Celebridades brasileiras estão na lista com contas no HSBC da Suiça.

 A entidade firmou parceria com o jornal francês Le Monde para evitar o caso conhecido como Wikileaks. No, Brasil UOL e Globo fazem a apuração com excluvidade.
Nova lista divulgada apontam nomes de celebridades relacionadas a contas no HSBC da Suiça. Os nomes são ligados a música, TV, literatura e estão entre os 8.667 brasileiros relacionadas a contas numeradas. Os dados dos arquivos se referem a 2006 e 2007. No período algumas contas já estavam encerradas. Entre os artistas citados estão: Jô Soares, Cláudia Raia e Edson Celulari, além de Andrucha Waddington, Maitê Proença, Marília Pera, Hector Babenco e outros.
Apesar da investigação está acontecendo e uma CPI no Congresso está começando nesta terça, nem todas as contas são ilegais, é o que explica o professor de direito internacional da PUC, Fabrício Felamingo.

- Qualquer brasileiro pode ter uma conta no exterior desde que faça a declaração dessa conta nos seus bens, no Imposto de Renda, para Receita Federal na realidade. O motivo de você ter dinheiro lá fora pode ser tanto o envio de reais transformado em dólar, quando eventualmente você recebeu dinheiro lá fora, lembrou professor Felamingo.

Um dos responsáveis pela abertura da CPI do HSBC, Randolfo Rodrigues do Amapá considera importante investigar caso a caso. De acordo com ele, as medidas necessárias já foram adotadas.

- Estou entrando com requerimento para que a Receita Federal me comunique para saber se as 129 pessoas já citadas declararam a existência de contas no exterior não apenas no HSBC na Suiça, mas em qualquer outro banco, esse primeiro pedido é importante para evitar a quebra de sigilo, lembrou o senador amapaense.

Os arquivos da filial do HSBC em Genebra foram extraídos em 2008 por Ever Fontaine, que é técnico de informática em 2014 pelo Consórcio internacional de Jornalistas Investigativos, uma organização sem fins lucrativos com sede em Washington nos Estados Unidos. A entidade firmou parceria com o jornal francês Le Monde para evitar o caso conhecido como Wikileaks. No, Brasil UOL e Globo fazem a apuração com exclusividade.

Edição: José Loiola Neto
Reportagem: Norberto Moura
Reactions
Close Menu