Ticker

6/recent/ticker-posts

Ad Code

NATAL, É VIDA NOVA. Leia artigo do professor Antônio Alves dos Reis

Professor Antônio Alves dos Reis

* Por Antônio Alves dos Reis



Todo final de ano o povo cristão comemora esse período especial que é o período natalino, em comemoração ao nascimento de Jesus Cristo. Nesse período, todas as comunidades cristãs existentes no mundo inteiro estão com seus pensamentos elevados a Deus; onde cada uma realiza suas comemorações de acordo com suas tradições e costumes. E nós brasileiros, especificamente, sempre comemoramos ao nosso estilo, de forma muito agradável, confraternizando-se entre as famílias e amigos, com a tradicional troca de presentes, distribuição de cartões, e sempre marcado com a figura do Papai Noel encantando o mundo infantil.



Só que o natal não deve limitar-se apenas nas confraternizações, e nem devemos aproveitar o momento para as farras de forma exageradas, desviando assim o verdadeiro sentido do período natalino. Pois o natal é o momento de fortalecimento da fé, é o momento de oração e de perdão. Natal é um período de renovação de espírito, é momento de dá um basta no negativismo, dá um sopro na hipocrisia e renovar as esperanças. Natal é reencontro com Deus, é festa divina, é vida nova. Portanto, o natal é um período que requer de todos nós muita reflexão. Até porque viemos de Deus e para Deus um dia voltaremos. Por isso, nesse período devemos parar para refletir e lembrar o que fizemos de bom e o que erramos durante o ano que finaliza, para podermos pensar no natal e no ano novo que se aproxima e que seja coberto de muita saúde, paz e prosperidade.



Falo assim, porque vivemos num mundo marcado pela incompreensão, pela discórdia, pela insensatez, pela ambição, pela ignorância, pela inveja, pelo ódio, pelo destempero verbal ferindo a sensibilidade das pessoas, pelos furtos da consciência dos justos e pela violação dos direitos ferindo o princípio da isonomia. Tudo isso, na maioria das vezes tem acontecido de forma equivocada e injusta, e as conseqüências tem sido graves; pois tem provocado à instalação de uma das piores doenças até então conhecida no planeta Terra e que vem torturando a humanidade a cada ano que se passa; doença essa que se chama intolerância. Tal intolerância, que ao longo dos séculos tem levado há vários tipos de conflitos, como as grandes guerras, que por sua vez tem causado mortes de milhões de pessoas inocentes em nosso planeta.



Mas, como Deus é amor e é também razão, nesse momento festivo e de partilha que vivemos, devemos parar para pensar profundamente e humildemente pedir ao senhor que o verdadeiro espírito natalino possa descer sobre cada um de nós, para que tudo aquilo que provoca a instalação da ignorância possa deixar de existir, e que a compreensão e a paz possa realmente reinar entre os povos e seus líderes. Só que, para isso acontecer de forma plena, devemos:



a-   Crer e confiar nas pessoas de bom senso;

b-   Crer e apoiar os líderes para que tomem decisões sensatas;

c-   Crer nas mudanças de hábitos e na pureza dos costumes;

d-   Crer no progresso e aperfeiçoamento das culturas

e-   Por fim, devemos crer na liberdade, esse meio de ligação entre a humanidade e a eternidade.

Pois, se assim crermos, certamente teremos a convicção de um dia o verdadeiro sentimento patriótico e de religiosidade possa acontecer entre nós. E aí sim, poderemos viver num mundo melhor, mais justo, rumo ao ecumenismo, com muita paz, harmonia, compreensão e solidário, da forma como o Senhor sempre nos propõe.



Feliz Natal e feliz ano novo para todos.



* Antônio Alves dos Reis é um professor elesbonense.

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Responsive Advertisement