DE OLHO NA LÍNGUA: Dicas de português com o professora Antonio da Costa, de Sobral-CE. Material desse domingo, 4 de junho 2017



Goleada (O que é exatamente?)
Goleada é uma vitória por diferença igual ou superior a três gols. Por exemplo, quando o Santos vence o São Paulo por 4 a 1. Outro exemplo, quando o Palmeiras vence o Corinthians por 4 a 1; quando o Palmeiras é derrotado pelo Vitória por 2 a 7. Mas uma vitória por 4 a 3 do Corinthians não é goleada, nem uma de 5 a 4. Muitos jornalistas esportivos pensam que goleada é a feitura de muitos gois numa partida, independentemente da diferença no placar. Está certo que pensar não ofende, mas que aborrece, ah! isso aborrece! A goleada, senhores jornalistas esportivos, está na diferença, e não na quantidade.
 
Gigante (tem feminino?)
Tem. Giganta (mas só o substantivo). Exs.: Quando começou a crescer, na adolescência, ela se tornou uma giganta; Hortência diz que seu sonho é ser uma giganta do automobilismo mundial; Essa mulher foi uma giganta na defesa da democracia. É bom lembrar que como adjetivo é invariável. Ex.: Homem gigante; mulher gigante.
 
Gíria, calão e jargão (Qual a diferença?)
Gíria é linguagem pitoresca do vulgo. Calão é a gíria de gente ordinária, configurada nos palavrões e na expressão de baixo nível. Jargão é a fala popular complicada, difícil de entender. Também é a linguagem própria de certos grupos ou profissões; é a gíria profissional. Ex.: No jargão jornalístico, foca é o jornalista novato.
 
Do avesso ou pelo avesso (Qual a correta?)
As duas expressões são corretas. Ex.: Suas meias estão do (ou pelo) avesso. Havendo duas expressões corretas, ainda há os que usam uma terceira, inexistente: “No avesso”.
 
“Entre eu e tu” ou “Entre mim e ti”?
Devemos dizer: Entre mim e ti. “Entre”, neste caso, é uma preposição e, antes dos pronomes “eu” e “tu”, não se usa preposição. Assim como não se diz: “ele pensou em eu e tu” e, sim, “ele pensou em mim e ti”. Também não se deve dizer “ele estava entre eu e tu” e, sim, “ele estava entre mim e ti”.
 
Ele “a princípio” é o melhor de todos
A palavra princípio forma três locuções: A PRINCÍPIO significa no início: Ele, a princípio (no começo), foi contra a reforma. Já EM PRINCÍPIO quer dizer em tese, de modo geral: Ele, em princípio (em tese), é o melhor de todos; Todos, em princípio (em tese) são iguais perante a lei; Em princípio (de modo geral) todos o estimavam. Existe ainda uma terceira forma - POR PRINCÍPIO – equivalente a “por convicção”: Por princípio (por convicção), não tolero pessoas racistas.
Safra agrícola

Visível redundância. Use apenas safra de grãos, de legumes. Etc. ou no sentido figurado safra de romances, safra de best sellers. 
 
(*) Professor Antônio da Costa é graduado em Letras Plenas, com Especialização em Língua Portuguesa e Literatura, na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). É, também, servidor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Sobral. Contatos: (088) 9762-2542.
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu