Desde o ano passado surgem casos em que cães atacam pessoas aqui em Elesbão Veloso. Um dos locais onde mais se tem registrado este tipo de violência é o bairro Santa Clara. Ali de setembro para cá pelo menos quatro pessoas foram mordidas violentamente por cães. Conforme noticiado pelo Elesbão News e Fm Eldorado, a dona de casa Maria Antônia Barreto moradora da Rua Major Tunico foi atacada no dia 8 de outubro e à época exibiu as marcas da fúria, face o ataque de dois cachorros.
 |
Cães tem atacado em Elesbão Veloso- imagem: Google |
Em março próximo passado, também no bairro Santa Clara, em plena luz do dia, o aposentado Raimundo Simplício da Silva levou mordidas de uma cachorra, quando caminhava por uma rua próxima a Escola Estadual Raimundo Lopes. "Ela me pegou por trás, violentamente, uma das mordidas foi profunda, ainda tentei me defender, dei três murros nela, mas não teve jeito, depois fui ao hospital, tomei remédio", disse Seu Raimundo, que agora precavido só anda um porrete nas mãos.
 |
Atacada no bairro Santa Clara, dona de casa Maria Antônia exibe marcas deixada por cachorros |
|
Num caso mais recente, em 14 de junho, um homem morador da Rua Padre Leonel França foi atacado dentro de um bar por um dos cães ferozes que transitam por aquele bairro. Preocupado, ele ainda se dirigiu ao hospital para os primeiros cuidados, além disso registrou na DP um BO contra o dono do animal.
As ocorrências não se dão apenas no Santa Clara. Há pouco mais de uma semana, no bairro Novo Elesbão um menino de apenas 4 anos foi mordido por cão que se mostrava furioso, conforme a avó da criança, uma senhora que 47 anos, que preferiu não ser identificada. "Esse cão que mordeu o meu neto é apenas um entre vários em uma casa, onde reside um casal de idosos, são muitos cães, cada um mais valente que o outro", resumiu.
 |
Seu Raimundo Simplício também foi vítima da fúria de cães no Santa Clara. |
"Neste ano não tivemos nenhum caso de calazar notificado, no ano passado sim, tivemos três animais positivos, na raça humana, no final do ano passado morreu um garoto. No que diz respeito a raiva, o último caso foi notificado a 5 anos atrás, foi numa ovelha, na localidade Cozinheira. Lembramos que quando uma pessoa é atacada por um cão, a primeira iniciativa é ir à torneira e lavar bem o local da mordida com água e sabão", finalizou Zé Francisco.
Além dos ataques dos animais, possíveis casos de raiva e leishmaniose nos cães chega a preocupar. O coordenador de combate às endemias junto a Fundação Nacional de Saúde-FUNASA José Francisco Sousa falou em entrevista ao Elesbão News/Painel Popular que no momento não há sequer suspeita em relação as duas doenças e deu dicas de prevenção.
 |
José Francisco Sousa, coordenador do setor de combate às endemias em Elesbão Veloso |
"Neste ano não tivemos nenhum caso de calazar notificado, no ano passado sim, tivemos três animais positivos, na raça humana, no final do ano passado morreu um garoto. No que diz respeito a raiva, o último caso foi notificado a 5 anos atrás, foi numa ovelha, na localidade Cozinheira. Lembramos que quando um pessoa é atacada por um cão, a primeira iniciativa é ir à torneira e lavar bem o local da mordida com água e sabão", finalizou Zé Francisco.
0 Comentários