Vacinação contra brucelose já acontece em Elesbão Veloso. Técnico da Adapi chama a atenção para importância da vacina.

Agência de Defesa Agropecuária do Piauí- ADAPI vem desenvolvendo desde o início desse mês uma campanha de vacinação contra a brucelose no estado e pretende reforçar o controle da doença, que se não for adotado as devidas precauções pode causar prejuízo ao produtor.
Vacina contra brucelose em Elesbão Veloso.

Nossa reportagem levantou que neste ano já foram notificados dois casos positivo da doença no Piauí. Conforme Cícero José Barreto, técnico da ADAPI de Elesbão Veloso, a vacina contra a brucelose é aplicada em fêmeas(bezerras) na faixa etária de 3 a 8 meses apenas uma vez na vida. Ele lembra que a vacina já se encontra disponível nas casas pecuárias existentes em Elesbão Veloso.

Em relação a vacinação, o técnico ressalta que apenas um profissional credenciado e treinado pode proceder com a imunização dos animais. Importante salientar que uma vez diagnosticada a doença o animal deve ser sacrificado. A brucelose é provocada por bactéria. A doença é transmitida ao homem por meio da ingestão de leite não pasteurizado e carne mal passada. Elesbão Veloso possui um rebanho estimado em 20 mil cabeças de gado.
Cícero Barreto, da Adapi de Elesbão Veloso.

Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu