SUSTENTO: Elesbonenses que vivem por conta própria, através de hortas. Dedé do Emater lembra que para negócios avançarem precisa de água.

Existem em Elesbão Veloso várias plantações particulares, a maioria são hortas que garante o sustento de muitas famílias na cidade ou zona rural. Para o técnico agrícola Valdeci Aves, ligado o Emater local, essas plantações dependem especialmente de água. Em junho do ano passado, o governo do estado fez a entrega de 15 kits de irrigação na cidade, sendo que destes 4 foram implantados, outros, entretanto continuam ociosos.

 "Na Baixa da Ponte, o projeto funciona perfeitamente, no Boi Bravo, no Quinzinho, já funciona a muito tempo, no parque de vaquejada(Breno Bezerra) existe uma horta, onde um rapaz está se saindo muito bem com uma plantação exclusivamente de alface, ele está vendendo bem, boa parte do alface consumido na cidade é vendido por aquele rapaz, é um produto bom, sem agrotóxico", destacou Dedé, lembrando a iniciativas das hortas relevante na medida em que a qualidade de vida melhora, o município também ganha, pois não precisa trazer alfaces de fora, sem falar que o dinheiro circula na cidade.

Dedé Araújo com horteiros- localidade Boi Bravo 2009- Foto: José Neto
 Dedé defende a diversificação das plantações, tendo em vista melhor abastecer o setor hortifrutigranjeiras no município. "Nem todo mundo pode ficar plantando somente o cheiro verde, é bom diversificar, plantar tomate, pepino, repolho para que haja uma diversificação da produção", ressaltou Dedé.

Plantação- horta do Quinzinho, no Boi Bravo. Foto: José Neto- Arquivo Elesbão News 2009

Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu