Ticker

6/recent/ticker-posts

Ad Code

Presidente da APPM Arinaldo Leal comenta situação da não realização de carnaval por prefeituras no PI; ele enfatiza também a respeito de Elesbão Veloso.


Presidente da APPM Arinaldo Lea falou à Eldorado Fm-Painel Popular
Um dos assuntos mais comentados nos últimos dias em Elesbão Veloso diz respeito a não realização do carnaval pela prefeitura. Por decisão do Ministério Público do Piauí acatada pelo Tribunal de Contas do Estado-TCE-PI a folia de momo com patrocínio da gestão municipal está proibida.

O Presidente da Associação Piauiense de Municípios- APPM, Arinaldo Leal em contato com a nossa reportagem disse que algumas cidades que tem carnavais tradicionais casos de Floriano, Barras, Água Branca, as quais já haviam tido a liberação de recursos para o evento iriam fazer uma justificativa, portanto, não vão cancelar o carnaval. Por outra parte, aquelas cidades onde ainda sequer existiam empenho, a ordem é que haja a suspensão de possíveis pré-contratos, como foi o caso de Elesbão Veloso.

Arinaldo Leal lembrou que uma vez reunido em sessão no último dia 29 de janeiro, o TCE-PI decidiu por unanimidade orientar os municípios a suspenderem as festas carnavalescas que estavam programadas para os próximos dias. Ele disse ter conversado com o prefeito Ronaldo Barbosa e o certificou sobre a decisão do tribunal e recomendou a suspensão da festa aqui na cidade por conta da decisão do Tribunal, em face de futuramente o município e próprio gestor podem ser prejudicados em caso de não atender a orientação.

_ A decisão por maioria no TCE-PI foi pela suspensão dessas festividades, exatamente nesses municípios que estão em estado de emergência e que ainda não havia tido a contratação do evento., falou Arinaldo.

Ele falou a respeito da situação de seca e estiagem que o estado atravessa pelo quarto ano consecutivo. Para Arinaldo, o quadro é desanimador e vem deixando muitas sequelas para os municípios, especialmente para o rebanho, já que houve uma diminuição em torno de 50% do rebanho e se este ano se concretizar mais um ano de seca, a situação irá ficar realmente insustentável.

_ É uma pena termos que enfrentar mais um ano de seca, mas temos que nos preparar para isso, procurar os órgãos superiores- governo federal e do estado para amenizar o mais rápido possível a situação calamitosa que se apresenta em razão da seca, completou Arinaldo.

De volta ao tema carnaval, o presidente da APPM não se esquivou em dá sua posição em relação ao comportamento dos jovens especialmente que alheio ao fato relacionado a decisões do MP-PI e TCE-PI querem de alguma forma se divertir, brincar o carnaval.

_ Baseado na decisão do TCE-PI, o gestor não pode fazer muita coisa, não pode ir contra o que foi decidido, até porque isso pode prejudicar seriamente o município e o próprio gestor, o que tem que ser feito é mostrar para o pessoal, os jovens que são os maiores simpatizantes de carnavais que não é um posicionamento pessoal do gestor e sim o posicionamento de um órgão de controle e que temos que ter obediência que é o Tribunal de Contas do Estado., encerrou o presidente da APPM, Arinaldo Leal.

Por: José Loiola Neto

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Responsive Advertisement