Secretaria de Saúde de Elesbão Veloso ainda vacina adolescentes contra HPV. Getúlio Portela explica que contato sexual é a principal via de transmissão da doença. Saiba!

A primeira etapa da campanha de vacinação contra HPV aconteceu durante o primeiro semestre e, desde o inicio desse mês, conforme recomendado pelo Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde de Elesbão Veloso desenvolve a segunda etapa, voltada especialmente para meninas com idade entre 11 e 13 anos, 11 meses e 29 dias, preferencialmente que tenham tomado a primeira dose da vacina, importante principalmente à prevenção do câncer de colo do útero.

Um dos articuladores da campanha junto a SMS, o enfermeiro Getúlio Portela ressaltou em entrevista ao Painel que a primeira etapa da campanha estendida às escolas no município foi bastante exitosa, levando em consideração a parceria com a Secretaria de Educação.

"Naquela oportunidade conseguimos vacinar a maioria das jovens, e agora vivemos a expectativa de novamente lograrmos êxito, para tanto é preciso lembrar que as jovens que tomaram a primeira dose deverão tomar a segunda."

Assim como na primeira etapa, estrategicamente, equipes de vacinação deverão retornar às escolas para imunizar as adolescentes. Getúlio lembrou que caso não tenham tomado a primeira dose poderão se dirigir à sala de vacina do Hospital Estadual Norberto Moura-HENM e será vacinado, porém para efeito de calendário será constado como primeira dose.

Esta segunda etapa da campanha contra o HPV, lembra Getúlio é específica para quem tomou a primeira dose e ressaltou em relação sua importância. "Nós vamos ter a médio e longo prazo uma diminuição considerável e isso é o que o Ministério da Saúde espera e nós profissionais de saúde esperamos, a diminuição significativa do número de casos de câncer de colo de útero no Brasil", falou.

O enfermeiro lembrou que a doença vem acometendo muitas mulheres no país, haja vista que o HPV é muito comum e se dissemina com facilidade, principalmente porque na maioria dos casos não apresenta sintomas. "Ele pode ser assintomático e pode também apresentar sintomas, lembro que geralmente o contato sexual é a principal via de acesso ao vírus", concluiu o enfermeiro Getúlio Portela.

Vacina contra HPV em Elesbão Veloso. Imagem: Google

Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu