EXCLUSIVO- Em entrevista ao Painel, deputado estadual João de Deus chama Temer de golpista, critica reformas do governo, afirma que PT está fortalecido no Piauí e sai em defesa de Lula: "está apanhando muito"

Por: José Loiola Neto, do Elesbão News

Em visita a Francinópolis, cidade que dista apenas 25km de Elesbão Veloso e que comemorava seus 55 anos de fundação, domingo passado, dia 30 de abril, o deputado estadual João de Deus Sousa, uma das figuras emblemáticas do Partido dos Trabalhadores-PT no Piauí, à beira do campo de futebol durante final do campeonato local, tirou um tempo para conversar com a reportagem da Painel Popular/FM Eldorado presente ao evento.
Deputado estadual João de Deus Sousa fala ao Painel: "Temer comanda governo impopular"

Respondendo a perguntas do repórter José Loiola Neto, o parlamentar tratou dos mais distintos assuntos, desde a sua atuação na Assembleia Legislativa do Piauí- Alepi, passando por cenário político no Estado com vistas as eleições do próximo ano

Ao analisar as reformas trabalhista já aprova na Câmara e da Previdências, no momento em debate no Congresso, ambas propostas pelo Governo Federal, João de Deus fez duras críticas a Michel Temer, na sua concepção dono de governo impopular, visto que não tem 10% de aprovação perante a população.

Por outro lado, o deputado petista comentou qual será o comportamento do seu partido na eleição estadual do ano que vem, deu sinais que tentará renovar o mandato e por fim considerou que Dilma foi perseguida por parlamentares no Congresso e não esqueceu de defender o ex-presidente Lula, que na sua concepção injustamente tem apanhado muito. Abaixo os principais trechos da entrevista:

TRANSPORTES DENTRE OS PROJETOS PROPOSTOS NA ALEPI
- Houve um tempo em que as pessoas que moram na zona rural não tinham muitas vezes como chegar na zona urbana para ter acesso a uma escola, e muitas vezes num ponto mais distante as pessoas não tinham como acessar a escola que estavam num ponto mais centralizado da região rural. Esse tempo passou. Hoje, praticamente todos os municípios são obrigados a garantir transporte escolar, o próprio Estado quando se trata de Ensino Médio, mas o transporte escolar diga-se de passagem já evoluiu muito. Estamos com um projeto na Alepi pela segunda vez, entrei com esse projeto no passado e ele foi vetado, então estou reeditando esse projeto, o qual devo estar apresentando por todo mês de maio.

REGULARIZAÇÃO DE MOTOS
- Esse projeto na minha forma de ver tem um alcance muito grande, porque se você for olhar nos hospitais existem uma quantidade enorme de pessoas acidentadas e isso custa bastante para os hospitais como HGV e HUT tratar uma pessoa que teve um trauma-craniano, que teve que se submeter a cirurgia da mais alta complexidade, cirurgia caríssima, sem falar no sofrimento para família, muitas vezes, quando a pessoa escapa, porque há vezes em que morre logo no local. A moto se popularizou, e substituiu o cavalo, a bicicleta. Então, todo mundo tem moto em casa, mas muitas vezes as pessoas passaram a andar de moto muitas vezes sem habilitação, sem capacete, as vezes sem nenhuma proteção e como o trânsito passou a ser ocupado por pessoas e veículos, logicamente aumentou o número de acidentes, além disso, tem morrido muitos jovens, nesse sentido, estamos com um Projeto de Lei-PL que visa regularizar pelo menos a grande maioria das motos que estão irregulares, hoje, quase 50% dos veículos, sobretudo motos estão em situação irregular, em termo de emplacamento, o condutor não tem CNH, e o projeto busca a regularização dessa situação, primeiro, propondo que o governo dispense todas as dívidas de um determinado veículo, outra ideia é que o governo auxilie na aquisição de capacete e facilite a habilitação do motorista, criando condições para que o motorista tenha acesso a CNH.

CRÍTICAS ÀS REFORMAS TRABALHISTA E DA PREVIDÊNCIA E BRONCAS À TEMER
- Um absurdo. O que o governo Temer está fazendo com o povo brasileiro é no mínimo querer levar esse país para época da escravidão. Você fazer uma reforma trabalhista permitindo que empresários gananciosos possam implantar um regime de até 12 horas por dia, quando hoje nossa legislação estabelece o máximo de 8 horas; permitindo inclusive que o cidadão possa ser contratado por apenas uma hora; permitindo que a pessoa possa abrir mão do seu 13º, da sua jornada de trabalho, fracionar as férias, isso é um verdadeiro absurdo. Eu nunca imaginei que em pleno século 21 a gente fosse ter um governo, diga-se de passagem, impopular, que não tem 10% de aprovação, um governo que inclusive não se submeteu ao voto da população brasileira, e de repente chegou ao poder através de um golpe quisesse empurrar de goela abaixo da classe trabalhadora brasileira um regime de escravidão. O trabalhador brasileiro hoje tem por lei uma hora de descanso na hora do almoço, ele está propondo reduzir para meia hora e os empresários queriam só 15 minutos, ele está propondo 30 minutos como se o trabalhador não tivesse que ter um tempo maior de descanso para que ele pudesse até render mais no segundo turno de trabalho. A gente repudia terminantemente. É importante dizer que o meu partido, o PT é contra, e está fazendo campanha contra essas reformas. Lamentavelmente, nós fomos votos vencidos, mas a luta não acabou.

REFORMA DA PREVIDÊNCIA PREJUDICA HOMEM DO CAMPO
-Os trabalhadores rurais são os mais prejudicados, porque o que é que o governo está propondo?, se hoje ele(trabalhador rural) se aposenta com 15 anos mediante a comprovação da atividade rural, o governo propõe que para se aposentar o trabalhador tenha que viver no campo durante 25 anos e mais: pagando a Previdência todo mês. Uma casa que tem cinco pessoas vai ter que pagar cada uma em média R$ 100,00. Ora, o trabalhador rural não tem uma renda constante, quando ele tem uma renda, é quando tem um bom inverno, quando não tem um bom inverno ele não tem renda de jeito nenhum, e quando ele tem uma boa renda em geral dá mal para ele comer e suprir uma ou outra necessidade, agora pagar previdência durante 25 anos para ele na velhice gozar de um direito de aposentadoria, sinceramente, é simplesmente dizer que o brasileiro está proibido de se aposentar, se depender da vontade do Temer.

PEDIDO DE MOBILIZAÇÃO À SOCIEDADE JUNTO AOS VEREADORES
- Para que a reforma da Previdência passe, os deputados federais e senadores tem de votar o Projeto de Lei que modifica a Constituição brasileira, o que é um absurdo. É preciso que a população em especial, procure seus vereadores e cobrem deles para que possam se posicionar e se comunicarem com seus deputados federais, porque no que diz respeito a votação da reforma trabalhista nós só tivemos um voto dos 10 contra do projeto e foi o voto do deputado Assis Carvalho que é do PT e foi a favor da população brasileira. Pois bem, agora na Reforma da Previdência é importante que a população continue dando pressão, continue atenta, denunciando. Quando um deputado federal chegar no seu município se manifeste, cobre do seu vereador para que ele se manifeste, cobre do seu deputado federal, sobretudo aqueles que são votados nos municípios, para que eles digam de que lado estão, se eles estão do lado do Temer, do lado do alto empresariado e contra o trabalhador brasileiro, ele tem de dizer de que lado está.



PT FORTE, ORGANIZADO E MOBILIZADO; DILMA PREJUDICADA POR CONGRESSO
- O PT continua vivo, estando inclusive ao lado do povo, isso que está acontecendo de certa forma termina ajudando o PT, porque o PT sempre foi claro, sempre teve um lado e muita gente se acostumou com o governo do PT. O presidente Lula foi o melhor presidente da história, não sou eu que estou dizendo, o piauiense, o brasileiro diz isso, o presidente Lula terminou o mandato com 87% no seu último governo. O governo da presidente Dilma pegou uma onda de crise internacional e isso afetou as finanças, mas seguramente se ela tivesse continuado o pais já tinha atravessado essa crise, mas ela teve dificuldade para governar porque tinha um Congresso Nacional determinado a criar dificuldade para ela governar, aprovando pautas-bombas para dificultar a situação do governo e do país naquele momento, de forma que criaram condições para cassá-la.

QUEM FALAVA EM MUDAR O PAÍS MOSTRA ATUAÇÃO OPOSTA
- É preciso que a população fique atenta agora porque aqueles que diziam que precisavam tirar a Dilma para mudar o país não estão fazendo nada. O que é mudar o pais pra eles?, é tirar direitos dos trabalhadores, de forma que o PT está vivo, está forte, está atuando.

LULA EXPOSTO E MASSACRADO
- O ex-presidente Lula está apanhando muito. É um absurdo. Já quebraram todos os seus sigilos: telefônico, bancário e não encontraram absolutamente nada contra ele, se tivessem encontrado ele já estava atrás das grades, e não está porque não encontraram, fizeram uma condução coercitiva dele, o que é um verdadeiro absurdo para um cidadão que já tem 71 anos de idade que ajudou muito as pessoas pobres desse país. O presidente Lula que teve inclusive a PF invadindo sua casa, onde levantaram os colchões.

PRESSÃO FOI CAUSA DA MORTE DE DONA MARISA
- A dona Marisa faleceu em função disso, porque ninguém aguenta, porque qualquer pai ou mãe de família, se coloque no lugar do presidente Lula para suportar pressões e ameaças vindas de todos os lados. O bom disso tudo é que eles não conseguiram provar nada. Mesmo que eles montem através da Globo uma estratégia para incriminá-lo, só que quando vem a verdade, até porque a Constituição exige provas, ai eles não conseguem provar nada.

ELEIÇÕES 2018
- Estou com meu nome no PT, meu primeiro e único partido, continuo até hoje no PT, sou filiado, vamos para luta no ano que vem com o governador Wellington Dias, sem dúvidas vamos continuar na luta, na trincheira para ajudar o povo do Piauí e o povo do meu país.
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu