DE OLHO NA LÍNGUA- PROFESSOR ANTONIO DA COSTA, DE SOBRAL-CE- Material de domingo, 05/02/2017.

AR-CONDICIONADO E AR-CONDICIONADO (QUAL A DIFERENÇA?)
Ar-condicionado é o aparelho ou sistema que controla a umidade e a temperatura do ambiente; é o condicionador de ar. Exs.: Ar-condicionado importado; Conserta-se ar-condicionado. Tem como plural ares-condicionados.

Ar condicionado é o ar que sai do ar-condicionado, ou do condicionador de ar, e pode ser quente ou frio: Qualquer ar condicionado me faz mal; Sair dos 35 graus da rua e entrar no ar condicionado do escritório me foi fatal para pegar o resfriado. Observe que ninguém conserta ar condicionado; conserta-se, sim, ar-condicionado.

AGRAVANTE / ATENUANTE
Agravante é palavra feminina: A embriaguez é uma agravante em acidente de trânsito. Atenuante é palavra feminina: a atenuante, uma atenuante. Muitos, no entanto, continuam a vê-la como masculina, como neste exemplo: “O” atenuante para o árbitro da FIFA é que, durante a conversa, Danelon teria dito a Fayad que Paulo César de Oliveira é uma pessoa correta e que nunca aceitaria participar do esquema da manipulação de resultados.

A TEMPO E HÁ TEMPO (QUAL A DIFERENÇA?)
“A tempo” se usa no momento certo; “há tempo” usa-se por “faz tempo”. Exs.: O socorro chegou há tempo (isto é: no momento certo), mais ou menos há 4 horas (isto é: faz 4 horas).

COM “C” OU COM “S”
O violinista não participou do conserto porque seu violino estava no concerto. A frase correta é: O violinista não participou do concerto (= sessão musical, acordo) porque seu violino estava no conserto (= reparo).

Veja bem: Concerto com “c” – obra musical para um ou vários instrumentos;  conserto com “s” –  o ato ou efeito de consertar, colocar em bom estado o que está quebrado ou rasgado.

DEMAIS E DE MAIS
Cuidado ao usar! São muito parecidas, mas são diferentes. Preste atenção: numa frase, toda vez que você puder substituir o “demais” por “muito”, escreva “demais”. Se, ao contrário, puder substituir por “de menos” escreva “de mais”. Ex.: Comeu demais e teve dor de barriga (substitui-se o “demais” por “muito”, logo, escreve-se) “demais”. Outro exemplo: No jantar havia convidados de mais (substitui-se o “de mais” por  “de menos”, pois com a palavra muito não faz sentido, logo, escreve-se “de mais” (separado).

OLHA A CONFUSÃO
Maria saiu cedo da sua sessão de trabalho, pois não queria perder a cessão do filme Titanic, cujo ingresso foi uma seção da Rádio JB. Agora, presta atenção para acertar sempre: seção (ou secção) – parte de um todo, segmento: Trabalho na seção ou secção de arquivo. Sessão – período de tempo: Fui à sessão das 16h. Cessão – ato de ceder: Ela conseguiu a cessão do auditório.

O período correto é: Maria saiu cedo da sua seção de trabalho, pois não queria perder a sessão do filme Titanic, cujo ingresso foi uma cessão da Rádio JB.

(*) Professor Antônio da Costa é graduado em Letras Plenas, com Especialização em Língua Portuguesa e Literatura, na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). É, também, servidor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Sobral. Contatos: (088) 9409-9922 e (088) 9762-2542.
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu