RETROSPECTIVA 2016: Alguns dos fatos mais importantes do ano em Elesbão Veloso.

 
Por José Loiola Neto

Num trabalho especial do professor e radialista José Loiola Neto, alguns dos fatos e imagens marcantes de esporte, política, polícia, falecimentos e do dia a dia em Elesbão Veloso durante o ano de 2016. Confira!

JANEIRO
4/1- Falecia em Teresina, o lavrador e aposentado Onofre Vieira dos Santos, 81 anos, pai do sindicalista Valdemir Vieira, o popular  "Valdemir da Alta Vista".

8/1- Encontrado morto em sua residência no bairro Várzea Alegre, Adão Soares Fernandes, o "Adão da Rita" ou "Adão da Várzea Alegre", 47 anos.

10/1- Falecia aos 77 anos, em sua residência, na Rua Piauí no bairro de Fátima, o aposentado Francisco Mendes Teixeira, o "Chico Barão", pai das enfermeiras Rosário e Zezé Barão.

11/1- Posse dos novos conselheiros tutelares de Elesbão Veloso.

17/1- Chuvas forte levava transtornos a moradores do bairro Capitão Mundoco e adjacências.

20/1- Operação Napalm, contando com as participações das polícias Civil e Militar e focada no combate ao tráfico de drogas, prendia 8 pessoas em Elesbão Veloso.

23/1-  Morria, em Capelinha interior de São Paulo, aos 87 anos, o lavrador Manezin Gibão, conhecido também por sua atuação na roleta do jogo do bicho, durante os anos 1970 e 80.

30/1- Apresentação de Os Meninos de Barão, no Cabana Club, em promoção de Eita Noiz Produções, de Adalberto Junior, na festa de Despedida de Férias.

FEVEREIRO
3/2- Morria em Teresina, o aposentado Luis Grampôla, que residiu em Elesbão Veloso durante as décadas de 1960 e 70, tendo sido motorista do fazendeiro e comerciante José Osvaldo Barbosa.

7/2- O ex-jogador de futebol amador, servidor público municipal, Francisco Nunes, o Baladeira se envolvia em grave acidente na PI-224, e ficava dias internado em hospital de Teresina.

12/2- Após um ano e meio no comando, Andrei Alvarenga deixava a DP de Elesbão Veloso.

14/3- "Mimi Mundeza" ou "Mimi do Picolé", irmão da Rosa Mundeza e primo do pedreiro Zé Marreca morria vítima de afogamento no açude da localidade Meios, zona rural do município, depois de sofrer um crise convulsiva.

16/2- Paulo Gregório, 32 anos, assumia como novo delegado de polícia de Elesbão Veloso.

24/2- Preso na localidade Mosqueada, zona rural de Elesbão Veloso sob acusação de estuprar filha e neta, ambas menores de idade, o lavrador Manoel Oliveira de Macedo, o Manoel Loló, 59 anos.

26/2- Falecimento do aposentado Enoque Cavalcante, morador da Avenida Benedito Leal, bairro de Fátima, aos 72 anos.

27/2- Morria, aos 86 anos, o fazendeiro Raimundo Soares, o "Suarão 72", dono da fazenda Careta.

28/2- Aos 49 anos, o cadeirante Nonato Caroço morria vitimado por parada cardíaca.

- Morria, vitimada de acidente com moto, na PI-224, o lavrador Raimundo Nonato de Jesus Moura, o "Raimundo da Idô", aos 36 anos.

MARÇO
1º/3- Morria no HUT, em Teresina, aos 41 anos, o pedreiro Francisco Pereira da Silva, o "Chico Pedreiro". Ele se envolveu em acidente de moto na PI-224, dois dias antes.

11/3- Morria aos 65 anos, a aposentada Maria do Socorro Campelo da Silva, esposa do taxista "Santo da Rede".

- Menor infrator J, conhecido popularmente como "Aranha", morador do bairro Capitão Mundoco, confessava que praticou 25 arrombamentos em Elesbão Veloso desde o começo de 2016.

13/3- Morria em um acidente com moto, em Timon-MA o pedreiro José Pereira do Vale, o "Zezé Pedreiro", natural de Elesbão Veloso, pai da Jaiana do Vale.

26/3- No Cabana Club o II Abala Elesbão Veloso Para Cristo contava com a presença do cantor Valdeci Aguiar.

29/3- O taxista Kássio Dantas era vítima de assalto em Teresina. Bandidos levaram a hilux dele. O carro foi recuperado horas depois em Timon-MA.

30/3- A advogada Lianna Ivna Leal Sousa lograva êxito em ação conquistada na justiça contra  a Companhia Energética do Maranhão- CEMAR. Trata-se de uma indenização por danos morais e materiais em face a uma eletrocussão (ou eletrocução) que o senhor Jurandy José de Araújo, de Turiaçu-MA sofreu em agosto de 2012.

ABRIL
1º/2- Falecia o aposentado Francisco das Chagas dos Santos, o "Pantico Fotógrafo", de 66 anos.
2/4- Falecia aos 96 anos, o aposentado Mauro Paulino, pai do Paulinho Pedreiro e do empresário "Bonfim Motos".

8/4- Durante sessão ordinária na Câmara Municipal de Elesbão Veloso (CMEV), o empresário Agamenon do Santin, representando a INFATEC fazia uma exposição em torno do Projeto Anjo da Guarda, o qual tem dentre suas finalidades reduzir os altos índices de acidentes de trânsito, sobretudo envolvendo motocicletas.

3/4- Elesbonense Antônio Campelo falecia aos 31 anos,  em Santos, litoral de São Paulo, vitimada por um infarto fulminante. Ele era irmão do "Santista", da Preta, que hoje mora em Natal e da Gilmara, moradora do bairro Novo Elesbão.

16/4- Com dois gols do atacante Tony Ramos, um em cada tempo de jogo, a Rua do Fio derrotava o  Moto Táxi por 2x0, e conquistava o título da I Copa Verão/CRE.

20/4- Cícero Soares da Costa, 25 anos, morador da Rua 28 de Fevereiro, Capitão Mundoco morria em frente a um bar na avenida principal daquele bairro, em detrimento ao consumo excessivo de álcool, apurou nossa reportagem.

24/4-  Elesbonense José Gregório Lopes Cavalcante Junior, filho do casal Teresinha Cardoso e José Gregório Lopes Cavalcante era ordenado frei pela Ordem do Carmelo Descalço, em Belo Horizonte e se chamará Frei José Gregório da Mãe de Deus. Ele é um dos netos da saudosa Alci Lopes.

30/4- Crime bárbaro na vizinha Francinópolis. O motorista Antonio Filho, o "Prefeito" ex-assessor da Prefeitura da cidade foi moto a tiros em praça pública pelo sujeito identificado como "Elson", preso pela polícia 10 horas depois de praticar o homicídio.

MAIO
2/5- Morria em São Paulo, aos 47 anos, depois de sofrer um infarto, o eletricista Benilton Otacílio da Silva, o "Benilton do Ota". Corpo foi velado em sepultado em E.Veloso.

12/5- Falecia em Araguaina-TO, onde vinha residindo o pedreiro e artesão José Gregório da Silva, o "Gregório das Manilhas", 47 anos, natural de Elesbão Veloso mas que vinha residindo no Tocantins desde 2010 juntamente com a família.

15/5- Em entrevista ao Painel Popular, o vereador Tácio Lopes-SD detalhou como se deu o incidente que culminou com sua detenção, por suposto desacato a polícia, durante um blitzen.


18/5- Falecia em Teresina, Giselda de Sousa Araújo, a "Galega"(FOTO), dona de um bar no Cabaré de Elesbão Veloso.

21/5- Na Fazenda Lilás, acontecia festa para comemorar os 100 anos de senhor Santin do Lilás.

- Morria vítima de afogamento na Barragem da Aroeira  o lavrador Marceliano José de Moraes, 31 anos, solteiro, morador da Rua Raimundo Lopes na Piçarra. Ele é um dos filhos do casal Maria Luzia de Moraes de Maximimo de Moraes, ambos in memória.

22/5- Em entrevista a Eldorado Fm, o cirurgião-dentista Chico Ramos dizia que nunca ganhou uma eleição porque não tem dinheiro.

26/5- Encontrado morto em sua residência, na localidade Estreito, o lavrador Manoel Henrique da Silva, o "Manezin", 68 anos, solteiro, tio do promother de eventos, Adalberto Junior.

28/5- Jovem Romildo José Bezerra dos Santos, de 16 anos, morria vitimado por acidente com moto, na PI-224. Morador da localidade Tabuleiro Grande, ele era aluno do 2º ano do ensino médio na escola Benedito Leal.

30/5- Durante evento no pátio da escola, o qual contou com a presença do pároco Miguel Junior, alunos e professores estenderam homenagens ao jovem Romildo José que falecera em decorrência de acidente com motos dois dias antes. 

JUNHO
1º/6-  Encontrado sem vida em sua residência, em São Paulo, Luis Vieira dos Santos, o "Luis do Rosa Mariinha", 49 anos natural de Elesbão Veloso. É provável que Luis tenha morrido em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral-AVC.

5/6- Na decisão do 2º Campeonato de Futebol da Localidade Monte Castelo, o Santa Fé sagrava-se campeão após bater por 2x1 na final o time da casa- Baixa da Ponte.

6/6- Professor de matemática Djalma Carvalho se envolvia em acidente com moto em um trecho da rodovia estadual PI-224, vindo a ficar por alguns dias internado, por consequência, afastados das atividades enquanto docente.

10/6- Falecia em Teresina, aos 91 anos, o aposentado Manoel Vicente de Mesquita, avô do enfermeiro Laerte Manoel, atual coordenador do Samu de Elesbão Veloso.

-  Morria em Teresina, onde ficou internada por alguns dias dona MARIA DO RESTAURANTE, Moradora do bairro Várzea Alegre, era mãe do Clerrerisson e Cicinho, goleiro dos Trintões.

11/6- Professor de português José Wendel se envolvia em acidente com seu carro na PI-224, enquanto retornava de Francinópolis. Ele saiu ileso. Apenas o carro teve danos materiais.

- Furto e depredação à escola municipal Joana Nonata, no bairro Cirino.

-  Morria aos 31 anos, em Teresina, em decorrência de problemas cardíacos, JORIANA BATISTA DE MOURA, filha de Teresinha Batista de Moura e neta do senhor Augusto Moura.

- Ex-jogador agora motorista Jurandi Beserra da Silva, o "Tunda" tinha moto raptada no centro da cidade. No mesmo dia, à noite, o veículo que estava em poder de um elemento, morador do bairro Matadouro, foi recuperada, nas imediações do Giga Byte.

-  Falecia aos 63 anos, a aposentada Maria José da Conceição, esposa do senhor João Aristides, ex-servidor do Banco do Brasil e mãe do taxista José Valdete, o "Dete".

12/6- Felecia em Teresina, aos 78 anos, o aposentado Benedito Ferreira Ramos, irmão do neurocirurgião Chico Ramos. Benedito, amante da política, tendo sido candidato a vereador de Elesbão na eleição do ano 2000 deixou esposa, filhos e netos.

13/6- Morria Risalva Silvino, de Barras-PI, esposa de Raimundo Sobrinho, natural de Elesbão Veloso. Em Teresina, após passar mal e ser levada a um hospital. Ela estava grávida; à espera do segundo filho.

17/6- Na presença da Major PM Elizete Lima, era implantado em Elesbão Veloso, durante solenidade na Câmara Municipal, o Programa Educacional de Resistência às Drogas-Proerd atendendo a proposição do vereador Paulo Ferreira de França-PSB.

19/6- Exposta nas redes sociais por meio de informações caluniosas, dando conta que ela seria portadora do vírus HIV, que provoca a AIDS, a jovem Ana Maria de Sousa Santos, a Aninha, 19 anos, fala ao Painel Popular e se diz constrangida com onda de boatos maldosos. Ela prometeu provar e esclarecer as calúnias.

24/6- Era realizada a 9ª edição da Feira Agropecuária de Elesbão Veloso. O evento desse ano deixou a desejar em vários aspectos, o público que compareceu foi bem abaixo do esperado. 

23/6- Médico pediatra elesbonense João Batista dos Santos, 33 anos, era encontrado morto em um hotel de Teresina. Ele deixou esposa e filho.

29/6- Realizada mais uma edição da tradicional festa da Romana, na Baixa do Curral. Promoção do Agenor

JULHO 
2/7- Aos 86 anos, morria a caminho de Teresina depois de cair da carroceria de uma caminhonete D-10 nas proximidades da Baixa dos Tinguis, o aposentado Basílio Teixeira da Silva, morador do bairro Várzea Alegre. O carro pertence ao pecuarista Chico Lopes, proprietário da fazenda Limoeiro, e que conduzia o veículo no momento do acidente. Seu Basília vinha como carona na companhia de um filho que sofre com transtornos mentais.

8/7- Morria vítima de acidente na BR-316, próximo a Primeira Várzea, o lavrador e violeiro Gonçalo de Aquino, o Gonçalo da Tunica, aos 66 anos.

10/7- Nos pênaltis, Areias de Novo Oriente derrota Tabuleta de Valença do Piauí e conquista título do Torneio da Alta Vista- placar de 3x2, depois de 1x1 no tempo normal.

- Morria em São Bernardo do Campo-SP, em consequência de um AVC, o elesbonense Luis Pereira da Silva, o "Pereirinha", 61 anos, irmão da professora Do Ó, esposa do pedreiro Mirulin.

11/7- Morria em São Paulo, José Soares, o "Soares" de Elesbão Veloso. Ele morreu horas depois de ter participado do velório e sepultamento do irmão Pereirinha

16/7- Inauguração da Padaria e Pizzaria Estrela, do empresário cearense Marcos Antonio de Aguiar.

17/7- Morria vitimado por acidente com moto nas proximidades do Posto Lu- PI-224, o autônomo Norberto Portela de Moura Neto, o "Netinho", filho do casal Ana Moura e Norberto Filho, o "Norbertinho". Ele deixou esposa e filhos.

19/7- Morria vitima de infarto fulminante, o aposentado José Pereira da Silva, o "Cazé Mocó", morador da Avenida Padre Luis Brasileiro.

20/7- Em amistos, time do Repartimento aplica goleada histórica de 20x5 no time Serra do Carneiro.

21/7- Morreu aos 90 anos em Teresina, o comerciante e professor aposentado Erasmo Borba, irmão da professora Zélia Borba.

- Morria o aposentado Gonçalo Henrique da Silva, tio do promother Adalberto Junior, de Eita Noiz Produções.

23/7- Visando as eleições municipais, partidos que integram o bloco da situação realizam convenções, na Escola Benedito Leal.

25/7- Morria aos 86 anos, de causas naturais em sua residência, a aposentada Joana Soares de Mousa, esposa do seu João Cilidona, moradores da Avenida Benício Alves, próximo a DP da cidade.

27/7- Carro com placa de brasília- um Citroen era abandonado nas imediações da ladeira do Marreiro, área rural de Elesbão. Veículo foi 'depenado'.

30/7- Convenções dos partidos da oposição em Elesbão Veloso, na Escola Benedito Leal.

AGOSTO
3/8- Soldado do Exército Domingos Welson Rodrigues da Silva, de Regeneração, residente em Elesbão Veloso, morreu em Teresina, dias após sofrer acidente de trabalho. Welson, de 23 anos, deixou esposa e filha de 3 anos.

- Pescador Liberato Ferreira Martins morria aos 79 anos em sua residência, no Santa Clara.

7/8- Elesbonense Jesuslene Alves da Costa, a "Jesus", esposa do Chagas da Hormina, mãe de uma jovem de 20 anos, morria aos 41 anos, em São Paulo, vítima de infarto. Jesus era filha do senhor João Murilo e irmão do "Baratinha". Corpo foi sepultado na localidade Tapera.

- Morria em sua residência na Rua Dom Pedro II, no Santa Clara, o aposentado e comerciante Francisco Antonio da Paz, o Chico Victor, aos 88 anos, pai da dona Moreira, esta esposa do Nequinha da Loja do Povo.

17/8- Executado a tiros em Petrolina-PE, o jovem elesbonense Eric Vinicius, filho da Regina Maria de Sousa, neto da dona Virginia da Banca, que faleceu no final de 2014.

22/8-  Soldado PM e estudante de direito, Maurilia Elias, 29 anos, cometia suicídio em seu apartamento no Conjunto Morada Nova, em Teresina. Ela foi encontrada sem vida pelo irmão Maurício Elias. Maurilia era filha do açougueiro Chico Elias com a senhora Adalgiza.

- Morreu aos 84 anos, o fazendeiro Sebastião Soares da Silva, o "Sebastião do Everton", morador da localidade Fundo da Lagoa, zona rural de Elesbão Veloso. Era pai dos caminhoneiros Zé Sobrinho e Norberto Soares e Marieta e Evelyne, funcionárias do Hospital local.

26/8- Morria aos 97 anos em sua residência, no Conjunto Parque Piauí, em Teresina, onde residia, a aposentada elesbonense Deolinda Nonata de Oliveira Cavalcante, a Bem Alva, mãe do "Zé da Bem Alva", morador do bairro de Fátima, aqui em Elesbão. Corpo foi sepultado na capital.

SETEMBRO
7/9- Na raça, Alta Vista conquistava título do Campeonato de Veteranos do CRE. Empate de 3x3 no tempo normal com a Baixa da Ponte, vitória por 4x3 nos pênaltis. Detalhe é que a Alta Vista perdia o jogo por 3x0. Prêmio de R$ 1.200,00 para o campeão.

- Clube Recreativo Elesbonense completou 40 anos de fundação.

8/9- Inauguração do novo CEEP Benedito Leal, na Piçarra, com a presença da secretária estadual da educação, deputada federal, primeira-dama no Estado do Piauí, Rejane Dias.

12/9- Empresário Pedro Soares, o "Pedro Rico", atual presidente do CRE era vítima de assalto no Sul do Piauí. Armados, bandidos levaram a SW-4 dele além de certa quantia em dinheiro. Até então carro não foi localizado.

21/9- Desaparecia o lavrador Erivaldo Rodrigues da Silva, o "Lourão", 35 anos, irmão da dona de casa Izélia Maria Rodrigues da Silva, a Dédi, 38 anos, moradora do Santa Clara. Não há nenhuma informação acerca do seu paradeiro.

- Arrombamento à Loja Ellem Modas, centro de Elesbão Veloso. Ladrões levaram mercadorias avaliadas em pelo menos R$ 8 mil. Loja pertence aos irmãos Edson e Reis. Até hoje, crime não foi elucidado.

- Abertura dos festejos de Santa Teresinha, padroeira de Elesbão Veloso.

23/9- Morria vítima de acidente em trecho de curva na avenida Florentino Sampaio, antiga Estrada Nova, a jovem Edilma Alves da Silva, aos 36 anos, sendo ela uma das filhas da Suli do Josué. Edilma colidiu sua moto contra uma árvore.


29/9- Morria o lavrador/humorista Chico Mainha, em consequência de problemas provocados por um AVC, sofrido durante o ano de 2014. Morador da Rua São Paulo, no Matias, ele deixou esposa, filhos e netos.

- Show com o cantor Mano Walter, no CRE, durante os festejos da padroeira.

30/9- Shows dos festejos na Spazzio- Dorgival Dantas, Amor Bandido e Banda Montagem. Pelo menos 3 mil pessoas na casa de shows.

OUTUBRO
1º/10- Botijão de gás chegava a R$ 60,00 em Elesbão Veloso.

2/10- Ronaldo Barbosa(PTB) reeleito prefeito de Elesbão Veloso, derrotando o vereador Antonio da Dona Ernesta(PSB), com maioria de 1942 votos.

8/10- Lavrador Silvino era encontrado morto em Barra do Mocambo, zona rural de Elesbão Veloso. Possivelmente ele foi assassinado.

- Morria em acidente de trânsito na BR-316 a 12km de Elesbão Veloso, o caminhoneiro Severino Ramos de Araujo, 64 anos, natural de Pernambuco.

- Festa comemorativa de 50 anos de união do casal Suli e Chico Miguel, moradores da Avenida Padre Luis Brasileiro.

31/10- Morria aos 84 anos, em sua residência, na Piçarra, o aposentado Manoel Romana, pai do coreógrafo Jeovane Santos.

NOVEMBRO
7/11- Morria aos 36 anos o mecânico José da Cruz Pereira da Silva, o "Picolé". Ele foi encontrado sem vida por familiares em sua residência, no Cirino.

8/11- Morte do aposentado Lídio Campelo da Silva, pai do comerciário Pedrinho, funcionário do Grupo Paraíso.

- Aos 92 anos, morria em Valença, o aposentado Hermes Fernandes de Sousa, de Elesbão Veloso, mas que vinha morando naquela cidade desde 2013, na companhia de filhos.

9/11- Morria a aposentada Francisca Rosa do Espirito Santo, 89 anos, mãe do comerciante Luis Fogoió, que faleceu em 2002.

20/11- Morria aos 86 anos, o aposentado Ricardo Rodrigues de Macedo, pai da Vanda, funcionária do Hospital Norberto Moura.

22/11- Morria, aos 81 anos, o aposentado Raimundo Alves de Carvalho, pai de Maria Alves de Carvalho, esposa do Cícero da Puba.

25/11- Morria o ex-vaqueiro José Oliveira da Silva, o Zeca Silvestre, avô do Francisco Toshiba, dono do Bar o Toshiba.

26/11- Estreia da Bnda Top-10, do empresário Neiva Filho, o "Neivinha", na Churrascaria Cantinho da Roça, na Piçarra.

28/11- Brutalmente assassinado com golpe de faca no pescoço, o mototaxista José Augusto Lopes, 35 anos. Acusado tomou rumo ignorado na motocicleta da vítima, até hoje, não localizado. Assassinato comoveu moradores da cidade. Ele deixou esposa e filha.

DEZEMBRO 
4/12- Morria a aposentada Maria Soares de Carvalho, a "Maria do Zezim Cabeça de Cuia", mãe das técnicas de laboratório Titinha e Marinete Carvalho.

9/12- Realizado a quarta edição do Auto de Natal de Elesbão Veloso, no Adro da Igreja de Santa Teresinha. Evento promovido por Gliceria Soares, secretária da Assistência Social e equipe.

14/12- Diplomação dos eleitos(prefeito, vice, vereadores e suplentes), no auditório da Prefeitura de Elesbão Veloso, pela Justiça Eleitoral.

16/12- Lavrador elesbonense Francisco Romero, o "Merim", um dos filhos do casal João Anísio e Maria Iêda(ambos falecidos), morria no interior de São Paulo, vítima de Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico-AVCH, aos 42 anos. Ele era casado; não deixa filhos.

- Última sessão do ano na Câmara Municipal de Elesbão Veloso.

17/12- Jogo dos Amigos e Flamenguistas, na AABB na Várzea Alegre conta com as presenças do zagueiro Ronaldo Angelim, ex-Flamengo-RJ e do meia-atacante Paulo Jr, de Francinópolis, atualmente no Strikers dos EUA.
- Última reunião do ano no Sindicato Rural de Elesbão.

18/12- Graves acidentes com moto na PI-220 entre Barra D´Alcântara e Novo Oriente deixava saldo de três mortos, todos jovens com idade entre 18 e 20 anos.

24/12- Royale vence por 7x4 a Real Sociedad e conquista Copa FJU de Futsal, promovida pela Universal. Jogo realizado na quadra do antigo Colégio Benedito Leal.

25/12- Moto Táxi conquista título do 9º Campeonato do Alto, depois de bater nos pênaltis por 3x2 a Rua do Fio. No tempo regulamentar empate por 2x2.
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu