Morador da Rua 4 de Setembro, no Capitão Mundoco, o aposentado Zé Taveira, 71 anos(15/02/1943) é um daqueles ouvintes cadeira cativa do Painel Popular, o mais completo jornal do rádio na micorregião valenciana. Em uma Elesbão Veloso pequena, mas que por força dos afazeres e da correria no dia a dia, muitas pessoas sequer se cruzam, dependendo de onde moram, muitos sequer se conhece, afinal a vida a si da comunidade mudou bastante, se comparado a décadas atrás.
O aposentado se disse emocionado ao conhecer o apresentador do jornalístico, o radialista e professor José Loiola Neto. "Fico contente e satisfeito em você ter vindo aqui na minha casa fazer essa reportagem, estou feliz pela sua presença. Aqui em casa são dos rádios, quando um dá problema, tem outro na reserva, o Painel Popular é o meu preferido, através dele me mantenho bem informado"
Nascido na localidade Cabeça do Boi, zona rural de Francinópolis, um dos filhos do casal Joaquim José Taveira e Maria Taveira, Seu Zé Taveira se alto-definiu como um sofredor, um eterno militante do roçado, foi dali que sempre tirou o sustento familiar, porém, após se aposentar como lavrador se afastou da labuta no campo.
Seu Zé Taveira, morador do bairro Capitão Mundoco em Elesbão Veloso |
Casado com a prima, a senhora Balbina Maria dos Reis Taveira, também nascida em Cabeça do Boi, ele disse que a convivência, até hoje, é bastante sólida, houve por outro lado um declínio na prole. O casal tem apenas um filho o jovem José dos Reis Taveira, de 28 anos.
"Os outros partos deram problemas, Morreram três criancinhas, antes dele. Mas estamos satisfeitos, aceitamos tudo como Deus determinou, no mais, vivemos muito bem, nos conhecemos ainda crianças, erámos vizinhos, ele é mais jovem do que eu 12 anos", disse Zé Taveira, que ao falar de saúde disse que se tornou um adepto das caminhadas e ainda dá suas pedaladas em uma bicicleta.
Em relação aos cuidados com exames preventivos, conta ele que se preocupa com a próstata. "Eu já fiz o exame (da próstata) e nada constou de anormal"
Seu Zé Taveira também já teve uma vida itinerante e percorreu parte do Brasil, quando jovem. "Estive no Goiás, Maranhão, Pará, São Paulo, esses lugares eu conheci e trabalhei", encerrou o aposentado Zé Taveira.
0 Comentários