO’ OU ‘OBRIGADA’?
Obrigado ou obrigada é a forma reduzida da expressão “estou obrigado/obrigada”. Portanto, depende do sexo de quem agradece. Uma mulher deve dizer sempre “obrigada” para homens ou mulheres. O homem deve dizer sempre “obrigado”, tanto para outros homens como para mulheres.
Na linguagem coloquial, o que sempre ouvimos é o povão dizer “brigado” ou “brigada”, deturpando a forma correta “obrigado” ou “obrigada”.

CARRASCO É SOBRECOMUM OU COMUM DE DOIS GÊNEROS
É sobrecomum. Devemos dizer “o carrasco” tanto para homens como para mulheres. Ex.: Ela é um carrasco. Não existe a forma “carrasca”.

O ALFACE OU A ALFACE?
Alface é substantivo feminino. Devemos dizer sempre: a alface.

O CAL OU A CAL?
Cal é substantivo feminino. Ex.: No caso do pênalti, a bola deve ser colocada na marca da cal.

O CHINELO OU A CHINELA?
Tanto faz. A forma mais usada é “o chinelo”. A forma feminina é regional e está em desuso.

O DÓ OU A DÓ?
Dó é substantivo masculino. Ex.: Estou com um dó imenso.

ELA É UM GÊNIO OU UMA GÊNIA?
O correto é: Ela é um gênio. Trata-se de substantivo sobrecomum, ou seja, a forma masculina “um gênio” serve tanto para homens como para mulheres.

(*) Professor Antônio da Costa é graduado em Letras Plenas, com Especialização em Língua Portuguesa e Literatura, na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). É, também, servidor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Sobral. Escreve esta Coluna toda terça-feira. Contatos: (088) 9409-9922 e (088) 9762-2542.
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu