Fotos do velório do lavrador “Valdecir Grosso” em Elesbão Veloso.

Minutos após ter chegado de SP Maria Antonia observa pai no caixão

Foi sepultado por volta das 19h de ontem no cemitério da Lagoa de Fora, o corpo do lavrador e aposentado Santiago Oliveira da Silva, o Valdecir Grosso”. Morador da Rua Padre José Paulo do Rêgo, Capitão Mundoco, ele faleceu em acidente com moto no povoado Santo Antonio, zona rural de Água Branca no momento em que se dirigia para residência da sua mãe, dona Maria da Cruz na cidade de Lagoinha do Piauí.

A esposa, dona Graciosa o tempo todo se mostrou um tanto abatida, sendo preciso ser levado ao hospital durante a tarde, mas retornou e suas últimas palavras para o o marido com a voz um tanto cansada foi: “Valdecir, vá com Deus!”. Dois dos seus filhos- Edmilson Matos e Maria Antonia vieram de São Paulo onde estão residindo para dá o último adeus ao pai. VEJA FOTOS

Dona Graciosa falou a nossa reportagem: eu pedi para ele não ir

Edmilson consola sua mãe

Emocionada, dona Graciosa é amparada pelos filhos Maria Antonia e Edmilson

Momento difícil: família chora perda de Seu Valdecir Grosso

Maria Antônia parece não acreditar a perda do seu pai

Amigos e familiares no adeus a Seu Valdecir

Mãe do Seu Valdecir, dona Maria da Cruz, 84 anos, ela mora em Lagoinha do Piauí

Corpo de saída para o cemitério da Lagoa de Fora

Frente da residência no Capitão Mundoco foi tomada por multidão

Enterro do corpo aconteceu por volta das 19h de ontem.

Dirceu Soares defende união para Rua do Fio voltar a ser forte e pede que time retome harmonia com a imprensa local

Por José Loiola Neto

No final do ano passado, a Rua do Fio, uma das equipes de maior tradição no nosso futebol promoveu um jogo festivo de confraternização no estádio Nogueirão. As três partidas contaram com as presenças de jogadores que estão na ativa, outros que já deram de alguma forma sua colaboração pelo time que em 19 de outubro desse ano emplacará nada menos do que 40 anos de fundação.

O instante para rever amigos e recordar os bons tempos do futebol local valeu mais do que os resultados propriamente dito. Um dos atletas que esteve fazendo parte daquele instante festivo envergando a camiseta da Rua do Fio- DIRCEU SOARES, atualmente residindo em Bragança Paulista-SP sabe um punhado da história do time, principalmente relativo aos anos 1990 e começo do ano 2000, quando ele não apenas morava na sua Elesbão Veloso como transpirava o dia dia do time, incentivando a garotada da época, dirigindo equipes juvenis a beira do campo e atuando como jogador no time principal que tinha a frente o carismático MANELÃO.

Dirceu Soares fala a reportagem da Fm Eldorado- Portal Elesbão News

O fato é que o tempo passou e nos últimos anos, a Rua do Fio, na minha opinião perdeu sua referência e não faltam razões para justificar o declínio. As goleadas sofridas nas últimas copa cidade: 11×1 para o Cirino em 2009 e 19×0 para o Bairro de Fátima em 2012, além disso, a falta de identidade do time a partir do surgimento de novos e promissores atletas, sabendo que o bairro já foi um celeiro de craques, hoje busca noutras praças para formar sua equipe.

Para ter uma ideia de que as coisas não vão bem, no final do ano passado o time realizou uma campanha horrorosa no Torneio do Alto e terminou sem vencer um jogo sequer. Após esta partida no Nogueirão, realizada em 24 de dezembro último, Dirceu que é flamenguista nato falou gentilmente com a nossa reportagem e deu o seu posicionamento e expôs sua opinião relativo as últimas aparições da Rua do Fio nos torneios locais, sendo que na sua concepção apenas uma coesão envolvendo partes interessadas fará o time novamente forte, voltando ao patamar que merece. Confira os trechos principais da entrevista:
 
Inicialmente Dirceu Soares analisou o momento festivo, o instante da reunião entre atletas e ex-atletas da Rua do Fio.
_ Foi uma tarde prazerosa pra gente, marcando a história da Rua do Fio, revendo grandes amigos do passado. Tivemos hoje aqui Antonio Neto, Diri, várias pessoas Manelão retornando, pudemos lembrar o passado de sucesso que a Rua do Fio teve. Hoje já vive um momento de reestruturação e o que prevaleceu para esta confraternização acima de tudo é a amizade, tivemos aqui um jogo tranquilo. Só temos a agradecer a todos que estiveram presentes, foi muito gratificante, muito legal.
 
Elesbonense, amante do esporte, Dirceu também comentou o trabalho de Manelão num time vencedor e capaz de revelar jovens promessas no futebol local na metade de dos anos 1990.
_ O momento máximo nosso, o surgimento da Rua do Fio no cenário local foi com o Manelão, ele foi responsável por um grande trabalho e todas as conquistas da história mais recente do time foi com ele.

Dirceu Soares falou sobre atual momento da Rua do Fio e prometeu pensar quanto a possibilidade de apoiar time

Quando indagado se haviam pessoas não ‘falando a mesma língua’ na atualidade, dentro do grupo da Rua do Fio, Dirceu foi um tanto categórico.
_ Todo grupo que existem várias pessoas é difícil todos falarem a mesma língua, isso acontece até a nível profissional, mas é preciso haver o respeito acima de tudo, ter pçostura, cada um assumir o seu papel e definir da melhor forma possível sem atropelar o próximo, o companeiro do lado, acontecendo isso haverá a unificação, é dificil é, mas a Rua do Fio. Eu defendo a união.
 
Dirceu comenta a respeito das últimas exibições do time da Rua do Fio em torneios locais, quando na Copa Cidade 2012 perdeu por impressionantes 19×0, numa das maiores goleadas já vistas no futebol elesbonense.
_ Vi tudo com muita tristeza. Porque a gente não imagina sofrer goleadas tão humilhantes igual aquela, foi difícil suportar, teve muitas piadas, vocês mesmo da imprensa foram muito procurados, pedindo confirmação. Lamentável!
 
Sem fugir do assunto, Dirceu não se esquivou de comentar o mal estar envolvendo a Rua do Fio e a imprensa(leia repórter José Loiola Neto).
_ É importante a imprensa está do lado da Rua do Fio. Eu sei e a cidade inteira sabe a divergência que houve entre a Rua do Fio e a imprensa, mas a imprensa é importante e é quem faz a divulgação, nós que hoje vivemos longe, precisamos muito das informações repassadas na internet, é legal você ir lá e saber que lá tem uma postagem da nossa equipe, bom ou ruim tá lá sendo divulgada e isso é o que nós queremos, a presença da imprensa.
 
Ele concluiu respondendo se continuaria dando sua parcela de contribuição como dirigente da Rua do Fio.
_ Vamos ver porque eu também tenho meu ponto de vista e hoje, levando em conta a campanha do Alto, ela mostrou que houve retrocesso. Na Copa Cidade do ano passado, quando o time foi até as quartas de finais p resultado foi aceitável, perder para o Comercial não é nenhuma vergonha, é um time que vem crescendo em Elesbão Veloso, mas o resultado do Alto vai servir para repensar algumas coisas.

PERFIL: Seu Manelão, de lavrador a oficial de justiça, 37 anos de atuação no fórum de Elesbão Veloso e trabalho com 22 juízes. Luta árdua contra o fumo e leucemia. Confira

Manelão do Fórum: 77 anos, 37 como oficial de justiça

Manoel Martins Ribeiro ou simplesmente “Manelão do Fórum”, foi entrevistado do quadro Perfil/Fm Eldorado do último domingo, dia 25/1, oportunidade em que pudemos saber um pouco sobre sua vida, por sinal, cheia de afazeres, experiência e convivência.

Nascido em Cachoeira, zona rural de Pimenteiras-PI, tendo chegado a Elesbão Veloso, quando tinha apenas 9 anos de idade, Manelão hoje com 77 anos, casado há mais de 50 com dona acumula vivências no campo, como lavrador e tirador de leite.

Mas foi no fórum local como oficial de justiça que conheceu e se tornou conhecido por pessoas da cidade e por nada menos do que 22 magistrados em 37 anos de atuação. O lavrador também precisou lutar contra o fumo e álcool e enfrentou dois problemas de saúde, num deles, precisou ser submetido a dois anos de tratamento contra leucemia. Veja os principais tópicos da entrevista:
 

PERDA DOS PAIS AINDA MENINO
_ Lembro muito pouco dos meus pais, quando eles morreram era muito criança, quando milha mãe morreu eu tinha apenas seis anos; fui criado pelo seu Lauro Martins.
 
APELIDO
_ Eu por causa de outro companheiro, morávamos juntos na casa do Seu Lauro; eu era Manelin e ele Manelão, depois ele foi embora e acabei sendo chamado por Manelão.
 
LABUTA NO CAMPO
_ Fui lavrador, roceiro mesmo, tirador de leite, sempre gostei da roça, tanto que após trabalhar no fórum ia para a roça. Só não fiz uma coisa na vida: roubar.
 
OFICIAL DE JUSTIÇA
_ O velho que me criou, o Seu Lauro me ofereceu o serviço, perguntou se eu queria, disse que sim, só que com cinco anos que estava trabalhando tive que fazer um concurso, mas deu tudo certo.
 
ESTUDOS
_ Naquele tempo, quando você terminava o quarto ano estava completo e eu morava nas casas fazendo tudo: botando água, carregando lenha, mas o estudo naquela época era bem feito mesmo, apesar de ser apenas quatro anos, mas a gente terminava e sabia de tudo.
 
CASAMENTO
_ Estamos bem graças a Deus. Fiz um bom casamento, vivemos bem graças a Deus.
 
TEMPO DE SERVIÇO NO FÓRUM
_ Foram 37 anos batidos. Trabalhei com 22 juizes. Deles passavam cinco anos, outros quatro, outros apenas um ano…

FUMANTE NATO
_ Foram 40 anos. Achava bom, mas o resultado foi ingrato, comecei a fumar com apenas 12 anos, os pulmões ficaram estragados, fumava em média 20 cigarros por dia, bebia bastante.

LUTA CONTRA LEUCEMIA
_ Passei maus bocados, fiquei 38 dias internado em Teresina, depois encarei mais de dois anos de tratamento, mas estou bem graças a Deus

Dados do entrevistado
Nome: Manoel Martins Ribeiro
Nascimento: 14 de março de 1937 em Cachoeira, zona rural de Pimenteiras-PI
Pais: Antonio Martins Ribeiro e Josefa Xavier da Silva, ambos in memória.
Irmãos: 6
Esposa: Isabel
Filhos: 7
Música: brega. 
Time do coração: Flamengo

OBITUÁRIO: Falecimentos em Elesbão Veloso durante o mês de janeiro de 2015. Veja aqui

Dona Ambrosina faleceu aos 75 anos em decorrência de hepatite.

– Maria de Jesus de Sousa, a G, do lar, moradora da Rua Eduardo Moura Fé, bairro Cirino. Corpo sepultado no cemitério Sambaíba.

– Sebastiana Maria da Conceição, moradora do povoado Baixa dos Currais, zona rural de Elesbão Veloso.

– Amanda Ferreira da Silva, assentamento Baixa Fria. Corpo sepultado no cemitério Sambaíba.

– Germina Soares de Araújo, mãe do “Avelar da AP Variedades”. Em Lages II, zona rural de Regeneração-PI.

– Francisco Soares de Araújo, o “Chico Branco”, vaqueiro elesbonense; aos 67 anos, em Guará-SP.

– João dos Anjos da Silva, o “João Cabaço”, aos 43 anos, em São Paulo. Ele era filho do seu Manoel Viúva. Corpo enterrado em Baixa dos Currais.

– Maria do Rosário Neta, dona “Ambrosina”, aos 75 anos, vítima de hepatite, assentamento Baixa Grande, zona rural de Elesbão Veloso.

– Expedito Avelino de Lima, morador do bairro Caem São Paulo, aos 57 anos, vítima de insuficiência hepática. Corpo

– Valdecir Grosso, morador do bairro Capitão Mundoco, aos 67 anos, vítima de acidente com moto na zona rural de Água Branca.

TCE proíbe gastos de prefeituras com Carnaval, após pedido do MP do PI

Promotora Leida Diniz pede que prefeituras não façam carnaval em 2015.

Um pedido de medida cautelar, proferido pelo Ministério Público Estadual, foi acatado pelo Tribunal de Contas do Piauí (TCE-PI) na manhã de ontem. A ação versa sobre os gastos dos municípios piauienses com as festas carnavalescas, impedindo a liberação de recursos, tendo em vista que cerca de R$ 830 milhões seriam repassados para a Fundação Cultural do Piauí (Fundac) visando a concretização de eventos do tipo.

A ação se dá no momento em que o Estado busca equilibrar as finanças, voltando para a adoção de medidas administrativas que provoquem economia nos gastos, desse modo, a promotora Leida Diniz, titular da 35ª Promotoria de Justiça de Teresina, usou como base na sua recomendação os decretos emergenciais publicados pelo Governo do Estado no início de janeiro relatando a gravidade na situação das principais secretarias, entre elas as pastas da Saúde, de Educação e Cultura, de Administração, de Justiça, de Segurança Pública, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Agespisa.

O atraso nos salários e os casos de inadimplência herdados pela gestão atual também foram utilizados como arcabouço da análise. A medida cautelar baseou-se após verificação do Quadro de Detalhamento da Despesa da Fundac referente ao Orçamento de 2015 sobre a existência de algumas ações de governo que poderiam ser base para transferência de recursos com a finalidade de custear o Carnaval nos municípios do interior do Estado.

Com isso, a promotoria de Teresina pediu que o Tribunal de Contas do Estado fizesse uma recomendação ao presidente da Fundação, Francis Lopes, para que não liberasse verbas para festas do Carnaval, sob pena de multa.

Fonte: Meionorte

Torneio de Futebol da Localidade Tabuleiro Grande, zona rural de Elesbão Veloso. Resultados dos jogos- fase classificatória

Futebol amador em Elesbão Veloso- Foto: José Neto

25 de janeiro 2015
Real Madri 2 x 1 Piçarra
Gols: José(2); Daniel(PIÇ).
Cartão amarelo: Neguim(PIÇ)
Arbitragem: João Chapada e Sérgio Palhares
——————
Chapadinha 1 x 1 Baixa da Ponte
Gols: Antonio José(CHA); Nenem(BP)
Cartão amarelo: Emanuel(CHA); Bel e Parronca(BP)
Arbitragem: João Chapada e Sérgio Palhares

18 de janeiro de 2015
Piçarra 2 x 1 Lages II

Gols: Leonardo e Daniel(PIÇ); Yure(LAGES II)
Cartão amarelo: Weison, Jeferson e Leonardo(PIÇ); Rogério, Yure e Zé Erisvaldo(LAGES II)
Arbitragem: João Chapada e Sérgio Palhares
—————
Baixa da Ponte 1  x 0 Real Cirino
Gols: Jailson
Cartão amarelo: Bolô(BP); Nem, Furão, Célio e Dedé(RC)
Arbitragem: João Chapada e Sérgio Palhares

Principais detalhes colhidos por nosso colaborador Antonio Vieira de Abreu, o Carequinha.

CURTAS: Notícias rápidas de Elesbão Veloso 31 de janeiro 2015

Gente querida que gosto de montão: a cunhada Elisângela(no berço hoje) e meu irmão Cícero Loiola, Oh Bikinho!


NIVER´S
Meus parabéns a querida cunhada Elisângela Lopes, esposa do mano Cícero Loiola (Cícero Bikinho), aniversariante da data, ela também recebe as homenagens dos filhos Fabrício, Kennedy  e Maria Clara. Tudo de bom, senhora Bikinho!. Também festejando a vida hoje em Elesbão: Marinete Nogueira, Liracilda Carvalho, Yure Anderson e Joãozinho da Emiliana
 
GARANTIA SAFRA
Ontem, sexta-feira(30) foi o último dia para os produtores rurais cadastrados no programa Garantia Safra 2014/2015 em Elesbão Veloso apanharem os boletos na Secretar
 
ARREBENTOU
Mais uma vez a Banda Os Meninos de Barão esteve em Elesbão Veloso e fez o maior sucesso, ontem, em grande e sensasional festa no Clube O Môia numa promoção de Eita Nóis Produções de Adalberto Jr. Os garotos que tem uma legião de fãs em Elesbão cantaram até às 4h da manhã.
 
FERAS
Meus parabéns a alguns do feras elesbonense que conseguiram ingresso na universidade por meio do Prouni, graças a boa desenvoltura no último Enem. Abraços para Rayron Holanda(Medicina), Ismael e Zezinho Milito(odontologia) e Cebobilino Neto(engenharia civil)
 
VAI VOLTAR
Seu Brito da Padrão Engenharia ligou ontem para o repórter para dizer que estará de volta a Elesbão Veloso para complementar a obra da escola estadual localizada na Piçarra, paralisadas desde novembro passado.
 
PÉ DO MORRO- REFORÇOS
Direção do vice-campeão municipal confirma seus reforços para Copa Cidade 2015. Tales e Tárcio(Valença), Renato(Ipiranga) e Geone(Pimenteiras). Time estreia no próximo domingo, dia 8 de fevereiro, contra o Flamengo.

Flamengo joga contra o Macaé na estreia do Carioca 2015

Flamengo abre competição contra o Macaé

O Flamengo entra em campo as 19h30m deste sábado, na estreia da equipe do Carioca 2015. A partida será disputada no estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, o Moacyrzão. O Flamengo, é o maior vencedor do Estadual, levantando a taça 33 vezes, é também o atual campeão da competição.

A forma de disputa da competição é a mesma que foi utilizada no campeonato anterior. Onde os quatros primeiros colocados seguem para uma disputa de ida e volta pelas quartas de final. Aquele que ficar em primeiro entre os quatros, leva a Taça Guanabara e jogará por empates na semi-final e em uma eventual final da competição. O campeonato terá um total de 16 equipes participando em um total de rodadas.

Confrontos entre Flamengo e Macaé

Flamengo e Macaé se enfrentaram sete vezes na história e o Rubro-Negro jamais perdeu. Foram cinco vitórias e dois empates, com 16 gols marcados e apenas seis sofridos. Na quinta rodada do Carioca de 2014, o Mais Querido venceu por 5 a 2, com direito a quatro gols de Hernane.

Veja como comprar ingressos e assistir a partida ao vivo

A partida terá transmissão ao vivo no Sportv e pelo PFC e Premieri. Segundo informações da assessoria do Flamengo, em apenas dois dias foram vendidos 4.500 ingressos, onde 4 mil foram adquiridos por flamenguistas. O preço médio do ingressos está saindo por R$ 40,00, onde a meia sai por apenas R$ 20,00. A torcida do mais querido ficará sentados nos setores laranja e e verde do Moacyrzão. Lembrando que hoje, os ingressos serão vendidos apenas no estádio onde será disputada a partida.

As manchetes dos jornais deste sábado, 31 de janeiro de 2015

 

Capa O Estadão 31.01.2015


JORNAIS DO PIAUÍ
Meio Norte-Teresina
Grandes obras serão reiniciadas na capital
O Dia-THE
Disputa histórica na Alepi acirra ânimos de deputados
Diário do Povo do PI
Primo de Wellington preso com 180 mil vira assessor

JORNAIS DO NORDESTE
Tribuna do Norte- RN
Robinson suspende ajuda para carnaval no interior
Gazeta do Oeste- RN
Policial é ferido durante ação e um suspeito morto
Diário do Nordeste- CE
Estado iniciou vinte obras para refinaria descartada
O Povo- CE
Camilo: vamos “cobrar caro” por prejuízos que Petrobras causar
Jornal da Paraíba
Seca leva abastecimento de sete cidades ao colapso
Jornal do Commércio-PE
Gasolina até R$ 3,29
O Estado do Maranhão
Renovação da frota de ônibus fica na promessa
Correio da Bahia
O mapa do carnaval na nova orla da Barra 

JORNAIS DO BRASIL
O Globo-Rio
Contas do País tem rombo de R$ 32 bi
Extra-Rio
Estado corta R$ 144 milhões de universidades
Valor Econômico
Petrobrás cai 18% no mês e pressiona Bovespa a fechar no vermelho
Estado de Minas
Guerra nos condomínios
O Estado de S.Paulo
Petrobras é rebaixada e ações caem ao menor valor em dez anos
Folha de S.Paulo
Licitação de ônibus em SP inclui estatizar garagens
Correio Braziliense
Governo federal avalia medidas para reduzir consumo de energia
Estado de Minas
Guerra nos condomínios
Zero Hora-RS
Contas públicas fecham no vermelho