Depois de uma década, moradores do Boeiro em Elesbão Veloso aguardam ligações do Luz Para Todos; Sussu do Piauí encampa luta e enaltece promotora Francisca Sílvia por decisão.

Músico Sussu do Piauí

Por: José Loiola Neto


Após determinação do Ministério Público, através da promotora Francisca Sílvia da Silva Reis, ainda no último mês de julho, ao que tudo indica, depois de muitos anos de espera, enfim, os moradores da comunidade Boeiro, zona rural de Elesbão Veloso passarão a contar com energia elétrica instalada em suas residências.

O músico e líder comunitário Susu do Piauí disse que após a associação da comunidade Boeiro ter entrado com uma ação junto ao Ministério Público em Elesbão Veloso acabou obtendo ganho de causa. O resultado foi publicado no começo de agosto, e dias após aconteceu uma reunião na comunidade, oportunidade em que foi informado sobre a possibilidade de nos próximos meses os moradores passarem a contar com luz elétrica através do Luz Para Todos, já que a promotora Francisca Silvia notificou a Eletrobras e no despacho pede a implantação do serviço, há muito aguardado. Sussu do Piauí elogiou a decisão do MP.

- Depois disso, o pessoal da Eletrobras já esteve na localidade fazendo medições. Queremos aqui agradecer a Drª Silvia em nome de toda comunidade Boeiro, ela mostrou muita competência em sua decisão.

Mais de 30 famílias vivem na comunidade Boeiro, distante cerca de 15km da zona urbana. O número de moradores poderia ser maior, porém, mediante a demora para implantação do serviço de eletrificação, algumas famílias decidiram se mudar para cidade. Em tom de denúncia, Sussu considerou essas migração uma perda para comunidade, haja vista que muitos deles fizeram roço às margens da estrada, sonhando com a chegada da energia elétrica no local, o que não aconteceul.

- Eles agiram motivados por pessoas que levaram energia para perto do Boeiro e desviaram essa energia, não levando para aquela localidade. Isso é lamentável porque o pessoal trabalhou de graça e não conseguiram ter acesso a energia elétrica, e isso motivou a nos juntarmos e levar o caso a esfera judicial.

STTRAAF-EV ACOMPANHA TRABALHO

O presidente do Sindicato dos trabalhadores(as) Rurais Agricultores(as) Familiares de Elesbão Veloso, em contato a reportagem Painel Popular disse que recebeu com muita satisfação e alegria esta notícia, já que os moradores do Boeira estão todo esse tempo esperando a chegada da luz que já atende a localidades que ficam a apenas 2km.

Cícero do Cabana disse que na companhia de representantes da Eletrobras Piauí, responsável pelas ligações visitou moradores da comunidade Boeiro, foi feito o levantamento das famílias a serem contempladas, e ele aguada que haja um desfecho breve no que diz respeito a execução dos serviço.
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu