Ticker

6/recent/ticker-posts

Ad Code

Homenagem a quem merece: 2013, centenário do sanfoneiro Zé Dodô. Saiba um pouco da sua história

Saudoso Zé Dodô com a sua sanfona. Se vivo estivesse completaria 100 anos em  2013
José Manoel de Araújo, o Zé Dodô, nasceu na Malhada Alta Piauí no dia 12 de novembro de 1913, seu genitores são Idalina Pires Chaves e Manoel José de Araújo. Casou-se pela primeira vez, com Maria da Conceição Lopes e tiveram 9 filhos que são: Joaquim Lopes, Diomar Lopes Silva, Delfina Lopes Silva, Francisca Lopes Silva, João Lopes Silva, Maria das Dores Lopes Silva, Manoel Lopes de Araújo, Jovino Lopes Silva, Otacílio Lopes Silva.

Ficou viúvo, veio então, o segundo casamento com Maria Teresinha de Jesus Araujo e tiveram os seguintes filhos: Raimundo Nonato de Araujo, Maria de Jesus Araujo, José Manoel de Araújo Filho, Teresinha de Jesus Araujo, Maria do Socorro Araujo, Albertina Maria de Araujo, Francisco Vidal de Araujo, e ainda criaram dois sobrinhos que são: Arimateia Soares Filho e Francisco José Soares.

Teve ainda dois filhos com Josefa Absolon- José Reinaldo e Maria dos Reis. Não estudou, foi sapateiro e sanfoneiro, tornou-se muito conhecido como sanfoneiro, inclusive é considerado o "Luiz Gonzaga de Elesbão Veloso", começou a sua carreira musical tocando pífaro aos 17 anos.

Com o passar do tempo trocou pela sanfona que lhe fez tornar conhecido em toda a Microrregião Valenciana e outras localidades fora da microrregião, o que seria uma graça levando em conta que na época não existia o meio de comunicação para divulgar e ajudar no conhecimento do artista, o povo se encarregou dessa tarefa.

Exerceu a profissão de músico a partir de 1930 a 1976,quando um Acidente Vascular Cerebral(AVC) fez com que o mesmo encerrasse a carreira. Quando tocava era acompanhado pelos seguintes músicos: Pedro Dandá (surdo), Severino(triângulo),Cícero(Zabumba), Chico da Laura(pandeiro), Manduca (Banjo), Chico Guedes(sax).

Residia na Avenida Moisés Lima Verde, 522, Elesbão Veloso-PI de 1914 a 1980 quando foi morar em Brasília Q-04 Casa 07 St Oeste Gama/DF. Faleceu no dia 31 de janeiro de 1983 aos 69 anos no Hospital de Base do DF às 21:50 pela ocorrência de um acidente vascular cerebral, pneumonia e hipertensão. Foi sepultado no cemitério do Gama Q-13 Jazigo 824 no dia 01 de fevereiro de 1983.

Informações extraídas do livro 'Nós Somos a História' da professora e escritora Maria Celina e Silva.

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Responsive Advertisement