DESTAQUES DO DIA: assuntos mais importantes nos jornais que circulam neste sábado, 27 de maio 2017

Por: José Loiola Neto, do Elesbão News
 

BRASIL

>> Procurador Geral da República diz que Michel Temer fez confissão e pede interrogatório do presidente ao STF. Rodrigo Janot quer também que o ministro Edson Fachin autorize a tomada dos depoimentos do senador Aécio Neves e do deputado Rocha Loures.

>> Defesa de Michel Temer pede sorteio de relator de inquérito contra o peemedebista do Supremo Tribunal Federal e separação da investigação de Aécio Neves. Solicitação foi encaminhada ao ministro Edson Fachin após Procuradoria cobrar do Tribunal autorização para marcar depoimento do presidente.

>> Joesley Batista renuncia presidência do Conselho da JBS. Empresa também confirmou a saída do irmão dele Wesley Batista, da vice presidência do colegiado.

>> Policia Federal apreende na casa de Aécio Neves comprovantes com inscrição 'cx-2'. Também foi encontrado no apartamento do senador tucano no Rio de Janeiro um aparelho bloqueador de sinal telefônico.

>> Brasil deve registrar deflação em junho pela primeira vez em 11 anos. Redução na conta de luz e queda nos preços dos combustíveis devem levar a um IPC-A negativo

>> Deputados e senadores travam disputa para saber quem terá mais peso em eventual eleição indireta para escolher o sucessor de Michel Temer. Câmara quer votação unicameral, na qual seus membros teriam mais força. Senado pede pleito bicameral em que é preciso vencer nas duas casas.

>> Gilmar Mendes defende que plenário do STF dê última palavra sobre delações premiadas, fechadas pela Procuradoria Geral da República. Ministro também afirmou que está pensando em revisar o seu voto sobre a decisão de decretar a prisão logo após a condenação de segundo grau.

>> Maria Sílvia Bastos Marques pede demissão do comando do BNDES. Presidente do IBGE assume o cargo. Economista Paulo Rabelo de Castro foi escolha pessoal de Temer, mas o nome não contou com a simpatia do ministro da fazenda, Henrique Meirelles.
Maria Sílvia Bastos Marques pede demissão do comando do BNDES.

>> Aliados do governo reagem a articulação do PSDB para caso de queda. PMDB, PSD e DEM se revoltaram com encontro de tucanos para tratar sobre o tema no apartamento do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

>> Família do ministro Gilmar Mendes do STF é fornecedora de gado para JBS. Cargo que ele ocupa pode ter de tomar decisões sobre a delação da empresa.

>> Michel Temer passou a usar telefone seguro somente após ter conversa interceptada por ordem da Polícia Federal. Presidente solicitou e recebeu do gabinete de segurança institucional um aparelho protegido por criptografia.

>> Dias antes de viajar aos EUA, delator da JBS providenciou casamento. Ricardo Saud oficializou união com a então namorada Eloá Jacinto como forma de facilitar obtenção de visto americano.

>> Juiz Sérgio Moro confisca R$ 50 milhões de ex-gerente da Petrobras e ex-banqueiros alvo da PF. Operação deflagrada na última sexta é a 41ª fase da Lava Jato e investiga desvios em negócios na África.

>> Agência de classificação de riscos Moodys volta atrás e piora perspectiva de nota do Brasil para negativa. Razão para mudança foi o aumento da incerteza em relação a aprovação das reformas após a crise política.

>> Bandeira tarifária fica verde e conta de luz não terá taxa extra em junho. Aumento da chuva nos reservatórios das hidrelétricas em maio e perspectivas de redução do consumo de energia elétrica no país levaram à mudança.

>> Nova Cracolândia no Centro de São Paulo dobra de tamanho em apenas um dia. Número de viciados na Praça Princesa Isabel no Centro da capital paulista passou de 300 para 600.

>> Roubo de bicicletas em São Paulo sobem 78% nos primeiros quatro meses do ano. Entre janeiro e abril de 2017 foram registradas 224 ocorrências ante 126 do mesmo período do ano passado.

>> Baixa adesão força governo a prorrogar campanha de vacinação contra a gripe em todo o país. Até o momento, nenhum grupo prioritário atingiu a meta de imunização, segundo o Ministério da Saúde.

>> Corpos dos sem-terra mortos pela polícia no Pará em massacre na última quarta-feira são devolvidos às famílias em estado avançado de putrefação. Em depoimento, sobrevivente disse que vítimas já estava dominadas quando foram assassinadas à tiros.

>> Procuradoria Geral da República vê indícios de evasão fiscal em esquema de Ricardo Teixeira. Operações financeiras realizadas pela CBF sob o comando do ex-presidente ocorreram com uso de contas nos EUA

INTERNACIONAIS

>> Líderes do G-7 querem que empresas retirem  conteúdo extremista da internet. Reunidos na Europa, os chefes de estados fizeram um chamado às companhias de tecnologia para que ajudem a remover esse material das redes sociais.

>> Genro de Donald Trump pediu linha direta afirma denúncia do Jornal Washington Post. Um dos principais assessores do presidente americano na Casa Branca, Jared Kushner é alvo de interesse do FBI, apesar de ainda não ser investigado.

>> Ex-presidente argentina Cristina Kirchner critica Mauricio Macri, chama Michel Temer de 'brega' e ridículo e anuncia candidatura. Ela quer disputar eleições legislativas de outubro, quando se renova metade do Congresso do país vizinho.

>> Horas após atentado contra cristãos coptas, Egito ordena ataque aéreo ao Estado Islâmico na Líbia. Atiradores abriram fogo contra ônibus nessa sexta-feira matando 28 pessoas e ferindo outras 24.

ESPORTE

>> Tarde de clássicos no Campeonato Brasileiro. No Morumbi, o São Paulo enfrenta o Palmeiras no primeiro encontro de Rogério Ceni e de Cuca. Em São Januário, o Vasco pega o Fluminense, que tenta conquistar a terceira vitória seguida na competição.

* Material jornalístico do Jornal da Manhã da Rádio Jovem Pan de São Paulo.

* Edição: escrito e organizado por José Loiola Neto.
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu