ENTREVISTA: Professora Socorro Macêdo fala da implantação da FAEVE em Elesbão Veloso, aponta boa avaliação do MEC e anuncia primeiro vestibular da instituição.

Por: José Loiola Neto, do Elesbão News

Diretora-presidente da Faculdade de Elesbão Veloso-FAEVE, a primeira em Elesbão Veloso e na região Vale do Sambito falou com exclusividade ao Painel Popular/FM Eldorado e entre outras coisas contou-nos sobre o árduo processo para conseguir o aval do MEC para de fato dá como implantada a instituição no município.

Por outro lado, a professora-mestre Socorro Macedo  comentou a respeito da inauguração da instituição a 8 de maio passado, e das inscrições para vestibular abertas desde a semana passada, e que em princípio vai contemplar as áreas de. Abaixo, os principais trechos da entrevista:
 
Professora Socorro Macedo é diretora-presidente da Faeve

SOBRE A FAEVE: SONHO ANTIGO
- É um sonho antigo. Mas sonhos não envelhecem. Foi uma luta um tanto difícil, muito árdua, uma conquista não só minha, mas acredito que de tdo o povo elesbonense, e porque não dizer de toda a microrregião valenciana, pois como é sabido por todos, é a primeira faculdade de ensino privado da microrregião autorizada pelo MEC. Hoje o MEC é muito criterioso, a implantação da Faeve foi um processo iniciado em agosto de 2013 e só viemos ter resultado agora, em abril de 2017. Como se pode perceber, os avaliadores do MEC são muito criteriosos, tivemos que atender a muitas exigências, mas no final fiquei muito feliz porque as duas comissões que recebemos, uma foi para avaliar o curso de Pedagogia, onde obtivemos nota 4, a nota máxima é 5; então hoje no Piauí, a FAEVE, em se tratando do curso de pedagogia é a melhor nota, fomos avaliados também pela outra comissão também com nota 4. isso me deixou muito feliz porque a faculdade é a primeira genuinamente elesbonense com nota considerada maravilhosa.
 
PRAZER POR INVESTIR NA TERRA EM QUE NASCEU
- Amo Elesbão Veloso. A primeira turma de Serviço Social formada aqui em Elesbão fui eu quem trouxe, a ULBRA, que é na modalidade de Ensino A Distância-EAD. Eu já trabalho com ensino superior e com credenciamento de instituição há mais de 12 anos, já tenho certa afinidade com esse tipo de trabalho, dai pensei, porque não credenciar uma em Elesbão Veloso?. Me coloquei no lugar de quem mora em Elesbão Veloso.
 
OPORTUNIDADE EM CASA
Quantos e quantas elesbonenses não fazem um curso superior por não ter oportunidade de fazer em uma faculdade em sua própria cidade?, muitos se arriscam ainda fazendo cursos de extensão em instituição que não é credenciada pelo MEC, sendo que ao final do curso tem maior dificuldade para ter acesso ao diploma, outros, principalmente jovens que terminam ensino médio e fazem EAD, não estou criticando EAD, mas sabemos que a sala de aula é o locus para discussões, debates, para construções de conhecimentos.
 
PROFESSORES QUALIFICADOS
Na FAEVE é modalidade presencial, é bom que se diga que nossa equipe é toda formada de professores, doutores e mestres. Alias foi uma das minhas grandes preocupações, formar primeiro a equipe, tanto que, na avaliação da comissão do MEC no que se refere a corpo docente tiramos nota máxima, nota 5. Se você pegar as instituições no Piauí, pouquíssimas instituições tem um quadro docente tão bem preparado como o da FAEVE. Hoje, a exigência do MEC é que não tenha mais especialista ministrando aulas no ensino superior, mas ainda 90% das faculdades é formada com especialistas, na Faeve, todos são doutores ou mestres, inclusive eu que fiz mestrado em ética e gestão no Rio Grande do Sul.
 
INAUGURAÇÃO EM 8 DE MAIO
- Foi um dia ímpar. Muito bonito, bastante prestigiada, claro que gostaria de ter convidado  Elesbão Veloso em peso, mas além do espaço não suportar, não estava preparada financeiramente para isso, então resolvi convidar aquelas pessoas que como eu são educadoras e que propagam a educação, nesse sentido, convidei professores, diretores de escolas, tanto da rede pública como privada, porque são eles que vão nos ajudar a divulgar a Faeve.
 
AS VANTAGENS DA FAEVE EM ELESBÃO
- Ter uma instituição de ensino credenciada aqui em Elesbão Veloso vai evitar que muitos vá embora sem uma formação superior, que muitos fiquem parados no tempo sem estudar por não ter condições financeira para seguir para os grandes centros urbanos. De tal maneira, que a oportunidade está em casa ao lado da família. A Faeve está trazendo uma oportunidade para manter os filhos próximos de suas famílias, sem precisar sair da sua cidade, para muitas vezes está em outros centros, as vezes, expostos até a violência.
 
OFERTAS DE CURSOS
- Iniciamos com o credenciamento do curso de pedagogia. As inscrições já estão abertas, as aulas são presenciais, temos modernos laboratórios de informática com computadores de última geração, todos interligados a internet, temos um moderno laboratório de práticas pedagógicas, que é uma brinquedoteca, montado por uma especialista da psicopedagogia; temos um núcleo de apoio psicopedagógico, já fizemos convênios e parcerias com as escolas do município, não só públicas mas as privadas, vamos ficar dando atendimento a alunos que tenham dificuldade, que tenham necessidades especiais com dislexia, autismo, a faculdade tem um laboratório especializado para trabalhar com essas necessidades. Já demos também entrada a outros cursos, visto que a tendência da Faeve é crescer.
 
EXPANSÃO DA OFERTA DE CURSOS
- Já estamos credenciados para receber comissões para os cursos de Administração, Educação Física, Superior em Radiologia, Serviço Social, além disso, vamos fazer uma pesquisa de mercado para saber quais novos cursos deveremos está credenciando junto ao MEC.
 
COMO FAZER AS INSCRIÇÕES?
- A instituição já está aberta de segunda a sábado, temos a nossa secretária acadêmica que é a professora Lucilene Moura, minha cunhada, que já está trabalhando na instituição de 8 às 12h pela manhã e das 14 às 17h, as inscrições são feitas presenciais, basta o aluno ou um responsável preencher um formulário. O vestibular é dia 16 de julho.
 
CUSTOS, PREÇOS E ESTRUTURA DA FAEVE
- Os preços da Faeve são muito acessíveis. Hoje o curso de pedagogia na capital ou outros lugares não custa menos de R$ 500,00, o da Faeve é R$ 300,00. Se pararmos para observar, nem ensino médio não encontramos nesse valor, mas pensando na população e necessidade de Elesbão Veloso e região, colocamos um preço bem acessível, de forma que tenha condição de atender um ensino de qualidade, e pra esses alunos que estão concluindo o ensino médio, ou que já saíram e estão sem estudar, é uma oportunidade, a qual não tive, outros também não tiveram, tanto que no meu caso tive que fazer fora, ou teve a UESPI que no período de férias estudamos, mas sabemos, enquanto educadores a importância de um ensino presencial, onde o aluno tem acesso ao professor, dai vai construir seu conhecimento, debatendo em sala de aula, trocando experiências com colegas e professor, tendo um laboratório de pesquisa, uma biblioteca atualizada, moderna, aliás nossa biblioteca levou nota máxima na avaliação do MEC.
 
CONSIDERAÇÕES FINAIS
- Primeiro pedir que não percam essa oportunidade. As inscrições estão abertas, não só para o curso de graduação em pedagogia, mas também os cursos de pós-graduação, temos uma voltado para área da saúde que é saúde pública em estratégia da família, outra em gestão empresarial e pública voltado para quem tem Direito ou fez administração, enfim, quem tem interesse de trabalhar com gestão, seja ela empresarial ou pública, temos também pós-graduação em Libras, que é língua brasileira de sinais, hoje bastante requisitado, temos também psicopedagogia clínica e institucional com diferencial, pois temos um convênio direto com o Conselho de Psicopedagogia, isso quer dizer que nosso aluno saindo da psi-co ele vai poder clinicar, vai trabalhar na clínica ou hospital com atendimento psicopedagógico mesmo. Espero que os elesbonenses tenham uma boa visão em relação a Faeve, pois é um empreendedorismo em educação. O nosso slogan é: 'construir conhecimento e transformar vidas', isso porque, sabemos que a universidade é um locus onde se constrói conhecimentos novos, e quando você constrói um conhecimento novo, você se transforma e transforma vidas. Gostaria de deixar os contatos: telefone com watts app (86) 9.9535-9056 e o site da instituição www.faeve.edu.br.
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu