Mananciais começam a secar em Elesbão Veloso; poços tubalares ameniza situação de famílias no interior.

Imagem de reservatório seco em Elesbão. Arquivo Elesbão News
O período chuvoso verificado em Elesbão Veloso no começo desse ano, especialmente entre os meses de fevereiro e abril foi satisfatório para o setor agrícola, prova disto é que a abundância de grãos com milho, arroz e feijão, por exemplo não era perceptível há pelo menos 10 anos, os reservatórios, no entanto não receberam quantidade suficiente de água, e no momento grande parte dos mananciais como açudes, riachos e córregos quer seja nas zonas urbana e rural já expõem a falta do precioso líquido.

Para atenuar a situação, boa parte das comunidades contam com poços tubulares. Durante o ano de 2016, a Prefeitura de Elesbão Veloso perfurou e equipou 62 poços e projeta a mesma quantidade para os próximos meses.

Uma das áreas do município mais castigadas localiza-se na região da Serra do Carneiro e Campos. Em comunidades como Santa Helena, Chapadinha e Mosqueada, a situação se atenua por dispor de poço tubular que distribui água inclusive para as residências. Em algumas áreas da zona rural não conta com água, nem energia elétrica.

Por: José Loiola Neto/Elesbão News
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu