O "Papo com Idosos", quadro do Programa Painel Popular/Fm Eldorado entrevistou no domingo (06 JULHO 2014) dona Eulália Ferreira da Silva, 90 anos, mãe da dona Januária Sousa, moradora da Rua Costa Alvarenga, na Piçarra. Nascida em dezembro de 1923 na localidade Gameleira, zona rural de Valença do Piauí, caçula de uma família de 22 filhos do casal, viúva do senhor Antônio Januário de Sousa com quem teve 18 filhos, destes- 7 já faleceram; cadeirante, deficiente visual e diabética dona Eulália se divide entre as cidades de Valença e Elesbão Veloso, onde desfruta da companhia e cuidados de suas filhas.
 |
Dona Eulália Ferreira, 90 anos |
Dona Eulália disse durante a entrevista que foi uma lavradora. "Trabalhei bastante na roça, puxando enxada, plantando e pegando legumes", falou dona Eulália, que ao ser indagada sobre saúde disse que já não se sentia tão bem. "Sou diabética e paralítica de uma lado do corpo, sofri um derrame há 10 anos, se não fosse isso estaria melhor, pois estava caminhando, tenho muita vontade de andar, mas não consigo, não posso caminhar, mas tenho vontade e quero continuar vivendo", falou dona Eulália, uma evangélica. "Sou crente desde 2004, antes acompanhava os cultos, tenho muita fé em Deus, tinha vontade de ler a bíblia, mas não enxergo.", disse.
 |
Prole: dona Eulália teve 18 filhos; 11 estão vivos |
Conversamos também com dona Januária, aposentada, 66 anos, a quinta filha do casal, rotulou a mãe como 'maravilha'. "O trabalho que a gente tem com ela é simplesmente colocar na cadeira de rodas para dá banho, é como cuidar de uma criança, ela estar aqui em casa há dois meses, esta é a segunda vez que ela fica aqui comigo", disse, dona Januária, viúva desde 1991, mãe de 11 filhos, destes seis estão vivos, nascida em Valença, chegou muito cedo a Elesbão Veloso, conta ela que foi durante o ano de 1949 na companhia dos pais. "A essa altura eu tinha apenas dois anos, eles ficaram aqui até 1964, depois retornaram", completou.
 |
Papo com Idosos: Dona Januária, 66 anos também falou ao Painel Popular |
Alguns dos filhos de dona Januária residem em São Paulo, onde ela já esteve em três oportunidades.
"Adorei São Paulo, mas eu não quero ir mais, pois não me considero capacitada para fazer viagem longa", falou a aposentada, que garante estar bem no que diz respeito a saúde, porém já passou por momentos difíceis. "Hoje eu sou operada de coração e safenada, apesar disso faço tudo, limpo casa, faço comida, lavo e passo roupas; sinto e quero viver ainda muitos anos, e Deus está no céu para me proteger.", concluiu dona Januária.
0 Comentários