Dona 'Francisca do Bumba' e sua filha Cilene Alves reclamam e criticam Secretaria de Saúde e STTR-EV; secretária Tindu e Cícero do Cabana explicam situações. Confira

Dona de casa Francisca Alves de Oliveira, a "Francisca do Bumba", 55 anos, moradora da Rua John Kennedy, bairro de Fátima, aqui em Elesbão Veloso procurou a reportagem do Painel Popular para relatar o que considera um sofrimento. Ouvida pela reportagem em sua residência no início da tarde do último sábado(26 de julho), dona Francisca informou que no dia 17 de junho passado, enquanto acompanhava o esposo, o ex-estivador e vigilante noturno Antonio Pereira da Silva, o 'Bumba', que realiza tratamento de saúde em Teresina, acidentalmente ela sofreu fratura em uma das pernas, instante em que descia de um dos carros da Secretaria de Saúde. "Na porta do São Marcos, quebrei minha perna em um carro da prefeitura, não sei dizer como foi, só sei que quando dei por mim estava no chão, fiquei internada 37 dias e tenho uma grande queixa, a secretária nunca ligou para saber se estava viva ou morta, para saber sobre minha situação", falou.

Acidentalmente, dona 'Francisca do Bumba' fraturou umas das pernas em 17/06/2014 em THE
Depois disso, a dona de casa ficou 37 dias internada no Hospital de Urgência de Teresina-HUT, onde foi submetida a 4 cirurgias, conta ela que enfrentou muitas dificuldades. "Sofri bastante", resumiu. Na entrevista, dona Francisca se emocionou ao falar da saúde do esposo. "O meu marido já está fraco, não sei se ele vai resistir, a maior vontade dele era ficar bom, e ele piorou depois que soube que eu também não estava bem", lembrou.

Dona Francisca também reivindicou sobre a falta de uma assistência previdenciária, nesse particular cobrou ação do Sindicato dos Trabalhadores(as) Rurais de Elesbão Veloso. "Tenho chorado e implorado para o meu marido arrumar pelo menos um auxílio doença, antes de quebrar minha perna deixou todos os papeis encaminhados, ele chegou a ir a Valença para conseguir essa auxílio-doença, mas até agora nada.", disse.

A filha de Dona Francisca do Bumba, Cilene Alves, 30 anos, também quis falar a nossa reportagem e mediante a tudo que tem passado os seus pais reclamou principalmente da Secretaria de Saúde, argumentando a falta de assistência.

Cilene Alves em entrevista ao Painel: reclamações contra a SMS.
O OUTRO LADO

Ouvida pela reportagem do  Painel Popular a secretária de saúde Maria Augusta Macedo, a Tindu esclarece sobre reclamações da dona de casa Francisca do Bumba e sua filha Cilene Alves. Ela disse que respeita as argumentações, contudo, garante que dentro das possibilidades a Secretaria Municipal de Saúde-SMS fez tudo que estava ao alcance.

"Não tiro as razões delas, mas gostaria de dizer que a Secretaria faz a sua parte. Nós trabalhamos com prevenção. Lamento o que aconteceu, o caso da dona Francisca foi um acidente que poderia ter acontecido com qualquer pessoa", disse Tindu, que também teceu comentário quanto o fato argumentado pela dona de casa em relação a falta de contato da secretária. "Ela mesma(dona Francisca) me ligou um dia, me pedindo uma cadeira de rodas, que precisava quando saísse do hospital, e eu disse que ajudava, eu disse a ela que quando precisasse podia me ligar.", lembrou.
Secretária de saúde Maria Augusta- Tindu diz que SMS fez o que pôde
Em relação as queixas de Cilene Alves relacionada o tratamento de saúde do seu pai Antônio Pereira da Silva, o Bumba, a secretária fez ponderações. "Ele realiza tratamento em Teresina a muito tempo, no início da doença, todos os exames foram agilizados pelo prefeito na UDI, foram feitos muitos exames na UDI, mas o tratamento dele foi encaminhado para o Hospital São Marcos, e lá não temos como interferir, eu sei que a pessoa fica desesperada em ver um ente-querido sofrendo e o tratamento lento; outro dia uma vizinha dela me ligou me falou um monte, dizendo que era culpa da secretaria e não é.", disse Tindu, lembrando que tem uma tia que está na fila de espera para iniciar um tratamento no Hospital São Marcos. "A gente vai continuar procurando ajudar, estamos a disposição, desejo melhoras para ela e o esposo e estamos prontos para atender na medida do possível", encerrou Tindu.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Elesbão Veloso-STTR_EV esteve ontem pela manhã no estúdio da Eldorado FM e gravou entrevista para o Painel Popular, explicando o que foi motivo de reclamação por parte de Dona "Francisca do Bumba", em relação a falta de auxílio-doença para o esposo dela, Seu Antônio Pereira, o Bumba. Na entrevista, Cícero do Cabana explicou que o ex-vigilanete noturno precisa do benefício e que houve um erro por parte do INSS ao interromper o pagamento que vinha sendo feito. Ele garante no entanto que não tem faltado esforço do Sindicato Rural de Elesbão Veloso para contornar a situação.
Cícero do Cabana, presidente do STTR-EV explica interrupção de pagamento de auxílio-doença a ex-estivador Bumba.
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu