Confira histórico de 10 anos da UAB de Elesbão Veloso.

Por: José Loiola Neto. do Elesbão News

No último sábado(6/5) por ocasião da aula inaugural para cerca de 300 alunos integrantes de novos cursos do Polo Presencial da Universidade Aberta do Brasil- UAB em Elesbão Veloso foi apresentado pelo professor Antonio Rodrigues, o Tankillo, um histórico da instituição, depois de levantamento minucioso da instituição, levando em conta desde a primeira coordenadora, a professora Fátima Rabelo(in memória), os cursos ofertados, total de alunos matriculados e formações consolidadas. Em tempo: os 10 anos de UAB em Elesbão Veloso completa-se em junho próximo. Confira abaixo, material pronto pelo professor Antônio Rodrigues:
 
POR: ANTÔNIO RODRIGUES

Fátima Rabelo, falecida em junho de 2013 foi a primeira coordenadora do Polo Presencial da UAB em Elesbão Veloso. Depois da professora Fátima, a professora Eulália assumiu interinamente, depois assume a professora Elisângela Leal, permanecendo até os dias atuais. Dessa maneira, o Polo da UAB local teve três coordenadoras.

A implantação do polo da UAB de Elesbão Veloso se deu em outubro de 2006. Por certo período, o polo não tinha local definido, as matrículas eram feitas na Prefeitura, sendo a professora Fátima Rabelo responsável pela realização dessas matrículas.

O polo está localizado na Praça Padre José Paulo do Rêgo, 219, bairro Capitão Mundoco em prédio compartilhado, já que o prédio pertence a Escola Municipal Joana Nonata da Silva, portanto a UAB de Elesbão não tem prédio próprio, mas temos uma estrutura adequada. Mantemos parceria com os governos do Estado e Municipal.

Apesar de implantando em 2006, a UAB local só veio ofertar seu primeiro vestibular em junho de 2007, lançando 150 vagas para os cursos de Bacharelado em Administração(50 vagas); Bacharelado em Sistema de Informação(50 vagas) e Licenciatura Plena em Pedagogia(50 vagas), cursos ofertados pelo Centro de Educação a Distância-CEAD da Universidade Estadual do Piauí-UESPI, sendo que os aprovados no Processo Seletivo só deram inicio a sua graduação em março de 2008.

No inicío de 2009, através do Núcleo de Educação a Distância-NEAD da  Universidade Estadual do Piauí-UESPI foram ofertadas 50 vagas para o Curso de Licenciatura Plena em Letras Espanhol. Novamente em 2010, por meio do NEAD/UESPI foram ofertadas pelo Programa Nacional de Formação em Administração Pública-PNAP, 40 vagas para o curso de pós-graduação em Gestão Pública. Já em 2011, o polo foi contemplado com dois cursos técnicos pelo Instituto Federal do Piauí-IFPI e com um curso de aperfeiçoamento pelo CEAD/UFPI sendo 40 vagas para o curso técnico em Administração pelo IFPI; 40 vagas para o curso técnico em informática pelo IFPI e 40 vagas para o curso em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça pelo Programa Rede em Educação para Diversidade.

No seu terceiro vestibular em 2012, através do CEAD/UFPI, o polo disponibilizou 150 vagas distribuídas em três cursos de graduação: Licenciatura Plena em Filosofia(50 vagas);  Licenciatura Plena em Letras Português(50 vagas);  Licenciatura Plena em Pedagogia(50 vagas), terminadas suas formações no último ano de 2016, com solenidade realizado em 3 de fevereiro de 2017. Entre os anos de 2012 a 2016, o polo ficou ocioso com relação a oferta de cursos.

Durante os 10 anos de atividades do polo da UAB em Elesbão Veloso foram ofertadas e concluídas sete turmas de graduação; quatro turmas de pós-graduação; dois cursos técnicos e um curso de aperfeiçoamento, totalizado 640 vagas ofertadas no período de junho de 2007 a fevereiro de 2017.

Em 2017, depois de quatro anos ocioso, o polo da UAB de Elesbão Veloso volta a ofertar cursos, e desta vez contará com sua maior demanda. Serão 10 novos cursos, sendo cinco turmas de graduação e 2 turmas de pós-graduação Lato Sensu ofertadas pelo CEAD/UFPI, e uma turma de graduação e duas de pós-graduação ofertadas pelo NEAD/UESPI que são:
 
Pelo CEAD/UFPI- (Graduação)
Bacharelado em Sistema de Informação(50 vagas)- tutures presenciais: Maxael Pereira e Reinaldo Adriano

Licenciatura Plena em Letras Inglês(50 vagas)- Tutura a Distância: Professora Janaina; tutora presencial: Professor Djalma.

Licenciatura Plena em Letras Português(50 vagas)- Tutura a Distância: Professora Luciane; tutor presencial: professor Antonio Rodrigues.

Licenciatura Plena em Matemática(50 vagas)

Licenciatura Plena em Pedagogia(50 vagas) tutores: professora Fábia Regina
 
PÓS-GRADUAÇÃO- pelo CEAD/UFPI
Lingua Brasileira de Sinais(50  vagas) tutora presencial- professora Eugênia Absolon

Gestão Educacional em Rede(45 vagas) tutores: Professora Ana Lúcia Osternes
 
PÓS-GRADUAÇÃO- Pelo NEAD/UESPI
Letras Espanhol; Língua Portuguesa; Educação Infantil.

Hoje, o Polo da UAB de Elesbão Veloso conta com seis turmas de graduação, quatro turmas de pós-graduação, totalizando 445 vagas.

O horário de funcionamento do polo: de terça a sexta, de 8 às 12h e das 14 às 18h. Aos sábados- de 8 às 17h(encontros presenciais).
 
QUADRO DE RECURSOS HUMANO PESSOAL

Coordenadora- Professora Elisângela Leal

Secretária: Vilma Maria dos Santos

Auxiliar de biblioteca: Maria Lira

Auxiliar administrativo: Professora Eulália

Vigilante: Antonio João de Morais
 
ESTRUTURA DO POLO
- Uma sala de coordenação

- Uma sala de aula para atividade presencial

- Dois laboratórios de informática, totalizando 45 computadores com conexão a internet por meio da rede Proinfo e WNet.

- Uma sala de ambiente para videoconferência(sala não funcioan em face a problemas na rede elétrica do bairro)
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu