Real Madrid recebe Las Palmas e precisa vencer para sonhar com título

Real Madrid enfrenta o Las Palmas no Bernabéu 
O Real Madrid recebe o Las Palmas na tarde desta quarta-feira (01), em partida válida pela 25ª rodada do Campeonato Espanhol. Vindo de uma virada difícil e polemica no último domingo (26), os comandados de Zidane entram em campo pressionado em busca de uma vitória.

Os merengues só jogam após o confronto do Barcelona na rodada. A equipe de Neymar, Messi e companhia entram em campo às 15 horas, quando recebe Sporting Gijón.

Já o Real Madrid, tem partida marcada para às 17h30m, o técnico Zidane não relacionou para a partida de amanhã os brasileiro Casemiro e Danilo. Já o lateral esquerdo Marcelo tem presença confirmada contra a equipe das Ilhas Canarias.

Confira abaixo a lista dos 19 convocados pelo técnico para o encontro relativo à jornada 25 da Liga, que o Real Madrid disputará esta quarta-feira, frente ao Las Palmas, no Santiago Bernabéu (17:30 horas brasília).

CONVOCADOS DO REAL MADRID:
Goleiros: Navas, Casilla e Yáñez.
Defesa: Carvajal, Pepe, Ramos, Nacho e Marcelo.
Meias: Kroos, Kovacic, Modric, Asensio, Isco e James.
Atacantes: Cristiano Ronaldo, Benzema, Bale, Lucas Vázquez e Morata.

CONCENTRAÇÃO
Quarta-feira, às 11:30 horas locais, no Santiago Bernabéu.

PRÓXIMO TREINO:
Quinta-feira, 2 de Março, às 11:00 horas locais, na Cidade Real Madrid (porta fechada).

FOTOS: Eldorado FM de Elesbão Veloso completa 19 anos no ar. Confira um resumo histórico de uma das primeiras emissoras do segmento comunitário no Piauí.

Por: José Loiola Neto do Elesbão News

Uma das primeiras emissoras do segmento comunitário no Piauí, a Eldorado Fm de Elesbão Veloso completa 19 anos no ar. Pouco depois das 16h30 do dia 28 de fevereiro de 1998, a rádio executava a primeira música: Frei Damião com Luiz Gonzaga, o Rei do Baião e principiava ali sua trajetória no campo da comunicação radiofônica na cidade. À rádio surgia por meio de uma ideia dos irmãos, o empresário José Evaldo Gomes Barbosa e o ginecologista José Renaldo Gomes Barbosa, com estúdios instalados até hoje no mesmo ponto referencial, situado à Avenida Presidente Castelo Branso, 476, centro.
Logomarca Eldorado FM de Elesbão Veloso
A rádio teve como primeiro locutor Daniel Rodrigues, dono de boa voz e que ficaria até junho do ano seguinte. Semanas após sua abertura, o então vocalista de bandas Gerry Adriane, o Gerry Jamaica era contratado para compor a equipe, e em maio de 1998, o radialista José Loiola Neto, que acabara de deixar a AM Coroatá se juntava a equipe Eldorado, precisamente a 1 de junho daquele ano.
Daniel Rodrigues: primeiro locutor da FM Eldorado
Gerry Jamaica ficou na Eldorado FM entre 1998 a 2002 e fazia o Estação da Alegria e Só Forró
Daquela equipe composta por três profissionais, apenas o último, ou seja, José Loiola Neto permanece. Atualmente Daniel Rodrigues cuida de um provedor de internet que cobre não apenas Elesbão Veloso, mas outras cidades aos arredores. Por sua vez, Gerry que ficou na rádio até outubro de 2002, é empresário do ramo de bandas, atrávés de GP Eventos, oferecendo um pool de bandas musicais que se destacam no eixo Norte-Nordeste.
José Loiola Neto: único remanescente de 1998; faz o Almanaque e programas jornalísticos na casa
No começo, foram várias as vezes que por força de determinações da Anatel, a rádio era retirada do ar. Insatisfeito com as autuações, Evaldo Barbosa, decidiu religá-la apenas quando recebesse outorga do Ministério das Comunicações, o que demorou exatos seis meses, já que foi de março a setembro de 1999.

A FM Eldorado de Elesbão Veloso é uma das poucas emissoras do segmento comunitário no estado a ter o registro legal para funcionamento por parte do Ministério das Comunicações, e tem como diretor administrativo o empresário Evaldo Barbosa.
Empresário Evaldo Barbosa: idealizador da Fm Eldorado, é diretor administrativo da rádio
No seu quadro de funcionários, além dos três já citados anteriormente, outros passaram, empunharam microfone e deram sua contribuição valiosa. Passaram pela Eldorado FM: Josylanne Moura, atualmente servidora pública municipal; Suyanne Alencar, também servidora pública municipal; Mayra Karine, ora funcionária de uma ótica na cidade; Cruizinha Barbosa, falecida em 2005, um ano depois de deixar a rádio, em consequência de complicações no parto; Silvana Carvalho, dona de estabelecimento comercial; De Maria Nogueira, residindo em Teresina; Bharbara Vilana, por coincidência nascida no mesmo dia em que a rádio era inaugurada, estudante de enfermagem em Teresina; Marlene Magalhães, locutora noticiarista na Teresina FM; Cláudia Patrícia, que esteve na rádio até ano passado; Andrea Pontes, residente no interior de São Paulo, onde exerce a função de caixa de supermercado.
Marlene Magalhães: grande profissional do rádio esteve na Eldorado Fm em 2001

De Maria Nogueira é irmã de...
Bharbara Vilana, que nasceu no dia que a Eldorado Fm surgiu. 


Silvanna Caravalho: passagem pela Eldorado FM
Suyanne Alencar com a camiseta da FM Eldorado em 2013
Cláudia Patrícia teve passagem marcante pela Eldorado, fazia programa no foco em vaquejada aos sábados

Josylanne Moura dona de voz bonita apresentou programas do segmento sertanejo e o Brega Rasgado.

Mayra Karine fazia o Circuito Sertanejo e comandava audiência aos sábados pela manhã. Esteve na rádio em duas oportunidades até sair em 2014
Andrea Pontes: pessoa dedicada no que fazia; esteve na rádio entre 2007 e 2009.
Atualmente além de José Loiola Neto, único remanescente de 1998, fazem parte do quadro de funcionários, Marcos Willian, que ingressou em janeiro do ano passado; Valéria Miranda que está desde 2012 e Anna Cláudia, que chegou mês passado.
Valéria Miranda está na Eldorado desde 2012, é também vocalista de banda

Marcos Willian ingressou na Eldorado em janeiro de 2016

Ana Cláudia está na Eldorado atualmente e demonstra gostar do que faz.
Em termo de programação, além da boa música e jornalismo de qualidade, a emissora pauta também a religiosidade, visto que sempre realiza as as transmissões ao vivo da abertura dos festejos da padroeira Santa Teresina em setembro. Por muitos anos já transmitiu as celebrações direto da matriz nos tempos dos padres Edvar Ribeiro e Wanderley Morais.

Merecem destaque também os programas Fim de Tarde Com Deus, até bem pouco tempo no ar, aos domingos, com apresentação do professor Gean Cleiton e equipe litúrgica da igreja católica. Aos domingos pela manhã antes da Missa, entre 2000 e 2003, a igreja de Santa Teresinha tinha o programa "Despertar" e que contava com as apresentações de Claudinha do Franquimar, Francelmo Damascento, ambos morando em São Paulo atualmente e professor Rêmulo Brandão.

A igreja Assembleia de Deus tem desde novembro de 1999 um espaço para divulgação de seus trabalhos, e assim, o programa Novas de Paz por muito tempo teve apresentação da Irmã Ana Lúcia, aos domingos das 7 às 8h tem o programa A Voz da Assembleia de Deus com Daniel Rodrigues.

No começo de sua história, ainda durante o ano de 1998, a rádio tinha no ar o programa On Line com apresentação da eclética e experiente Fanca Lima Verde que acumula passagens pela AM Vale do Coroatá. O On Line tinha foco em bastidores de pessoas que se destacam na sociedade em Elesbão Veloso e no Piauí, não esquecendo o mundo das celebridades pelo Brasil.

Um dos primeiros programas da rádio foi o Eldorado Notícias, comandado por Daniel Rodrigues que fez também o Recordações 96. O Estação da Alegria era um programa matinal do gênero musical, tendo apresentação de Gerry Jamaica. Recém-chegado José Neto fez os programas Manhã Alegre e o Eldorado Esportivo. Anos depois veio o Manhã Total, Conexão do Ouvinte e Momento Esportivo.

Até os dias atuais, o carro-chefe da emissora é sem dúvidas o Painel Popular, produzido e apresentado por José Loiola Neto, no começo o noticioso dominical, que foi ao ar pela primeira a 9 de abril de 2.000 tinha como foco e tendência principal o Poder Legislativo, portanto, era apresentado em apenas meia hora uma síntese das sessões na Câmara Municipal.

Com o passar dos anos, o programa foi ganhando "adeptos-ouvintes" o que serviu para expandir o seu tempo de duração para uma hora no ar, a partir de 2001, depois uma hora e meia. A parir de 2003 passou a ter duas horas de duração até 2007 quando ganhou mais uma hora e assim tem atualmente três horas de duração.

O Painel Popular é uma verdadeira revista eletrônica do rádio com notícias pormenorizadas do Brasil, Mundo, Estado, informação de loterias, revistas semanais, placar esportivo, dicas de português, saúde, comentários políticos e o noticiário local em evidência, aqui, dentro de uma linhagem ética abordamos os assuntos cotidianos, reivindicando em nome da população afligida a resolutividade dos problemas comuns no dia a dia.

O Brega Rasgado é depois do Painel Popular, o programa mais apreciado pelo público-ouvinte. Tradicional das tardes de sábado desde a fundação da Eldorado FM, o programa toca o melhor da música que o povão gosta de ouvir das 14 às 16h. Entre os anos de 1998 e 1999, o Brega Rasgado teve apresentação de Ronaldo Barbosa, que se tornaria prefeito de Elesbão Veloso pela primeira vez partir de 2000.
Ronaldo Barbosa apresentou o Brega Rasgado na Eldorado
Entre 2002 e 2005, a Eldorado filiou-se a rede Estação Sat do Recife e diariamente transmitia o programa do Mução, o humorístico tinha audiência consolidada no horário das 16 às 19h de segunda a sábado. Faz parte também da história da rádio, o personagem "Cumpade Mané", que fez o Só Forró da Eldorado entre 1998 e 2002.

Foi na Eldorado FM durante os anos de 2001 e 2002 que o jornalista Wrias Moura, atualmente diretor do Sistema Meio Norte, teve uma das primeiras experiências enquanto comunicador, aos domingos, entre 9 e 10h ele apresentava a Revista Eldorado.

Um detalhe importante acerca da rádio diz respeito o fato de ela ter iniciado na frequência 96,5, a partir de 2004 passou a modular em 87.9 MHZ. A Eldorado foi uma das primeiras emissoras do segmento comunitário a surgir no Piauí, e na região Vale do Sambito foi uma espécie de precursora, na medida em que somente após seu surgimento apareceram outras emissoras do gênero aos arredores daqui, casos de Valença do Piauí, Novo Oriente, São Félix, Aroazes etc.

O sistema digital da Eldorado FM começou a partir de 22 de janeiro de 2.000, à época implantado por Misael da Info-company de Teresina. Iniciamos com um acervo de aproximadamente 3 mil músicas no PC, atualmente temos algo em torno de 25 mil músicas dos mais variados ritmos, que atende o ouvinte eclético elesbonense que gosta de ouvir desde o brega, forró, flashback, pagode, swingueira, sertanejo etc.

Nesses 19 anos de existência, a Eldorado Fm tem a graça de contar com audiência sólida de um público ouvinte fiel não apenas em Elesbão Veloso, mas na zona rural e mundo afora já que a partir de 2012 a emissora transmite a sua programação via internet pelos vários aplicativos espalhados na rede.

Eldorado FM, 19 anos, um marco histórico que a gente tem o prazer e a satisfação de de dividir e compartilhar com pessoas especiais, colegas da atualidade e aqueles que passaram e deram sua contribuição a essa rádio, a colega Cruzinha Barbosa em memória, e principalmente os amigos-ouvintes, combustível e termômetro da nossa audiência, razão da Eldorado está todo esse tempo fazendo e narrando histórias do nosso povo, da nossa gente!

Parabéns, que venham mais anos...

Aposentados são vítimas de golpes por meio de "empréstimos fraudulentos" em Elesbão Veloso

Por José Loiola Neto

Não é de hoje que muitos dos aposentados assistidos pela Previdência Social são vítimas de golpes praticados por elementos mal intencionados que muitas vezes vão até a casa das vítimas e aproveitam-se da inocência deles, agindo de má fé, pedindo para o aposentado confirmar o negócio colocando o dedo com tinta em várias folhas.

Para este caso, ouvido por um profissional da área jurídica, ficamos sabendo que a Jurisprudência versa que para fechar negócios com qualquer pessoa analfabeta tem que ser através de um instrumento público ou por meio de procuração pública, através de alguém que tenha conhecimento.
Idosos em desespero em Elesbão por conta de fartos empréstimos no cartão
A onda de empréstimos fraudulentos só tem aumentados nos últimos anos. Há dois anos atrás, dona Maria do Milton, moradora do bairro Santa Clara deu entrevista para nossa reportagem e confessou terem contraído pelo menos 10 empréstimo em nome dela, comprometendo drasticamente seu orçamento, visto que os descontos em folha eram desproporcionais.  Ao ingressar na Justiça solicitando vistas nas distorções, o advogado Getúlio Portela conseguiu recuperar parte do dinheiro da aposentada.

A situação chega a ser vexatória para muitos aposentados. Há casos em que, beneficiários está sacando pouco mais de R$ 300,00, valor irrisório, quando comparado ao salário mínimo, hoje valendo R$ 937,00.

Mega Sena faz sorteio de R$ 35 milhões nesta quarta (01)

Mega Sena faz sorteio de R$ 35 milhões

A Caixa Econômica Federal sorteia nesta quarta-feira (01) o concurso 1.908 da Mega-Sena, que tem prêmio estimado em R$ 30 milhões aos acertadores das seis dezenas.

O sorteio deve ocorrer a partir das 20h (horário de Brasília) na estação do Tietê em São Paulo.
As apostas podem sem feitas até as 19h do dia do sorteio (horário de Brasília), em qualquer lotérica da Caixa. As apostas custam a partir de R$ 3,50.

No último sábado (25), nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 1.907 da Mega-Sena, segundo a Caixa Econômica Federal.

Neste concurso, a quina teve 55 acertadores, com prêmio de R$ 42.855,91 cada. A quadra teve 4.353 acertos com valor de R$ 773,54 cada.

RESUMO das principais notícias e aniversariantes do dia em Elesbão Veloso e os destaques do Piauí nesta segunda-feira, 27 de fevereiro 2017



Por José Loiola Neto

Ouça ELDORADO NEWS, a notícia por inteiro em tempo real- de segunda a sexta-feira das 11h às 12h10 pela Eldorado FM. Previsão do tempo, mercado financeiro, loterias, placar esportivo, manchetes dos jornais e o noticiário completo da sua cidade, Piauí, Brasi e Mundo, o maior volume de informações em um curto espaço de tempo. Apresentação José Loiola Neto.
>> Hoje é segunda-feira, 27 de fevereiro 2017
>>  Dia do Agente Fiscal da Receita Federal e Dia do Livro Didático
>> Santos do dia: São Gabriel de Nossa Senhora das Dores
>> Dia do anjo: NANAEL
>> Lua: Nova
>> Estação: Verão
No ar pela Eldorado Fm == Eldorado News
 

AS MANCHETES DO ELDORADO NEWS DESTA SEGUNDA-FEIRA, 27 DE FEVEREIRO 2017

>> Hospital Estadual não dispõe de soro antiofídico.


>> Episódio envolvendo o PM Alberone Dias completa 10 anos. Ele foi atingido com pelo menos três tiroos ao tentar abortar um furto a lotérica em Elesbão Veloso

>> Comercio aberto até 13h desta segunda de carnaval.

>> Foliões amanhecem o dia nas ruas, em bares e lanchonetes da cidade.

>> Segunda de folia no Complexo é promovida por blocos carnavalescos

>> Governo envia mais de 1.000kg de feijão para distribuir

>> Lotérica recebeu grande número de clientes nesta segunda.

>> Centenas de pessoas na Barragem Mesa de Pedra nesse domingo.

>> Reservatórios seguem com volume bem abaixo do previsto, e preocupa sertanejos.

>> Eleição do Sindicato, dia 22/4 terá chapa única, a encabeçada pelo presidente Cícero do Cabana.

>> Cícero do Cabana assegura que estaria pronto para enfrentar opositor em eleição do STTRAAF de Elesbão Veloso.

PRIMEIRA PÁGINA- Destaques dos jornais do Piauí

ANIVERSARIANTES DO DIA EM ELESBÃO- 27/2
Caçulo Miranda
Ivanildes, ex-funcionára do Grupo Santa Lúcia
Leandro Alves- 23 anos
Alexandre Barbosa- 30 anos
Caçulo Miranda emplaca idade nova neste 27/2. Parabéns!
Lidia Ozorio- 32 anos
Josilene Soares Dos Anjos- 51 anos
Gilberto Silva Silva- 27 anos
Marcio Leal- 38 anos

NOTÍCIAS DO PIAUÍ
>> A Operação Carnaval 2017 segue tranquila e com baixos índices de criminalidade, principalmente nos municípios que possuem maior concentração de pessoas. Nas últimas 48 horas houve apenas um registro de homicídio na zona norte de Teresina envolvendo acerto de contas do tráfico de drogas, portanto, fora das áreas de eventos carnavalescos. Neste domingo (26) a Delegacia Regional de Campo Maior fez a apreensão de 1kg de cocaína que seria distribuída durante o Carnaval. Júlio César, conhecido como Bad Boy, foi preso em flagrante sob acusação de tráfico de drogas.

>> Quatro pessoas da mesma família, sendo duas crianças, morreram em acidente na BR-135, no município de Cristalândia (PI), próximo da divida com a Bahia. Um carro se chocou frontalmente com um caminhão tanque vazio, o que não impediu que os dois veículos pegassem fogo. A Polícia Rodoviária Federal confirmou que o acidente ocorreu às 20h30 de sábado (25) e envolveu um Siena de placa OAT 0259, de Goiás, que saiu do povoado Pau D'arco, em Cristalândia, em direção a Corrente. O caminhão tanque de placa OZF 0017, da Bahia, era conduzido por R.F.S.O, 29 anos, e seguia de Corrente para Barreiras (BA).

>> O jovem Anderson Felipe Bastos Aragão, de 27 anos, foi morto a tiros em um bar no bairro Mocambinho, na zona Norte de Teresina, na noite deste sábado(25). Ele teria sido alvejado com três disparos de um suposto desafeto. De acordo com o capitão Antônio Marcos, do 9º Batalhão, o crime aconteceu por volta das 22 horas. “A vítima estava em um bar, quando o acusado o avistou e ainda deu duas voltas no quarteirão e depois se aproximou e efetuou os disparos que acertou o braço, a perna e o queixo do rapaz”, especificou o policial.

NOTÍCIAS DE ELESBÃO VELOSO
>> Hospital Estadual não dispõe de soro antiofídico.

Ontem à ontem, menino de um ano e sete meses picado por cobra Jaracuçu acompanhado dos pais, moradores da localidade Mosqueada a 40 km de Elesbão Veloso deram entrada ao Hospital Norberto Moura e foram informada da falta de soro antiofídico. Imediatamente seguiram para Teresina, tendo em vista receber os primeiros socorros. O menino passa bem.

>> Comercio em Elesbão ficou aberto até 13h desta segunda de carnaval.
Redução no tempo de atendimento ao público se deve ao Carnaval. Amanhã, terça-feira gorda de carnaval, último dia da festa de momo, boa parte do comercio, senão todo estará fechado.

>> Foliões amanhecem o dia nas ruas, em bares e lanchonetes da cidade.
Nesta segunda de Carnaval, nas primeiras horas da manhã era possível ver alguns foliões pelas ruas da cidade ou em frente a bares e lanchonetes, curando a ressaca, ou mesmo dando prosseguimento a noitada de folia no Complexo de Lazer, onde acontece festa popular oferecida pela Prefeitura de Elesbão Veloso.

>> Folia nessa segunda é por conta por blocos carnavalescos
A terceira e penúltima noite de Carnaval na cidade deve ser por conta dos cerca 10 blocos que participam do Carnaval em Elesbão Veloso, já que, conforme acordado, Prefeitura organizaria a festa sábado, domingo e na terça. Ainda não sabe como será a programação, mas os sons dos paredões deve predominar.

>> Governo envia mais de 1.000 kg de feijão para distribuir entre agricultores em Elesbão Veloso.
Neste domingo, em entrevista ao Painel Popular, o presidente do Sindicato Rural de Elesbão Veloso informou sobre a chegada de pelo menos 1.100 kg de feijão, encaminhados pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, e que deverão ser distribuídos à agricultores familiares do município.

>> Lotérica de Elesbão Veloso recebeu grande número de clientes nesta segunda.
Foi intensa a movimentação na Loteria Trevo da Sorte, no Centro, a única do gênero em Elesbão. Dezenas de clientes, grande parte deles, quitando faturas ou verificando saldo em conta ou fazendo saques.

>> Centenas de pessoas na Barragem Mesa de Pedra nesse domingo; balneários também recebem público satisfatório.
Foi franca a movimentação na Barragem Mesa de Pedra neste domingo de Carnaval. Como de costumes, pessoas de Elesbão Veloso, Valença do Piauí, Aroazes especialmente estiveram lá aproveitando o domingo carnavalesco.

>> Reservatórios seguem com volume bem abaixo do previsto, e preocupa sertanejos.
As chuvas caídas em Elesbão até agora não foram suficiente para abastecer os reservatórios aos arredores da cidade, nem mesmo para transportar o lixo encalhado no leito do Coroatá, principal afluente que corta a cidade.

>> Eleição do Sindicato Rural de Elesbão Veloso, dia 22/4 terá chapa única, a encabeçada pelo presidente Cícero do Cabana.

>> Cícero do Cabana assegura que estaria pronto para enfrentar opositor em eleição do STTRAAF de Elesbão Veloso.

ELDORADO NEWS- Um produto do departamento de jornalismo da FM Eldorado- produçao, redação de notícias locais, coordenação e apresentação José Loiola Neto.

Reservatórios seguem com volume bem abaixo do previsto, e preocupa sertanejos.

Por: José Loiola Neto

As chuvas caídas em Elesbão até agora não foram suficiente para abastecer os reservatórios aos arredores da cidade, nem mesmo para transportar o lixo encalhado no leito do Coroatá, principal afluente que corta a cidade.
Açude da Rua do Fio seco em 2014. Foto: Arquivo Elesbão News.
O volume de chuvas verificados até aqui, pelo menos na zona urbana é bem inferior se comparado o mesmo período de 2016, quando em janeiro choveu incríveis 435mm, nos meses seguintes a quantidade de chuvas foi aquém do previsto, porém com índices mais proveitosos que esse começo de ano, quando registrou-se apenas 115mm em janeiro, e fevereiro o aproveitamento é bem abaixo do previsto, deixando desguarnecido os mananciais, cuja água é  útil para sobrevivência de animais. 

Contra o Sport no Lindolfo, Ríver perde jogo e invencibilidade na Copa do Nordeste.

Por: José Loiola Neto do Elesbão News

Diante bom público, que compareceu ao Lindolfo Monteiro na noite de sábado de carnaval, o Ríver-PI perdeu para o Sport Recife por 2x1 em jogo pelo Grupo-C da Copa do Nordeste. O revés rendeu ao galo a perda não apenas do jogo, mas da invencibilidade na competição. O jogo era uma espécie de tira-teima, na medida em que piauienses e pernambucanos estavam empatados.

Diego Souza comemora após converter pênalti
Nos primeiros minutos de partida, o Ríver teve duas boas chances de abrir a contagem com Viola e Rossales, não aproveitadas. O Leão da Ilha ia ao ataque e consegue pênalti de Humberto sobre o atacante Rogério. Diego Souza em boa cobrança abre o placar no Lindolfo, o Sport ainda ampliaria no final do primeiro tempo com o zagueiro veterano Durval.

Na etapa complementar, melhor em campo, nos minutos iniciais teve amplo domínio do jogo, criando várias oportunidades e levando perigo a meta de Magrão, porém, aproveitou apenas uma-- com Viola.

O Sport chega a 10 pontos e assume a liderança isolada no grupo-C, o Ríver é segundo com 7 pontos, faltando pouco para confirmar classificação para segunda fase, devendo carimbar o passaporte nos jogos contra Sampaio Corrêa-MA em Teresina e diante da Juazeirense fora de casa.
 
FICHA TÉCNICA
 

RIVER 1 x 2 SPORT RECIFE
 

Motivo: Copa do Nordeste - 1ª fase - 4ª rodada - Grupo C
 

Data-dia-hora: 25/02/2017- sábado- 21h
 

Local: Estádio Lindolfo Monteiro em Teresina - PI
 

Árbitro: Clizaldo L M Di Pace França-PB
 

Assistentes: Kildenn Tadeu Morais de Lucena e Jose Maria de Lucena Netto ambos da PB
 

Renda/público: R$ 61.490,00 para 3.228 pagantes.
 

Gols: Diego Souza e Durval(SPORT) e Viola(RIVER)
 

Cartões amarelos: Juninho Paraíba e André Luiz (RIV).
 

RÍVER: Leandro; Rossales, Oscar Brizuela, Allan Miguel e Wesley; Humberto, Amorim (Rorigo Tiuí), Osmar (André Luiz) e Juninho Paraíba (Cleber Lucas); Viola e Tety. Técnico: Lucas Andrade.
 

SPORT RECIFE: Magrão; Samuel Xavier, Ronaldo Alves, Durval e Mansur; Rithely, Ronaldo (Rodrigo) e Diego Souza; Rogério (Marquinhos), Everton Felipe e Leandro Pereira.(André) Técnico: Daniel Paulista.

Altos vence Picos e assume liderança isolada do estadual

Por: José Loiola Neto do Elesbão News

Em jogo que fechou a quarta rodada do 1º turno do estadual, neste último domingo, no Lindolfo Monteiro, o Altos venceu Picos por 1x0- gol de Esquerdinha, na segunda etapa e assumiu a liderança isolada do torneio com 9 pontos ganhos.
Lance de Altos 1 x 0 Picos no Lindolfo. Foto: Severino Filho, o Buim
Mesmo atuando com um a mais desde os 38 minutos da etapa inicial, o Altos teve dificuldades para confirmar o resultado. Picos pressionou bastante, e por pouco não conseguiu o empate. O jogo marcou a despedida do treinador Francisco Diá, que está indo ao Sampaio Corrêa-MA.

A SEP teve na verdade dois atletas expulsos, o que contou decisivamente para derrota na capital piauiense. Renda e público não fornecidos. Na próxima rodada, sábado, dia 4/3, a SEP recebe o 4 de Julho, enquanto o Altos atua fora de casa, contra o Parnahyba, no domingo.

FICHA TÉCNICA
 

ALTOS 1 X 0 PICOS
 

Motivo: Campeonato Piauiense - 1° Turno - 4ª rodada
 

Data- dia- hora: 26/02/2017- domingo- 16h
 

Local: Estádio Lindolfo Monteiro em Teresina - PI
 

Árbitro: Antônio José Lopes Trindade de Sousa
 

Assistentes: Mauro Cezar Evangelista de Sousa e Maura Cunha Costa.
 

Gol: Esquerdinha
 

Cartões amarelos: Chiquinho, Vitor Bafana, Nonato (ALTOS), Raphael Freitas, Neguinho Paraíba, Alenílson, Fred (SEP).
 

Expulsões: Fred e Raphael Freitas(SEP)
 

ALTOS: Alex Alves; Chiquinho, Vitor Bafana, Marcelo e Tiaguinho; Dos Santos, Nonato (Patric Recife), Marconi (Uilliam) e Esquerdinha; Manoel (André Tavares) e Joelson. Técnico: Francisco Diá
 

PICOS: David; Andson, Alenilson, Tonhão e Neguinho Paraíba (Rian); Guilherme, Fred, Henrique (Douglas) e Idelvando; Raphael Freitas e Candinho (lucas Guma). Técnico: Nivaldo Lancuna..

Centenas de pessoas na Barragem Mesa de Pedra nesse domingo; balneários também recebem público satisfatório.

Por: José Loiola Neto

Foi franca a movimentação na Barragem Mesa de Pedra neste domingo de Carnaval. Como de costumes, pessoas de Elesbão Veloso, Valença do Piauí, Aroazes especialmente estiveram lá aproveitando o domingo carnavalesco.
Manelão com os amigos Zezinho e Preá no Balneário Pinto: canja carnavalesca
   
Elesbonenses em grande número se deslocaram antes mesmo do meio dia e boa parte só retornaram depois das 8h da noite. Os dois balneários aos arredores da cidade-- Besouro, na Sambaiba e O Pinto no Belamento também registraram a presença de grande público que aproveitaram o embalo do carnaval.

Filho da nossa Elesbão Veloso, porém vivendo em Barro Duro há quase 20 anos, o desportista Manoel de Jesus Morais, o Manelão deu uma esticada e até cantou para foliões no balneário Pinto.

Coordenador do setor de vacinas da Secretaria de Saúde Getúlio Portela se reporta sobre falta de soro antiofídico no HENM. Leia

Por José Loiola Neto/Elesbão News

Agora a pouco, o enfermeiro Getúlio Portela, coordenador do setor de vacinas e campanhas de vacinação junto a Secretaria Municipal de Saúde, manteve contato com a reportagem do Painel Popular FM Eldorado/Portal Elesbão News para fazer esclarecimentos necessários relativo ao noticiado sobre o caso envolvendo um menino de um ano e sete meses, do povoado Mosqueada, zona rural no município, picado por uma cobra jaracuçu no último domingo, e que após o trágico, na companhia dos pais, procurou o Hospital Estadual Norberto Moura-HENM para tomar soro antiofídico e foram informados que não havia o medicamento.
Enfermeiro Getúlio Portela explica sobre a falta de soro e vacinas no município: "O Ministério da Saúde não está enviando"
De acordo com o enfermeiro, os pedidos de soro e vacinas são feitos constantemente pela Secretaria Municipal de Saúde-SMS junto a Regional de Saúde, dessa maneira, nem a Prefeitura nem a Sala de Vacina tem culpa, nem mesmo a Regional de Saúde, que também não dispõe de soro. O pedido para vinda de soro antiofídico foi feito em dezembro passado. Em janeiro, conta o enfermeiro não chegou sequer uma remessa quer seja de soro ou mesmo vacinas.

- No final de janeiro estive pessoalmente na central de vacinas, falei com um funcionário e fui informado que lá não havia nenhum tipo de vacina. Não podemos obrigar o Ministério da Saúde a mandar. O medicamento é distribuído para regional e esta distribui para as cidades, mas as vezes a quantidade que chega a Regional é tão pouca que é preferível ficar lá que é mais central.

Prosseguindo com as explicações em torno do caso da falta de doses de vacinas antirrábica e soros antiofídico e antiescorpiônico, Getúlio Portela lembrou que o Governo Federal, através do Ministério da Saúde compra o medicamento e envia, mas se não há vacina ou soro suficiente, sendo assim, a Secretaria de Saúde não pode ser responsabilizada pela falta dos medicamentos.

- Conversei com um colega médico e ele disse que em vários hospitais do Piauí também tem faltado soro antiofídico.

Getúlio ressaltou que soro antiescorpiônico está com quatro anos que não chega ao município. Há relatos de médicos dando conta que em outros hospitais também não há o medicamento, sendo assim, não é um problema exclusivo de Elesbão. Ele explicou o porque do menino ter ido a capital em vez de Valença do Piauí.

- O menino foi levado para Teresina porque na Regional não tinha.

A manifestação de Getúlio se deveu à resposta do Hospital Norberto Moura, dando conta que a Sala de Vacinas é de responsabilidade da Secretaria de Saúde, e ele concordou, contudo, a falta de medicamentos não é em hipótese alguma culpa do município.

Lotérica de Elesbão Veloso recebeu grande número de clientes nesta segunda.

Por: José Loiola Neto

Foi intensa a movimentação na Loteria Trevo da Sorte, no Centro, a única do gênero em Elesbão. Dezenas de clientes, grande parte deles, quitando faturas ou verificando saldo em conta ou realizando saques.
 
Fila na lotérica. Foto: Arquivo Elesbão News(José Neto)
O fluxo de pessoa na lotérica aumentou sobremaneira nos último dias, motivado pela falta de atendimento no Banco do Brasil, que se encontra com atividades suspensas desde 4 de fevereiro passado, quando a agência foi invadida por membros de uma quadrilha especialista em furto e assalto a agências bancárias.

A véspera de Carnaval foi usada por cliente para acerto de contas. Amanhã, em razão do feriado a lotérica está fechada, reabrindo apenas na quarta-feira de cinzas depois do meio-dia.

Governo envia mais de 1.000 kg de feijão para distribuir entre agricultores em Elesbão Veloso.

Por: José Loiola Neto

Neste domingo(26/2), em entrevista ao Painel Popular/FM Eldorado, o presidente do Sindicato Rural de Elesbão Veloso informou sobre a chegada de pelo menos 1.100 kg de feijão, encaminhados pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural- SDR, e que deverão ser distribuídos à agricultores familiares do município.
Novamente, a exemplo do que já fizera quando recebeu 300kg de milho durante o último mês, Cícero Marcos de Oliveira, o Cícero do Cabana reclamou da baixa remessa do produto, segundo ele, insuficiente para atender a todos os agricultores.

Por outro lado, o dirigente sindical informou que o município aguarda cerca de 400 mudas de cajus, que deverão ser apanhadas em Ipiranga-PI, tendo em vista serem repassadas a moradores de assentamentos. Ao todo, Elesbão Veloso possui 9 assentamentos.

Folia nessa segunda é por conta por blocos carnavalescos

 
A terceira e penúltima noite de Carnaval na cidade nessa segunda, 27/2  deve ser por conta dos blocos que participam da folia de momo em Elesbão Veloso, já que, conforme acordado, Prefeitura organizaria a festa sábado, domingo e terça. Ainda não sabe como será a programação, mas os sons dos paredões deve predominar.

Por: José Loiola Neto

Foliões amanhecem o dia nas ruas, em bares e lanchonetes da cidade.

Carnaval no Complexo. Imagem: Adalberto Junior
Nesta segunda de Carnaval, nas primeiras horas da manhã era possível ver alguns foliões pelas ruas da cidade ou em frente a bares e lanchonetes, curando a ressaca, ou mesmo dando prosseguimento a noitada de folia no Complexo de Lazer, onde acontece festa popular oferecida pela Prefeitura de Elesbão Veloso.


Por José Loiola Neto

Comercio em Elesbão ficou aberto até 13h desta segunda de carnaval.

 
Redução no tempo de atendimento ao público se deve ao Carnaval. Amanhã, terça-feira gorda de carnaval, último dia da festa de momo, boa parte do comercio, senão todo estará fechado, devendo retomar as atividades na quarta de cinzas, a maioria, casos dos bancos, depois do meio-dia.

O Santa Lúcia, maior rede de lojas na cidade, anunciou expediente normal, dessa maneira, os estabelecimentos-- Auto Peças, Supermercados e farmácia erguerão os portões a partir das 7h da manhã.

Por: José Loiola Neto

Criança de um ano e sete meses é picada por cobra Jaracuçu no povoado Mosqueada, zona rural de Elesbão Veloso. Não havia soro antiofídico no HENM. Saiba tudo

Por: José Loiola Neto

Um acontecimento trágico no povoado Mosqueada, zona rural de Elesbão Veloso, neste domingo(26/02/17). Um menino de apenas um ano e sete meses, filho do casal Jailson e Vera foi picado por uma cobra Jaracuçu, vindo imediatamente a sofrer os efeito do veneno do animal.

Às pressas, o casal percorreu mais de 40km para chegar ao Hospital Estadual Norberto Moura em Elesbão Veloso e para surpresa de ambos não havia na sala de vacinação daquela unidade de saúde soro antiofídico para aplicar na criança. Daí então, bateu o desespero dos pais, visto que a situação da criança inspirava cuidados.

Rumaram para Teresina, e lá, já depois das 22h, a criança foi medicada e conforme informações apuradas pelo Elesbão News, passa bem. Não é a primeira vez que que episódios como esses acontecem e não há soro para atender à vítimas. A situação precisa ser revista por nossas autoridades de saúde, isso é inadmissível.
 
A VERSÃO DO HOSPITAL NORBERTO MOURA
Nossa reportagem procurou representantes do Hospital Norberto Moura para falar sobre o caso. A enfermeira Edilsa Alves, de plantão nessa segunda, respondeu as nossas indagações. Segundo ela "a sala de vacina é instalada no hospital mas é de responsabilidade do município. Os lotes são entregues na sétima diretoria regional de Saúde em Valença e distribuídos para as cidades que são atendidos pela referida unidade". Continuou: "O hospital não se responsabiliza pela falta de vacinas. As vezes vem pacientes de outras cidades pq falta até no hospital de Valença. Várias vezes já foi encaminhado outros pacientes pra Teresina pq no hospital de Valença estava sem o devido soro ou vacina".

As manchetes dos jornais desta segunda-feira, 27 de fevereiro 2017

 
JORNAIS DO PIAUÍ
O Dia-THE
Municípios somam dívida de R$ 50 milhões com previdência
Meio Norte-Teresina
Folia no PI é a quinta maior do país
Diário do Povo do PI
Faltam policiais, sobram mandados

NORDESTE

Correio da Paraíba
Bicicleta pode tirar JP do caos
Jornal do Commércio-PE
Os heróis da resistência

NORTE

Diário do Pará
Alerta: febre amarela volta a assustar em Belém
Diário do Amapá
Polícia desbarata quadrilha de nudes comandada do Iapen
Folha de Boa Vista-RR
Corpo de autônomo desaparecido há dez dias é encontrado em fossa

BRASIL
Folha de S.Paulo
Oscar negro
O Globo-Rio
Dose dupla de axé na Sapucaí
Correio Braziliense
Sambando e cantando na chuva
Furto ao BB de Elesbão Veloso completa três semanas; serviços estão suspensos e prejudica população e comércio.

Furto ao BB de Elesbão Veloso completa três semanas; serviços estão suspensos e prejudica população e comércio.

Por José Loiola Neto

A invasão seguida de furto ao Banco do Brasil de Elesbão Veloso por uma quadrilha especializada nesse tipo de crime acaba de completar três semanas. Foi durante a madrugada de sábado, dia 4 de fevereiro, quando após danificar a central de comunicação da cidade no Matias, cortando cabos e fios, que comprometeu os sinais de TV´s, bem como telefonia móvel das operadoras TIM e Claro, os bandidos investiram contra o banco, adentrando o local pelos fundos.
Agencia do BB de Elesbão Veloso
Com o alarme desligado, eles tiveram acesso a um cofre, de onde levaram uma boa quantia em dinheiro. Até aqui, nenhum membro da quadrilha foi preso. Por recomendação da superintendência estadual, as atividades interna e externa no BB local estão suspensas, a exceção, são apenas verificação de saldos, extrato e transferências em contas. A população e comércio são maiores prejudicados.

Não há prazo para retomada dos trabalhos. Especulações dão conta que um cofre solicitado pela gerência estaria a caminho, mesmo assim, apenas depois do dia 10 de março os serviços serão normalizados. No próximo mês, o Banco do Brasil de Elesbão Veloso completará 42 anos de fundação.

Fernando Moura fala sobre projeto que propõe mudança de regime trabalhista em Elesbão Veloso e assegura não querer prejudicar servidores. Leia

Por José Loiola Neto

O vereador Fernando Moura se reportou com relação o polêmico projeto do Executivo, que vem tramitando na Câmara e que trata com relação a alteração de regime trabalhista de Celetista(CLT) para Estatutário. Fernando garante que desde que teve acesso ao texto contendo as informações do projeto passou a estudá-lo e a buscar informações com profissionais de áreas afins, nesse caso pessoas que atuam no meio jurídico.
Vereador Fernando Moura fala ao Painel Popular.
- Todo mundo está no seu direito de estar preocupado. Eu também fico preocupado de Deus me livre prejudicar alguém, isso sinceramente eu não quero. Hoje estou vereador para um mandato de quatro anos, daqui a quatro anos poderão vir outros, nem sei se serei candidato, posso nem ser eleito, mas posso ser eleito. Não posso tomar uma decisão pensando em mim, tenho que pensar neles que são funcionários. Eu vou passar, eles vão ficar.

O vereador lembrou que assinou ao projeto somente após ouvir professores e pessoas de outras categorias, partes interessadas. Ele garante que não foi aleatoriamente, e sim esclarecido pelo advogado que atua para o município, nesse caso o Dr Uanderson Ferreira.

- Estou convicto que tomei uma decisão embasado no argumento de que o advogado nos repassou, em que ele foi questionado, depois de ouvir a muita gente, assinei ao projeto. Não estamos aqui para prejudicar nenhum servidor.

Período chuvoso prossegue irregular em Elesbão Veloso

Céu com nuvens carregadas em Elesbão Veloso neste domingo

Por: José Loiola Neto

Choveu bem em Elesbão Veloso durante a noite da última sexta-feira(24/2), bom acumulado pluviométrico, apesar de rápida, depois de dias sem que fossem registradas precipitações. No sábado, no entanto, o sol reapareceu logo cedo, provocando calor ao longo do dia, e adentrar da noite.

Neste domingo também não choveu, o que se viu logo nas primeiras horas da manhã foi um forte nevoeiro, percebido também nos últimos dias na cidade. No geral , o período chuvoso não se confirmou em Elesbão. Mesmo assim é grande a quantidade de roças prontas para plantio.

Lavrador "Chagas" teve uma das pernas amputada por conta de acidente em Elesbão Veloso

 
Envolvido em acidente com moto em circunstâncias ainda desconhecidas na BR-316, próximo a subestação elétrica de Elesbão Veloso, durante a madrugada da última sexta-feira(24/2) o lavrador Chagas, morador da localidade Tabuleta teve uma das pernas amputada, no Hospital de Urgência de Teresina-HUT, para onde foi encaminhado após ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência- SAMU e dá entrada no Hospital Estadual Norberto Moura-HENM aqui em Elesbão Veloso. Chagas é casado e tem filhos.

O acidente foi no mesmo local onde em junho de 2012 morreu o lavrador Alfredo, pai da Francimar Campelo, esposa do Vando Calçados, naquele mesmo trecho em 2014, o lavrador "Adriano", da localidade Tapera se envolveu em acidente com moto e precisou amputar uma das pernas.

Veja as manchetes dos jornais deste domingo, 26 de fevereiro 2017

Correio da Bahia
O Cacique e sua tribo

Correio da Paraíba
Bicicleta pode tirar João Pessoa do caos

O Estado do Maranhão
Casos desafiam sistema policial

O Imparcial-SL
Tucanos e comunistas, aliança firme para 2018

Jornal do Commércio-PE
40 anos de folia

O Povo-CE
A pauta desafiadora de STF sob pressão

O Estado de S.Paulo
Partidos ignoram LavaJato e poupam até políticos presos

Folha de S.Paulo
Hospitais premiam médicos que pedem mais procedimentos

O Globo-Rio
Rio tem recorde de turistas

Zero Hora-RS
Líderes da fuga frustrada do Central iriam para o Paraguai

Correio Braziliense
Brasilia veste: Babidoll de nylon

Extra-Rio
Sonhar não custa nada

Valor Econômico
Dólar próximo de R$ 3 já impõe perda ao exportador

Estado de Minas
Aqui é melhor

RESULTADOS do futebol pelo Brasil e exterior neste domingo, 26 de fevereiro 2017



FUTEBOL NACIONAL
 

Campeonato Brasiliense 2017- 1ª fase 5ª rodada
Bosque Formosa 1 x 0 Luziânia  
 
Campeonato Piauiense 1º turno- 4ª rodada
Altos 1 x 0 Picos

FUTEBOL INTERNACIONAL
 

EUROPA
 

Campeonato Italiano  Série A-26ª rodada
Palermo 1 x 1 Sampdoria           
Chievo    2 x 0 Pescara           
Crotone 1 x 2 Cagliari           
Genoa 1 x 1 Bologna            
Lazio 1 x 0 Udinese           
Sassuolo 0 x 1 AC Milan           
Inter 1 x 3 AS Roma 
 
Campeonato Português 1ª Divisão-23ª rodada
Nacional  0 x 0 Feirense           
Setubal 1 x 1 Braga           
Boavista 0 x 1 FC Porto
 
Campeonato Francês 1ª Divisão- 27ª rodada
St. Etienne 0 x 1 Caen           
Lyon 5 x 0 Metz           
Marseille 1 x 5 PSG     
 
Campeonato Espanhol 1ª Divisão LaLiga-  24ª rodada
Espanyol 3 x 0 Osasuna            
Atl. Madrid 1 x 2 Barcelona           
Ath. Bilbao 3 x 1 Granada           
Gijon 1 x 1 Celta Vigo           
Villarreal 2 x 3 Real Madrid
 
Campeonato Inglês- 1ª Divisão- 26ª rodada
Tottenham 4 x 0 Stoke
 
Copa da Liga Inglesa- Oitavas de finais
Manchester Utd 3 x 2 Southampton
-Manchester United classificado           
 
Campeonato Alemão 1ª Divisão- 22ª rodada
Ingolstadt 0 x 2    Bor.Monchengladbach           
Schalke 1 x 1 Hoffenheim
 
Campeonato Belga Liga Jupiler-28ª rodada
St. Liege 2 x 2 KV Mechelen           
Anderlecht 2 x 0 Genk           
Gent 3 x 1 Mouscron
 
Campeonato Holandês Eredivisie- 24ª rodada
G.A. Eagles 1 x 3 Vitesse           
Alkmaar 1 x 1 Zwolle           
Feyenoord 2 x 1 PSV           
Ajax 4 x 1 Heracles 
 
Campeonato Suiço Superliga- 22ª rodada
Basel 3 x 1 Luzern           
Lausanne 0 x 1 Sion            
St. Gallen 0 x 1 Lugano 
 
Campeonato Turco Super Lig- 22ª rodada
Karabukspor 1 x 0 Genclerbirligi           
Osmanlispor 0 x 1 Basaksehir            
Gaziantepspor 1 x 1 Fenerbahce            
 
Campeonato Ucraniano 1ª Divisão- 19ª rodada
Ch. Odessa 1 x 0 Karpaty           
Zirka Kropyvnytskyi 1 x 1 Dnipro            
Shakhtar 2 x 1 Vorskla
 
Campeonato Austríaco- Bundesliga 23ª rodada
Polten 2 x 1 Sturm Graz 
 
Campeonato Grego Superliga- 22ª rodada
AEK 3 x 0 AEL Larissa           
Iraklis 1 x 1 PAOK           
Levadiakos 2 x 1 Giannina           
Olympiakos 0 x 1 Panionios

AMÉRICA LATINA
 

Campeonato Uruguaio 1ª Divisão Torneo Apertura-4ª rodada
Fenix 4 x 1 Plaza Colonia
Liverpool M. 1 x 2 El Tanque Sisley    
Rampla Juniors 2 x 0 Danubio
 
Campeonato Venezuelano 1ª Divisão Torneo Apertura- 5ª rodada
Trujillanos 0 x 0 Dep. Tachira
 
Campeonato Mexicano- Liga MX Torneo Clausura-8ª rodada
Club America 2 x 0 Cruz Azul            
Toluca 1 x 3 Puebla           
Chiapas 4 x 3 Guadalajara           
Santos Laguna 2 x 2 Necaxa
 
Campeonato Paraguaio 1ª Divisão Torneo Apertura- 4ª rodada 
Guarani 3 x 3 Olimpia
Dep. Capiata 1 x 2 Diaz               
 
Campeonato Peruano 1ª Divisão Torneio de Verão-5ª rodada
Garcilaso 1 x 4 Cajamarca           
Juan Aurich 0 x 0 Universitario           
A. Lima    2 x 2 Huancayo 
 
Campeonato Chileno 1ª Divisão - Torneo Clausura-4ª rodada              
Deportes Temuco 2 x 2 Colo Colo           
S. Wanderers 0 x 3 San Luis            
U. Catolica 2 x 3 U. Espanola
 
Campeonato Colombiano Liga Águila Torneo Apertura- 6ª rodada
Santa Fe 2 x 0 Cortulua           
Ind. Medellin 3 x 0 Tigres            
Jaguares de Cordoba 0 x 2 Petrolera           
America De Cali 1 x 0 Pasto           
Tolima 2 x 1 Envigado            
Bucaramanga 1 x 2 Once Caldas  
 
Campeonato Equatoriano Série A - 1ª fase-  4ª rodada
Barcelona SC 3 x 2 El Nacional           
Ind. del Valle 1 x 1 Emelec

ÁSIA
 

Campeonato Japonês J-League - 1ª rodada
G-Osaka 1 x 1 Kofu

SEGUNDONAS PELO MUNDO
 

Campeonato Inglês- 2ª Divisão- 34ª rodada
Norwich 1 x 1 Ipswich
 
Campeonato Espanhol 2ª Divisão- 27ª rodada
Numancia 0 x 3 Cadiz           
Almeria 2 x 3 UCAM Murcia           
Sevilla B 1 x 1 Levante            
Valladolid 1 x 1 Lugo           
Zaragoza 1 x 2 Gimnastic
 
Campeonato Português 2ª Divisão-29ª rodada
Leixoes  1 x 2 Benfica B
Santa Clara 0 x 0 Vizela
Covilha 1 x 1 FC Porto B
Freamunde 2 x 2 Gil Vicente   
Olhanense 0 x 1 Varzim
Penafiel 0 x 2 Famalicao
Portimonense 1 x 0 Fafe
Sporting B 2 x 1    Aves
União da Madeira 1 x 0 Guimaraes B
 
Campeonato  Alemão 2ª Divisão-  22ª rodada
Aue 1 x 4 Dresden           
Nurnberg 0 x 1 Bochum           
Stuttgart 2 x 0 Kaiserslautern

RESULTADOS do futebol pelo Brasil e exterior neste sábado, 25 de fevereiro 2017



FUTEBOL NACIONAL
 

Campeonato Carioca - semifinais- jogo único
Fluminense  0 x 0  Madureira          
Flamengo 1 x 0  Vasco
- Fluminense e Flamengo classificados para final da Taça GB          
 
Campeonato Paulista Série A1- 6ª rodada
Santo Andre 0 x 2 Linense
Palmeiras 4 x 1 Ferroviária
Audax 3 x 0 Ituano
Santos 2 x 0 Botafogo SP
São Bento  1 x 0  Red Bull Brasil
Mirassol 2 x 3  Corinthians
Novorizontino  2 x 2  São Paulo
Ponte Preta 1 x 0  São Bernardo
 
Campeonato Paulista Série A2-  7ª rodada
Votuporanguense 0 x 1 Oeste
São Caetano 1 x 0 Água Santa
Juventus-SP 1 x 1 Guarani
U. Barbarense 2 x 2 Penapolense
Mogi Mirim 2 x 3 Bragantino
Capivariano 1 x 3 Rio Claro
Taubaté 1 x 0 Portuguesa
Batatais 1 x 0 Rio Preto
 
Campeonato Paulista Série A3- 7ª rodada
Nacional-SP 1 x 1 Taboão da Serra
Matonense 1 x 0 Independente
Atibaia 1 x 0 Marília
Monte Azul 2 x 1 Desportivo Brasil
Olímpia-SP 3 x 1 S. J. Campos
Comercial 1 x 1 Noroeste
Inter de Limeira 2 x 1 Catanduvense
 
Campeonato Alagoano - 1ª fase- 7ª rodada  
CSA 7 x 0  Sete de Setembro
CSE 1x 0  CEO  
 
Campeonato Brasiliense 2017- 1ª fase 5ª rodada  
Ceilandia 3 x 2 Atletico Taguatinga           
 
Campeonato Catarinense - 1ª fase- 8ª rodada  
Figueirense 1 x 1 Tubarão
Inter de Lages 0 x 3 Brusque
Almirante Barroso 0 x 3 Avaí 
Criciúma 5 x 4 Metropolitano
Joinville 0 x 1 Chapecoense
 
Campeonato Cearense 2017 - 8ª rodada
Tiradentes 2 x 0 Fortaleza
Guarany  0 x 4 Horizonte
 
Campeonato Gaúcho 2017- 5ª rodada
Cruzeiro 0 x 2 Grêmio 
Juventude 1 x 0 Passo Fundo
Ypiranga 2 x 0 Veranópolis
Internacional 1 x 0 Brasil de Pelotas
 
Campeonato Goiano  2017- 1ª turno 7ª rodada
Aparecidense 2 x 0 Itumbiara
Goianésia 1 x 1 CRAC   
Rio Verde 2 x 1 Goias
Anápolis 0 x 1 Vila Nova
 
Campeonato Matogrossense- 5ª rodada         
Sinop 1 x 0 Operario-VG           
 
Campeonato Mineiro 2017 1ª fase 5ª rodada  
Tupi 2 x 0 URT
Uberlândia 3 x 0 América-TO
Villa Nova-MG 1 x 1 Tricordiano
Democrata 2 x 3  Atlético-MG
América-MG 2 x 0 Tombense
 
Campeonato Mineiro Módulo II- 1ª fase 2ª rodada
Betinense 0 x 0 Guarani-MG
 
Campeonato Paranaense 2017 1ª fase- 5ª rodada  
Cascavel 2 x 0  Londrina
Atlético-PR 0 x 0 Toledo
 
Campeonato Sergipano - 1º turno- 8ª rodada
Botafogo ASF 0 x 4 Sergipe
Amadense 2 x 0 Dorense
Itabaiana 0 x 1 Estanciano
 
Campeonato Sul-Matogrossense  2017- 5ª rodada
Chapadão 2 x 2 Operario MS
Comercial MS 2 x 1 Costa Rica
Ivinhema 1 x 1 Naviraiense
Águia Negra 4 x 0 URSO
 
Campeonato Paraibano 2017- 10ª rodada  
Internacional PB  1 x 1 Botafogo-PB
 
Copa do Nordeste- 1ª fase- 4ª rodada  
Uniclinic 0 x 2 Santa Cruz
America-RN 0 x 0 Vitória
CRB 2 x 0 ABC
River-PI 1 x 2 Sport Recife

FUTEBOL INTERNACIONAL
 
EUROPA
 

Campeonato Italiano  Série A-26ª rodada  
Napoli 0 x 2 Atalanta           
Juventus 2 x 0 Empoli
 
Campeonato Português 1ª Divisão-23ª rodada
Tondela 1 x 1 Maritimo          
Estoril 0 x 2 Sporting          
Rio Ave 0 x 0 Ferreira
 
Campeonato Francês 1ª Divisão- 27ª rodada     
Guingamp 1 x 2 Monaco
Angers 3 x 0 Bastia
Lille 2 x 3 Bordeaux          
Nancy 0 x 0 Toulouse          
Rennes 1 x 0 Lorient
 
Campeonato Espanhol 1ª Divisão LaLiga-  24ª rodada
Alaves 2 x 1 Valencia
Betis 1 x 2 Sevilla
Leganes 4 x 0 La Coruna
Eibar 3 x 0 Malaga 
 
Campeonato Inglês- 1ª Divisão- 26ª rodada 
Chelsea 3 x 1 Swansea
Crystal Palace 1 x 0 Middlesbrough
Everton 2 x 0  Sunderland
Hull 1 x 1 Burnley    
West Brom  2 x 1 Bournemouth     
Watford 1 x 1 West Ham
 
Campeonato Alemão 1ª Divisão- 22ª rodada
Bayern 8 x 0 Hamburgo 
Darmstadt 1 x 2 Augsburg     
Freiburg 0 x 3 Bor Dortmund
Bayer Leverkusen 0 x 2 Mainz
RB Leipzig 3 x 1 Colônia
Hertha 2 x 0 Frankfurt
 
Campeonato Belga Liga Jupiler-28ª rodada 
Charleroi 1 x 0 St. Truiden  
Kortrijk 1 x 2 Waasland-Beveren  
Lokeren 1 x 2  Eupen  
Westerlo 0 x 4  Oostende
 
Campeonato Holandês Eredivisie- 24ª rodada 
Groningen 2 x 3 Utrecht 
Excelsior 0 x 2  Willem II 
Nijmegen 0 x 1 Sparta Rotterdam          
Heerenveen 3 x 0 Roda
 
Campeonato Escocês- 1ª Divisão- 26ª rodada  
Aberdeen 1 x 0 Ross County
Celtic 2 x 0 Hamilton 
Motherwell 1 x 5 Dundee FC  
Partick 2 x 0  Hearts           
St. Johnstone 0 x 2 Kilmarnock
 
Campeonato Suiço Superliga- 22ª rodada  
Thun 4 x 3 Vaduz
Grasshoppers  2 x 3 Young Boys
 
Campeonato Turco Super Lig- 22ª rodada            
Alanyaspor 4 x 1 Adanaspor 
Akhisar Belediye 3 x 0 Antalyaspor 
Konyaspor 1 x 1 Trabzonspor
 
Campeonato Ucraniano 1ª Divisão- 19ª rodada
Olimpik Donetsk 0 x 0 Stal Kamianske 
Zorya 1 x 2 Dyn. Kiev  
Oleksandriya 6 x 0  Volyn Lutsk
 
Campeonato Austríaco- Bundesliga 23ª rodada  
Andra 2 x 1 Rapid Vienna  
Admira 1 x 0 Ried
Austria Vienna 1 x 3 Altach
Salzburg  1 x 0 Mattersburg
 
Campeonato Grego Superliga- 22ª rodada
Platanias 3 x 0 Asteras T.     
Kerkyra  0 x 0  Panetolikos 
Xanthi FC 1 x 0  Panathinaikos

AMÉRICA LATINA
 
Campeonato Uruguaio 1ª Divisão Torneo Apertura-4ª rodada
Boston River 0 x 1 Racing Montevideo
Sud America 0 x 6 Cerro CA
Wanderers 0 x 4 Penarol
 
Campeonato Venezuelano 1ª Divisão Torneo Apertura- 5ª rodada
JBL Zulia 1 x 3 Zulia
Metropolitanos 1 x 1 Caracas
Monagas 4 x 3 Mineros
 
Campeonato Mexicano- Liga MX Torneo Clausura-8ª rodada
Tijuana 2 x 0 Monterrey          
Querétaro 4 x 3 U.N.A.M.          
Atlas 2 x 0 Leon          
Tigres  1 x 1 Monarcas          
Pachuca 1 x 0 Veracruz
 
Campeonato Paraguaio 1ª Divisão Torneo Apertura- 4ª rodada                 
Cerro Porteno 0 x 3 Sol De America
Nacional Asuncion 1 x 1  Sportivo Trinidense
 
Campeonato Peruano 1ª Divisão Torneio de Verão-5ª rodada  
Ayacucho 1 x 1 Union Comercio          
Dep. Municipal 0 x 1 Comerciantes Unidos          
Sport Rosario 2 x 1 Sporting Cristal
 
Campeonato Chileno 1ª Divisão - Torneo Clausura-4ª rodada              
Antofagasta 1 x 1 Palestino          
U. De Chile 0 x 0 Everton          
A. Italiano  3 x 2 Huachipato
 
Campeonato Colombiano Liga Águila Torneo Apertura- 6ª rodada  
Patriotas 3 x 2 Dep. Cali          
La Equidad  0 x 2 Atl. Nacional
 
Campeonato Equatoriano Série A - 1ª fase-  4ª rodada
U. Catolica 0 x 0 Delfin          
Macara 2 x 2 Dep. Cuenca
 
Campeonato  CONCACAF Sub 20- fase de grupos- 3ª rodada
Grupo-C
El Salvador 1 x 2  Trinidade e Tobágo
Costa Rica 2 x 1 Bermuda

ÁSIA
Campeonato Japonês J-League - 1ª rodada

Yokohama M. 3 x 2 Urawa          
Hiroshima 1 x1 Albirex Niigata           
Kashima 0 x1 Tokyo          
Sagan Tosu 1 x3 Kashiwa          
Shimizu 0 x 1  Kobe          
Vegalta Sendai 1 x0  Sapporo          
C-Osaka 0 x0 Iwata          
Omiya Ardija 0 x2 Kawasaki
 
Supercopa da China- Final
Guangzhou  1 x0 Jiangsu Suning
-  Guangzhou conquistou a Supercopa da China

SEGUNDONAS PELO MUNDO
Campeonato Inglês- 2ª Divisão- 34ª rodada

Leeds 1 x 0 Sheffield Wed          
Aston Villa  1 x 0 Derby          
Barnsley 1 x 1 Huddersfield          
Brentford 4 x 2 Rotherham          
Cardiff 2 x 2 Fulham          
Newcastle 2 x 2 Bristol City          
Preston 2 x 1 QPR           
 Wigan 0 x 0 Nottingham          
Brighton 3 x 0 Reading
 
Campeonato Espanhol 2ª Divisão- 27ª rodada
Cordoba 1 x 0 Alcorcon           
Elche 1 x 1 Huesca          
Mallorca 1 x 4 Tenerife          
Mirandes 0 x 2 Girona          
Getafe 1 x 0 Vallecano
 
Campeonato Italiano Série B- 27ª rodada 
Ascoli 2 x 4 Pisa          
Avellino 3 x 1 Vicenza          
Cesena 1 x 2 Pro Vercelli          
Entella 2 x 0  Carpi          
Frosinone 1 x 0 Verona          
Novara 2 x 1 Spezia          
Spal 2 x 0 Perugia          
Ternana 0 x 1 Latina          
Trapani 1 x 0 Salernitana
 
Campeonato Português 2ª Divisão-29ª rodada
Academica 1 x 2  Cova De Piedade
Braga B  2 x 2 Académico Viseu
 
Campeonato  Alemão 2ª Divisão-  22ª rodada
Dusseldorf 0 x 0 Heidenheim          
Hannover 2 x 2 Bielefeld
 
Campeonato Francês 2ª Divisão- 27ª rodada
Lens 2 x 0 Valenciennes

DE OLHO NA LÍNGUA- PROFESSOR ANTONIO DA COSTA, DE SOBRAL-CE- Material de domingo, 26/02/2017.

QUE CURIOSIDADE TRAZ A PALAVRA CALDO?

A palavra caldo designava antigamente apenas e tão somente líquido quente, fervente, já que provém do latim “calidus” (quente). Veja que caliente (no espanhol é quente), beijos calientes, no português são beijos quentes.

Hoje, porém, com a alteração semântica (mudança de significado das palavras), tomamos um caldo de cana gelado, dizemos simplesmente: o caldo está frio ou o caldo está quente. É mais um caso de catacrese.

QUAL A PRONÚNCIA CORRETA DE WATT?

É “uót”, embora muitos insistam em dizer “vát”. Estamos cansados de ouvir locutores e repórteres dizerem que suas emissoras possuem potência de mil váts. Alguns têm a coragem de dizer “uáts”.

“COLOQUEMOS AS COISAS EM SEUS RESPECTIVOS LUGARES”. EXISTE REDUNDÂNCIA?

Existe, sim. Respectivo já significa próprio, seu. Portanto, a construção preferível é: Coloquemos as coisas nos respectivos lugares. (Creio que agora colocamos as coisas em seus lugares…)

QUE CURIOSIDADE TRAZ A PALAVRA AULA?

A palavra aula significava antigamente palácio, corte, assim como aúlico, ainda hoje, significa cortesão, palaciano.

Como veio a tomar o sentido que hoje possui, qual seja o de lição de uma disciplina? É que antigamente os filhos dos nobres eram educados nos palácios, nas cortes. Tanto bastou para que a palavra acabasse tomando tal sentido.

MORAR À RUA (REGÊNCIA)

Embora muito comum no português contemporâneo, devemos preferir a que se fundamenta no uso dos bons escritores: Moro na Rua X. É que os verbos que exprimem quietação, estabilidade pedem a preposição “em” e não a preposição “a”. Observe que ninguém dirá: Moro à França; Moro a Petrópolis; Moro no Beco do Cotovelo. E sim, Moro na França; Moro em Petrópolis; Moro no Beco do Cotovelo. Exs.: Moro na Rua Santana (Garrett); “Tempos depois, estando já formado, e morando na Rua de Mata-cavalos” (M. de Assis, Várias Histórias, pág.125).

SOU “DE” MENOR – SOU “DE” MAIOR

Ninguém é “de” menor nem “de” maior. Na língua culta ou mais cuidada existe o menor de idade e o maior de idade. Portanto, diga sempre, como gente grande: Sou menor, ou, então, como gente que entende: Sou maior. No registro coloquial, todavia, só se encontra “de” menor e “de” maior. Um dicionário (Aquele) abona as expressões impugnadas. Compreende-se.

ALGUÉM PODE “DEFAMAR” UM DEPUTADO?

Não. Mas difamar é coisa comum, merecidamente ou não. Todos temos o direito, também, de dilapidar uma herança. O que não devemos é “delapidá-la”, que isso é pura extravagância. Cuidado ainda para não usar “previlégio e previlegiar”. As palavras corretas são privilégio, privilegiar( com três “i”). Cuidado também para não dizer largatixa, cardeneta, estrupo (palavras estas que devem ser escritas e pronunciadas assim: lagartixa, caderneta, estupro).

(*) Professor Antônio da Costa é graduado em Letras Plenas, com Especialização em Língua Portuguesa e Literatura, na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). É, também, servidor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Sobral. Contatos: (088) 9409-9922 e (088) 9762-2542.

REVISTAS SEMANAIS: Os destaques de capa das revistas deste domingo, 26 de fevereiro 2017

 

VEJA- Edição 2.519 01/03/2017
Capa: O casal imbatível
Taís Araújo e Lázaro Ramos, o casal mais poderoso do showbiz brasileiro. E MAIS...
 

>> Lava-Jato Acusado de ser destinatário de propina, ex-assessor de Michel Temer diz que recebeu “pacote” a pedido do chefe da Casa Civil

>> Fernando Cavendish, da empreiteira Delta, quer delatar Rodrigo Maia

>> O bloco da orgia: a ameaça do senador peemedebista aos juízes

>> Governo: A saída de José Serra

>> Vaticano: A ultraconservadora oposição ao papa Francisco

>> Estados Unidos: As novas medidas de Trump contra a imigração

>> Economia: O plano da Vale para virar uma empresa sem donos

>> Negócios: A Inglaterra barra a investida dos brasileiros na Unilever

>> Estados: O Rio de Janeiro aprova a venda de empresa de saneamento

>> Espaço: A incrível descoberta de sete planetas que podem abrigar seres vivos

>> Educação: Um brasileiro entre os dez melhores professores do mundo

>> A prestigiada Uerj de portas fechadas

>> Esporte: O clássico paranaense que não aconteceu tornou-se um marco nas transmissões pela internet.
ÉPOCA- Edição 975 23/02/2017
Capa: Foro privilegiado: quem deve ser julgado no Supremo?
A Operação Lava Jato, com a proximidade da abertura de novos inquéritos contra políticos por causa da megadelação da Odebrecht, torna urgente o debate sobre a revisão do foro privilegiado. E MAIS...


>> PERSONAGEM DA SEMANA
Pabllo Vittar, a drag queen que canta a favor da “vadiagem” para todos os gêneros

>> Eugênio bucci- Faltou pedir desculpas à imprensa

>> EXPRESSO
Lobista alvo da Blackout, Jorge Luz operava na Petrobras desde o governo Figueiredo

>> Teatro da política
A suave sabatina de Alexandre de Moraes

>> Investigação
O lobista capaz de arruinar chefes do PMDB

>> Contas a pagar
Em Brasília, o governo federal quer definir regras rígidas para ajudar os estados
No Rio, Jorge Picciani aceita privatizar a Cedae – mas quer dinheiro federal antes de seguir o ajuste

>> Investigação
Solto e desaparecido, chefe do PCC é condenado à prisão

>> Crônicas americanas
O filhote de Donald Trump se deu mal

>> Paradoxos e contradições
A Lava Jato torna urgente o debate sobre revisão do foro privilegiado

>> HELIO GUROVITZ
O livro de Jonathan Haidt analisa dilemas morais da esquerda e da direita

>> Cenas brasileiras
No Rio de Janeiro e em São Paulo, a crise causa um colapso do patrocínio para as grandes escolas de samba

>> Bruno astuto
Ludmilla, Iza e Tiago Abravanel estão entre as atrações do camarote Quem/O Globo

>> Walcyr carrasco
Politicamente errado

>> MENTE ABERTA
Jaqueta branca, um romance de Herman Melville sobre o mar e os limites da democracia americana

>> Há um século, o jazz começou a conquistar o mundo

>> Marcio atallar
Comecei a treinar e já perdi barriga. E agora?

>> RUTH DE AQUINO
A suruba não é só do Jucá

ISTOÉ- Edição Nº 2463 23.fev.17
Capa: Um mergulho no mundo dos doleiros. O fantástico mundo dos doleiros
Como funciona a engrenagem do comércio ilegal de dólar que é dominado por meia dúzia de operadores e movimenta R$ 12 bilhões por ano no Brasil. São eles que enviam para o exterior o dinheiro das propinas e ganham verdadeiras fortunas


>> Faltou isso!
Submetido a uma espécie de corredor polonês em forma de perguntas, durante treino para a sabatina no Senado, Alexandre de Moraes escorrega em algumas respostas, por pouco não perde o controle, mas consegue ser aprovado para o STF. Resta saber como se comportará depois de coberto com a toga

>> Empresário ajuda mulher de ministro e ele retribui
Agora sabe-se por que o titular da Saúde, Ricardo Barros, alugou um prédio do brasiliense Paulo Octávio por R$ 31 milhões sem licitação: ele financiou a campanha de sua esposa Cida Borghetti

>> Suruba privilegiada
Ao usar termo chulo para se referir ao foro privilegiado, líder do governo Romero Jucá quer, na realidade, perpetuar a regalia

>> 843 crimes e 1500 voos
O ex-governador Sérgio Cabral usava os helicópteros do governo para levar amigos, familiares e até o cachorrinho para a casa de praia

>> Até tu, paladino da ética?
O pastor Silas Malafaia é indiciado pela Polícia Federal por ter participado de esquema de corrupção ligado a royalties da mineração

>> Eles estão de saia
Nas passarelas da alta-costura masculina desde 1980, tendência chega aos guarda-roupas dos homens e enfatiza discussão sobre moda sem gênero

>> O professor de 1 milhão de dólares
Pela primeira vez, um brasileiro está entre os dez finalistas do Global Teacher Prize, o Nobel da Educação, por modificar a realidade de jovens carentes no Espírito Santo

>> Amor infinito
Em um desabafo emocionante que viralizou na internet, uma mãe americana relata a dura rotina do filho em luta contra o câncer. Sem medo de esconder o quanto a guerra pode ser difícil, ela conseguiu atrair a solidariedade do mundo todo

>> Dumbo não quer você!
Intenção de Donald Trump de deportar imigrantes ilegais e a disseminação de ódio e preconceito assustam brasileiros que vivem nos Estados Unidos. Agora, muitos deles já adiam o plano de viver o sonho americano.

CARTA CAPITAL- Edição 941 24.02.2017
Capa: Temer, o vulnerável

Um hacker ameaçou "jogar na lama" o presidente e agora quem o chantageia é Eduardo Cunha, vilão da Lava Jato

>> Lula e Bolsonaro. Lula e a zebra. Zebra?
As pesquisas mostram a ascensão do ex-presidente. E também de Jair Bolsonaro, que ameaça tornar-se o preferido da classe dita média

>> Império Serrano, símbolo da história do samba
Os 70 anos da escola ajudam a elucidar a formação do gênero musical, da cultura nacional e do Brasil.