A obra que trata sobre Elesbão Veloso será prefaciada pelo escritor e jornalista HERCULANO MORAES, esposo de Nilza deverá ficar pronta nos próximos dias, podendo ser lançada até o mês de outubro próximo por ocasião da abertura da Academia de Letras de Elesbão Veloso. "A obra trata sobre a mudança do povoado Coroatá para Elesbão Veloso, é uma suma história do município.", disse Herculano.
![]() |
Jura Leite: ideia da criação da Academia de Letras em E.Veloso. |
O mais recente trabalho literário do jornalista e escritor Herculano Moraes é direcionado a Assembleia Legislativa do Piaui- ALEPI. Publicado em 2011, o livro traça um histórico geral sobre o legislativo estadual. "Apesar de lançado em 2011, o material está atualizado. São mais de 300 fotos com deputados, inclusive o meu queridíssimo amigo Benoni é citado, afinal ele foi deputado estadual e suplente de senador e é uma referência de Elesbão Veloso.", lembrou.
CONHEÇA UM POUCO DA HISTÓRIA DE HERCULANO MORAES
Herculano Moraes da Silva Filho nasceu no dia 2 de maio de 1945, no município em São Raimundo Nonato, no sul do Piauí. Acadêmico, escritor, poeta, jornalista, analista literário, romancista e historiógrafo é um dos pioneiros no processo de interiorização e democratização da cultura, ao lado dos escritores e acadêmicos Carlos Magno de Almeida, Maria do Socorro de Carvalho, José Alves Fortes Filho, Bilé Carvalho, Reinaldo Barros Torres, Tomaz Gomes Campelo, Geraldo Majella Carvalho, Adrião José Neto, Antenor Rêgo Filho, José Luiz de Carvalho, José Bruno dos Santos, Luiz Gonzaga Brandão de Carvalho, Aerton Cândido Fernandes, entre outros talentos da inteligência do Piauí.
![]() |
Jornalista e escritor Herculano Moraes. |
O filho de São Raimundo Nonato foi também Chefe de Gabinete da Secretaria de Estado da Educação. No Governo Lucídio Portella foi nomeado Secretário de Estado da Comunicação. Ao lado de João Henrique de Almeida Sousa, Cacilda da Mata, Herdi Filho, Nerina Castelo Branco, Osvaldo Lemos, Francisco Chagas, foi um dos fundadores do CLIP, instituição literária que não prosperou, mas foi importante à época.
O autor de Visão Histórica da Nova Litaratura Piauiense é um dos fundadores da da Academia de Letras do Médio Parnaíba (com sede em Amarante/PI), atualmente uma das mais legítimas expressão da cultura do Piauí. Membro da Associação Nacional de Escritores (DF), da UBE-PI - União Brasileira de Escritores.
0 Comentários