AGRICULTURA: Supervisor do Emater Dedé Araújo divulga balanço das perdas agrícolas em Elesbão Veloso e adianta sobre quem se enquadra no Seguro Safra.

A pedido do Ministério da Agricultura, nos dias 11, 12 e 13 de junho, o Emater local sob a supervisão do técnico agrícola Valdeci Alves de Araújo visitou 30 comunidades rurais do município de Elesbão Veloso, escolhidas pelo Ministério por meio de sorteio, e realizou o levantamento de perdas agrícolas, provocada pela estiagem. A iniciativa, conforme Valdeci Alves por por finalidade saber quais agricultores poderão futuramente receber o benefício do Seguro Safra. Durante a semana passada, já foram transmitidos ao Ministério do Desenvolvimento Social-MDA os laudos levantados a partir das visitas.

"Uma coisa é certa: houve perda entre 60% e 70% em todas as plantações; isso é fato, na região do Capim Pubo, as perdas estão nesse nível, na região da Betônica, onde as terras são mais fracas, as perdas são em torno de 90%. Andamos de Capitão de Campo até sair no Bebedouro e Caraíbas", frisou Dedé, acrescentando que em que pese o fato de o município ter tido boas chuvas, especialmente no começo do ano, o cenário é de perdas na lavoura. "Em janeiro e fevereiro choveu bem, mas no mês de março, um dos meses mais chuvosos em Elesbão, não tivemos chuvas num nível satisfatório e isso foi crucial, faltou chuva no enchimento dos grãos", completou.

As culturas mais afetada foram arroz e milho. Por outro lado, houve um bom aproveitamento da cultura de feijão. Na última segunda foram postadas ao MDA as fotos da comunidades atingidas por perdas agrícolas. O supervisor do Emater lembra que existem em Elesbão Veloso 450 famílias aptas a receber recursos provenientes do Seguro Safra, sendo que que para ter acesso as cinco parcelas pertinentes ao programa, o agricultor precisa quitar um boleto disponibilizado pela Ministério da Agricultura. Dedé Araújo comenta sobre o acesso ao seguro. "O agricultor paga uma parte do seguro, que é R$ 12,50, quem não pagou com certeza vai está arrependido, vai vir um benefício, são cinco parcelas de R$ 170,00. Tudo indica que começarão a serem pagas a partir de julho.", encerrou Dedé.


Garantia-Safra em Elesbão Veloso- 450 pessoas aptas a receber em 2014.

Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu