Criança morre vítima de leishmaniose em Elesbão Veloso

Flebótomo: mosquito transmissor da leishmaniose
O pequeno Luís Henrique, de apenas um ano e meio, faleceu na última quinta-feira(27 de junho), em Teresina, aonde vinha internado há pelo menos duas semanas, vítima de leishmaniose visceral (calazar), o garoto era filho do Fabinho, jogador  de futebol amador e que atuava pelo Pé do Morro. O corpo foi sepultado no final da tarde daquele dia, no cemitério Sambaíba, nesta cidade. Saiba mais sobre a doença, lendo os tópicos abaixo:

Causa da doença

A leishmaniose é uma doença não contagiosa causada por parasitas (protozoário Leishmania) que invadem e se reproduzem dentro das células que fazem parte do sistema imunológico (macrófagos) da pessoa infectada.

Manifestação e características

Esta doença pode se manifestar de duas formas: leishmaniose tegumentar ou cutânea e a leishmaniose visceral ou calazar. A leishmaniose tegumentar ou cutânea é caracterizada por lesões na pele, podendo também afetar nariz, boca e garganta (esta forma é conhecida como “ferida brava”). A visceral ou calazar, é uma doença sistêmica, pois afeta vários órgãos, sendo que os mais acometidos são o fígado, baço e medula óssea. Sua evolução é longa podendo, em alguns casos, até ultrapassar o período de um ano.

Transmissão

Sua transmissão se dá através de pequenos mosquitos que se alimentam de sangue, e, que , dependendo da localidade, recebem nomes diferentes, tais como: mosquito palha, tatuquira, asa branca, cangalhinha, asa dura, palhinha ou birigui. Por serem muito pequenos, estes mosquitos são capazes de atravessar mosquiteiros e telas. São mais comumente encontrados em locais úmidos, escuros e com muitas plantas. Além do cuidado com o mosquito, através do uso de repelentes em áreas muito próximas a mata, dentro da mata, etc, é importante também saber que este parasita pode estar presente também em alguns animais silvestres e, inclusive, em cachorros de estimação.

Sintomas

Os sintomas variam de acordo com o tipo da leishmaniose. No caso da tegumentar, surge uma pequena elevação avermelhada na pele que vai aumentando até se tornar uma ferida que pode estar recoberta por crosta ou secreção purulenta. Há também a possibilidade de sua manifestação se dar através de lesões inflamatórias no nariz ou na boca. Na visceral, ocorre febre irregular, anemia, indisposição, palidez da pele e mucosas, perda de peso, inchaço abdominal devido ao aumento do fígado e do baço.

Prevenção e tratamento
A melhor forma de se prevenir contra esta doença é evitar residir ou permanecer em áreas muito próximas à mata, evitar banhos em rio próximo a mata, sempre utilizar repelentes quando estiver em matas, etc. Esta doença deve ser tratada através de medicamentos e receber acompanhamento médico, pois, se não for adequadamente tratada, pode levar a morte.
Reactions

Postar um comentário

1 Comentários

  1. ATENÇÃO POPULAÇÃO FRANCINOPOLITANA, PARTICIPE DA MANIFESTAÇÃO POPULAR QUE SERÁ REALIZADA NESTA-QUARTA-FEIRA, DIA 3 DE JULHO, A PARTIR DAS 16:30. PONTO DE PARTIDA: PÉ DE MAMA CACHORRA, NO BAIRRO CHAPADA DO BREJO, COM DESTINO AO CENTRO DA CIDADE.
    O POVO DO MUNICÍPIO DE FRANCINÓPOLIS ESTARÁ EM GRANDE NÚMERO PROTESTANDO A FALTA DE COMPROMISSO DA ATUAL ADMINISTRAÇÃO DO NOSSO GESTOR, FALTA DO PREFEITO REGULARMENTE EM NOSSA CIDADE, FALTA DE MÉDICO, FALTA DE SEGURANÇA, FALTA DE LIMPEZA URBANA, AUSÊNCIA DE REMÉDIOS NA SECRETARIA DE SAÚDE, RESUMINDO: FALTA DE TUDO! FRANCINÓPOLIS ESTÁ ABANDONADA PELO PREFEITO.
    MORADORES DE FRANCINÓPOLIS: EXIJAM SEUS DIREITOS, QUANDO ELEGEMOS NOSSOS REPRESENTANTES PARA ADMINISTRAREM O NOSSO MUNICÍPIO, TEMOS O DIREITO DE REINVIDICAR SAÚDE DE QUALIDADE, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA PÚBLICA, SANEAMENTO BÁSICO DE QUALIDADE, ILUMINAÇÃO PÚBLICA. JUNTE-SE AOS SEUS FAMILIARES, VIZINHOS E AMIGOS. QUEM TIVER LEVE SEU APITO, BUZINA , TAMBOR. O PIAUÍ PRECISA TOMAR CONHECIMENTO DAS NECESSIDADES BÁSICAS QUE FRANCINÓPOLIS PASSA. A VOZ DO POVO É A VOZ DE DEUS. É NESTA QUARTA-FEIRA, DIA 3 DE JULHO, A PARTIR DAS 16:30, PROTESTO POR UMA ADMINISTRAÇÃO COMPROMISSADA COM AS PESSOAS DO NOSSO MUNICÍPIO.

    ResponderExcluir

Close Menu