Iniciada no dia 21 de junho com o Chamado Dia D, a campanha de vacinação antirráibica em Elesbão Veloso tem prosseguimento até meados deste mês de julho. Naquela oportunidade foram vacinados 292 animais ou 3% da população canina e felina na cidade.
No momento o que se observa é que o índice de procura aos postos para imunizar cães e gatos contra raiva ainda é baixa, conforme levantou o Elesbão News/Painel Popular. O coordenador do setor de combate às endemias no município participou recentemente do Eldorado News, na Fm Eldorado.
 |
Vacinadores ainda percorrerão a zona rural |
Na ocasião, José Francisco Sousa explicou entre outras coisas as alterações do modelo de atuação das equipes de vacinação. Ele disse que a proposta de montar postos de vacinação nos bairros não é da Secretaria Municipal de Saúde-SMS e sim do Ministério da Saúde-MS.
 |
Cachorro sendo vacinado no Dia D da campanha- 21 de junho 2014 |
"Essa iniciativa de vacinar os animais(cães e gatos) em postos não surgiu aqui em Elesbão, a decisão vem de Brasília, do Ministério da Saúde, portanto estamos apenas seguindo orientações, por isso quie não estamos mais vacinando de casa em casa", explicou Zé Francisco, acrescentando que isso já acontece em quase todos os municípios brasileiros.
Alheio a isso, muitos são os donos de animais que dizem que não vai levá-los para vacinação. O coordenador disse que encara com naturalidade a reação das pessoas diante das mudanças, porém discorda da postura daqueles que não querem imunizar os animais. "Gostaria de pedir a população para que fosse mais compreensiva porque na verdade quando a pessoa deixa de vacinar o seu cão ou gato ele está deixando de proteger o seu animal", falou Zé Francisco.
 |
José Francisco Sousa- coordenador do setor de combate às endemias. |
Importante lembrar que ao contrário da zona urbana, na zona rural os vacinadores percorrerão as residências para vacinar caninos e felinos. De acordo com José Francisco Sousa, o setor de Endemias tem como meta vacinar no mínimo 2.300 animais entre cães e gatos. Ele discorre sobre a importância da vacina. "A partir da vacina, eles ficam protegidos contra raiva, o dono de animal que pensa bem não deixa de dar vacina no animal. Quem não vacina fica no prejuízo porque ele além de não proteger o animal, põe em risco sua família e seus vizinhos, é importante vacinar.", concluiu José Francisco Sousa.
0 Comentários