![]() |
Saudoso Zé Dodô com a sua sanfona. Se vivo estivesse completaria 100 anos em 2013 |
Ficou viúvo, veio então, o segundo casamento com Maria Teresinha de Jesus Araujo e tiveram os seguintes filhos: Raimundo Nonato de Araujo, Maria de Jesus Araujo, José Manoel de Araújo Filho, Teresinha de Jesus Araujo, Maria do Socorro Araujo, Albertina Maria de Araujo, Francisco Vidal de Araujo, e ainda criaram dois sobrinhos que são: Arimateia Soares Filho e Francisco José Soares.
Teve ainda dois filhos com Josefa Absolon- José Reinaldo e Maria dos Reis. Não estudou, foi sapateiro e sanfoneiro, tornou-se muito conhecido como sanfoneiro, inclusive é considerado o "Luiz Gonzaga de Elesbão Veloso", começou a sua carreira musical tocando pífaro aos 17 anos.
Com o passar do tempo trocou pela sanfona que lhe fez tornar conhecido em toda a Microrregião Valenciana e outras localidades fora da microrregião, o que seria uma graça levando em conta que na época não existia o meio de comunicação para divulgar e ajudar no conhecimento do artista, o povo se encarregou dessa tarefa.
Exerceu a profissão de músico a partir de 1930 a 1976,quando um Acidente Vascular Cerebral(AVC) fez com que o mesmo encerrasse a carreira. Quando tocava era acompanhado pelos seguintes músicos: Pedro Dandá (surdo), Severino(triângulo),Cícero(Zabumba), Chico da Laura(pandeiro), Manduca (Banjo), Chico Guedes(sax).
Residia na Avenida Moisés Lima Verde, 522, Elesbão Veloso-PI de 1914 a 1980 quando foi morar em Brasília Q-04 Casa 07 St Oeste Gama/DF. Faleceu no dia 31 de janeiro de 1983 aos 69 anos no Hospital de Base do DF às 21:50 pela ocorrência de um acidente vascular cerebral, pneumonia e hipertensão. Foi sepultado no cemitério do Gama Q-13 Jazigo 824 no dia 01 de fevereiro de 1983.
Informações extraídas do livro 'Nós Somos a História' da professora e escritora Maria Celina e Silva.
0 Comentários